A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Biométrico de Frequência “Por uma relação direta entre professor e aluno”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Biométrico de Frequência “Por uma relação direta entre professor e aluno”"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Biométrico de Frequência “Por uma relação direta entre professor e aluno”

2 Mensagem da Reitoria

3 Sistema Biométrico de Frequência às Aulas POR UMA RELAÇÃO DIRETA E PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSOR E ALUNO Prezado(a) Acadêmico(a) e Prezado(a) Docente: Saudações! 1-) Como é de conhecimento de todos, o tradicional sistema regulatório educacional brasileiro exige registro de frequências às aulas, inclusive no ensino superior, nesse caso, atitude praticamente inexistente na maioria dos países civilizados de nosso planeta. 2-) Tradicionalmente, o país projetou o controle e registro de frequências às aulas sob responsabilidades docentes, com processamento e validação junto a órgãos administrativos que não participam diretamente do processo pedagógico diário vivenciado entre professor-aluno (caso das secretarias acadêmicas, setores de protocolo etc.), gerando um complexo de infortúnios e demandas acerca da presença, dos atrasos, das ausências e demais situações de frequência dos alunos às aulas. 3-) Reconhecendo que, hoje em dia, há tecnologias que podem aperfeiçoar os registros da frequência às aulas (já que temos de atender obrigatoriamente a legislação educacional), o UniSEB adotou, após 1 ano e meio de estudos, a decisão de implementar um sistema biométrico de frequência, onde o registro e a validação serão decididos diretamente entre professor e aluno, sem interveniência de outros organismos administrativos externos às salas de aulas, e que não participam diretamente do ambiente pedagógico de aula. 4-) O sistema possui parametrização de tempo para os registros pessoais na biometria, acerca da validação de participação às aulas, mas caberá ao docente e ao aluno diretamente acordarem-se entre si, frente aos eventuais atrasos, ausências, trabalhos externos, justificações etc., na forma convencionada no regulamento do sistema biométrico, cujas explicações e detalhamentos encontram-se em texto anexo e sequencial à presente introdução.

4 5-) Queremos neste momento pedir especial e dedicada atenção aos docentes e alunos para que esta iniciativa pioneira possa se transcorrer com muita calma, serenidade, responsabilidade e, acima de tudo, com firme compromisso entre as partes. Evidentemente, como tudo que é novo, surgirão situações inespecíficas, imprevistas e de natureza operacional. Nada deixará de ser discutido e solucionado com bom senso e tranquilidade, em seus prazos e condições, SEM CAUSAR QUAISQUER PREJUÍZOS A ALUNOS E DOCENTES. 6-) Todas as críticas e sugestões serão absolutamente bem-vindas, imediatamente debatidas e estrategicamente validadas com retorno aos demandantes. Já estamos e continuaremos efetuando todo o treinamento necessário para implantação das novas ações. 7-) Portanto pedimos-lhes todo o especial apoio e a colaboração, para que, juntos, obtenhamos o melhor sucesso nessa nova empreitada, oxalá permitindo a todos um melhor ambiente de convivência pedagógica, e que, fundamentalmente, avançamos na edificação de maior autonomia acadêmica e aproximação entre professor e aluno. 8-) Por uma relação direta e pedagógica entre alunos e professores, eis o leitmotiv dessa pioneira iniciativa em nosso câmpus, com todos e os para todos. O sucesso depende de nós! Reitoria UniSEB

5 Objetivos Gerais Automatizar o controle de frequência dos alunos; Ampliar a relação discente/docente no registro de frequência; Informações on-line e atualizadas; Descentralização do lançamento de frequência; Minimizar reclamações.

6 Funcionamento Macro - Aluno Alunos passam o cartão na catraca para entrar na instituição. Alunos fazem a identificação biométrica no início da primeira aula. Alunos fazem a identificação biométrica no início da terceira aula. Alunos fazem a identificação biométrica ao final da quinta aula (manhã) ou quarta aula(noite). Alunos passam o cartão na catraca para deixar a instituição.

7 Funcionamento Macro - Docente A(o) docente ao entrar na sala de aula, faz o registro biométrico. O sistema identifica a aula registrada e compara com o registro de horários de aulas cadastrado. Em caso de substituição, o sistema identifica a divergência e será feita a devida migração dos registros. A(o) docente deve consultar a interface “docente on- line” → validação biométrica e confirmar ou rejeitar eventuais demandas dos estudantes, dentro do prazo de sete dias.

