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Administração Aplicada à Engenharia Civil

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Apresentação em tema: "Administração Aplicada à Engenharia Civil"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Aplicada à Engenharia Civil
Liderança

2 O que é liderança? CHIAVENATO (2007)

3 Motivação x resultado Um bom gestor precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas em direção ao resultado. Para isso é importante que o gestor tenha uma compreensão básica das necessidades humanas e dos meios pelas quais elas podem ser satisfeitas ou canalizadas. CHIAVENATO (2007)

4 Liderança É a influência interpessoal exercida em uma situação dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos. É um fenômeno social, é um tipo de influência. CHIAVENATO (2007)

5 Liderança Influência é uma força psicológica e envolve conceitos como poder e autoridade, abrangendo as maneiras pelas quais se introduzem mudanças no comportamento de pessoas ou grupos. O líder exerce influência sobre as pessoas, conduzindo suas percepções de objetivos em direção ao seus objetivos. CHIAVENATO (2007)

6 Tipos de influência CHIAVENATO (2007)

7 Liderança Envolve duas dimensões:
Capacidade de motivar as pessoas a fazerem o que precisa ser feito; Tendência dos seguidores de seguirem quem eles percebem como instrumentais para satisfazerem suas necessidades e objetivos pessoais. CHIAVENATO (2007)

8 Liderança É importante distinguir a liderança como capacidade pessoal (combinação de características que fazem da pessoa um líder) e a liderança como função (decorrente da distribuição da autoridade): o grau em que um indivíduo demonstra qualidades de liderança depende não somente de suas características pessoais, mas também das características da situação na qual se encontra. CHIAVENATO (2007)

9 Estilos de Liderança A abordagem dos estilos de liderança se refere ao que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar. CHIAVENATO (2007)

10 Estilos de Liderança – o estudo
White, Lippitt e Lewiin (1938) estudaram a liderança em termos de estilo de comportamento do líder, na relação com o subordinado. Estes autores consideram que existem três estilos de liderança: Autoritária Democrática Liberal CHIAVENATO (2007)

11 Estilos de Liderança – o estudo
O estudo foi feito com meninos de 10 anos que foram distribuídas em 4 grupos e que, de 6 em 6 semanas, eram submetidas a um estilo - um destes três estilos tem características próprias e provoca reacções diferentes no seio de um grupo. Os resultados dessa exeriencia mostraram que os meninos se comportaram da seguinte forma conforme o estímulo de liderança: CHIAVENATO (2007)

12 Liderança Autocrática
O líder fixa as directrizes, sem qualquer participação do grupo. O líder determina as providências e as técnicas para a execução da tarefa (o que fazer, como, quando, etc.) O líder é impositivo, determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho. CHIAVENATO (2007)

13 Liderança Autocrática
Comportamento do grupo: O grupo revela uma grande tensão, frustração, agressividade, ausência de espontaneidade e iniciativa. Não existe amizade, apenas trabalho e execução de tarefas; Os elementos do grupo não revelam qualquer satisfação em relação a tarefa, embora aparentemente gostem do que fazem; O trabalho de grupo só se desenvolve na presença física do líder. Quando este se ausenta, o grupo pouco produz e há uma tendência a se tornarem indisciplinados. CHIAVENATO (2007)

14 Liderança Liberal (Laissez-faire)
Os elementos do grupo têm liberdade completa para tomar decisões; A participação do líder é limitada, esclarecendo apenas quem pode fornecer informações ao grupo; É o grupo que decide sobre a divisão das tarefas e escolhe os companheiros sem a participação do líder; O líder não regula nem avalia o que se passa no grupo . O líder apenas faz alguns comentários irregulares sobre a actividade do grupo, quando questionado; CHIAVENATO (2007)

15 Liderança Liberal (Laissez-faire)
Comportamento do grupo: A produtividade do grupo não é satisfatória; As tarefas desenvolvem-se ao acaso com oscilações e ocorrem muitas discussões pessoais que resultam numa perda de tempo. Abordam mais os problemas pessoais do que os assuntos relativos ao trabalho; Verifica-se um certo individualismo e pouco respeito pelo líder. CHIAVENATO (2007)

16 Liderança Democrática
O Líder é atuante, consultivo e orientador; As directrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O líder é um apoio. É o grupo que decide sobre a divisão das tarefas e cada membro do grupo tem a liberdade para escolher o seu companheiro de trabalho; O líder é objetivo e quando critica e elogia limita-se aos fatos. CHIAVENATO (2007)

17 Liderança Democrática
Comportamento do grupo: Há o desenvolvimento da amizade e do bom relacionamento entre os membros do grupo; O líder e os subordinados desenvolvem comunicações espontâneas e cordiais; Desenvolve-se um ritmo de trabalho progressivo e seguro mesmo que o líder se ausente; Os elementos do grupo revelam um clima geral de satisfação. CHIAVENATO (2007)

18 Liderança - ênfase Estilo autocrático – ênfase no líder
Estilo democrático – ênfase no líder e no subordinado Estilo liberal – ênfase no subordinado CHIAVENATO (2007)

19 Qual é o estilo mais adequado?
Na vida prática, o líder utiliza os três estilos de liderança de acordo com a situação, pessoas e tarefa a ser executada. Ele manda cumprir ordens, bem como consulta os subordinados antes de tomar uma determinada decisão e sugere a algum subordinado realizar determinada tarefa. A principal problemática da liderança é saber quando aplicar cada estilo. CHIAVENATO (2007)

20 Os tipos de liderança - Likert
A tarefa é o mais importante Supervisão cerrada e detalhada Supervisão rígida e restritiva Liderança autocrática Ênfase nos resultados As pessoas são o mais importante Supervisão liberal e genérica Supervisão participativa Liderança democrática Ênfase na satisfação das pessoas CHIAVENATO (2007)

21 Líder servidor - Tratar as pessoas como ele gostaria de ser tratado. Saber identificar e satisfazer as necessidades legítimas de seus liderados e remover as barreiras ou dificuldades para que possam realizar plenamente seu trabalho de servir o cliente. CHIAVENATO (2007)

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