8 Processo de registro da frequência O sistema verifica se o horário da primeira identificação biométrica do aluno está dentro do limite permitido para a 1ª aula. – SIM: presença é atribuída na 1ª e 2ª aulas cadastradas para a turma do aluno. – NÃO: ausência é atribuída para o aluno na primeira e segunda aulas. Caso haja registro biométrico para a 2ª aula o sistema registra presença apenas na 2ª aula

9 Processo de registro da frequência Sistema verifica se o horário da segunda identificação biométrica do aluno está dentro do limite permitido para a 3ª aula. – SIM: presença é atribuída na 3ª, 4ª e 5ª aula (se houver) cadastradas para a turma do aluno. – NÃO: ausência é atribuída para o aluno na 3ª, 4ª e 5ª aula (se houver). Caso haja registro biométrico para a 4ª aula o sistema registra apenas presença na 4ª e 5ª aula (se houver). Caso haja registro biométrico para a 5ª aula o sistema registra apenas presença na 5ª aula (se houver).

10 Processo de registro da frequência Caso seja registrada saída do aluno pela catraca (sem retorno) – ANTES DO LIMITE DA 1ª AULA: o aluno fica com ausência na 1ª e na 2ª aulas. – ANTES DO LIMITE DA 2ª AULA: o aluno fica com ausência na 2ª aula. – ANTES DO LIMITE DA 3ª AULA: o aluno fica com ausência na 3ª, 4ª e 5ª aulas. – ANTES DO LIMITE DA 4ª AULA: o aluno fica com ausência na 4ª aula. – ANTES DO LIMITE DA 5ª AULA: o aluno fica com ausência na 5ª aula.

11 Processo de registro da frequência Caso sejam registradas inúmeras passagens na catraca ou biometria, apenas a primeira será considerada. Aluno NÃO deverá fazer identificações biométricas durante as aulas.

12 Processo de registro da frequência Os casos de abono de faltas e exercícios domiciliares, amparados pela legislação, deverão ser protocolados junto à Secretaria Acadêmica. (vide itens 2.7 e 2.8 do Guia Acadêmico 2012)

13 Sistema Aluno On-Line Interface para o aluno aceitar ou rejeitar o status de frequência. – Aluno poderá rejeitar status da frequência: Deverá justificar o pedido; Pedido será enviado ao professor; Um número de protocolo será gerado; Não é possível fazer duas rejeições para uma mesma aula. Aluno terá um tempo limite para realizar tal rejeição (7 dias); Professor deverá avaliar as solicitações dos alunos (7 dias); A resposta do professor ficará disponível ao aluno; Professor terá tempo limite para aceitar/rejeitar solicitação do aluno, caso não avalie a rejeição do aluno será confirmada.

14

15

16 Sistema Docente On-line

17

18 Com a confirmação da decisão e envio, a resposta será apresentada ao aluno

19 Sistema Docente On-Line Interface para o docente todas as solicitações dos alunos. – Docente deverá aceitar ou rejeitar as solicitações dos alunos; – As solicitações ficarão disponíveis por um período pré-determinado de tempo; – Após o período pré-determinado a solicitação será ACEITA automaticamente.

20 Terminais para Consulta Os docentes acessam o sistema “Docente on- line” de qualquer computador com acesso à internet. Preferencialmente deverão utilizar computadores pessoais ou os computadores disponíveis no UniSEB. Foram instalados estações de consulta, em vários pontos do campus, especialmente no início de cada bloco de sala de aulas. Eles servirão para facilitar o atendimento personalizado ao discente.

21 Considerações Todas as exceções serão tratadas por meio de requerimento; Todos os tempos serão configuráveis pela Secretaria Acadêmica.

22 Hardware Leitura 1-N: (2.000 usuários – Stand-alone e 10.000 rede) Histórico de todos os acessos ( Autorizado/Negado ). Suporta vários métodos de autenticação. Conexão TCP/IP: Comunicação com o software AccesManager. Relé para acionamento de fechadura eletromagnética. Suporta até 255 equipamentos na mesma rede. Monitoramento on-line de todos os ambientes da empresa. Interação com os usuários por alerta, bip e mensagem no di Dimensões: Comprimento: 20,5 cmsplay. Largura: 9 cm Espessura: 5 cm.


Carregar ppt "Sistema Biométrico de Frequência “Por uma relação direta entre professor e aluno”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google