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EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO. 1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL SOBRE A COPESUL 1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL SOBRE A COPESUL 2.

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1 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO

2 1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL SOBRE A COPESUL 1 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A COPESUL SOBRE A COPESUL 2 - TRANSFORMAÇÃO 3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL

3 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO COPESUL NA AMÉRICA DO SUL r COPESUL NA AMÉRICA DO SUL CAMAÇARI PÓLO PETROQUÍMICO TRIUNFO - RS SÃO PAULO BAHIA BLANCA MERCOSUL PÓLOS PETROQUÍMICOS VENEZUELA

4 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO PORTO ALEGRE GUAÍBA TRIUNFO SÃO LEOPOLDO CHARQUEADAS CANOAS ESTEIO MONTENEGRO ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CANAL HIDROVIÁRIO CIDADES ÁREA DO COMPLEXO BÁSICO OLEODUTO REFAP/COPESUL ESTRADAS ÁREA INDUSTRIAL - 3 a GERAÇÃO

5 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ESTRUTURA DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA ESTRUTURA DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA REFINARIA PETRÓLEO PETROQUÍMICABÁSICA 2ª GERAÇÃO INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO PRODUTOS FINAIS AO CONSUMIDOR COPESUL NAFTA ETENO PROPENO BUTADIENO AROMÁTICOS POLIETILENOS POLIPROPILENO PVC SBR PRODUTOS PLÁSTICOS PNEUS AGROQUÍMICOS VESTUÁRIO TINTAS PAINÉIS MATÉRIAS-PRIMAS PÓLO PETROQUÍMICO DO SUL

6 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO PLANO DIRETOR - PÓLO PETROQUÍMICO DO SUL PLANO DIRETOR - PÓLO PETROQUÍMICO DO SUL ACESSO A MONTENEGRO TRIUNFO NOVA SANTA RITA DSM OPP POLIETILENOS Resíduos Sólidos Efluentes Líquidos PETROQUÍMICA TRIUNFO PETROFLEX OXITENO OPP PETROQUÍMICA IPIRANGA PETROQUÍMICA INNOVA* TERMINAL SANTA CLARA FERROVIA CEEE CANAL HIDROVIÁRIO DE ACESSO AO RIO JACUÍ RIO CAÍ (*) EM INSTALAÇÃO RIO JACUÍ FEPAM PARQUE COPESUL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SITEL SICECORS VIA DE CONTORNO WHITE MARTINS BR TABAÍ/CANOAS ACESSO A PORTO ALEGRE

7 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO 1. FATURAMENTO / EBIDTA FAT = 3741 milhões de reais EBIDTA = 508 milhões de Reais 2. MERCADO Participação no mercado nacional: 40% Vendas : 86% Mercado interno 14% Exportações FATURAMENTO, MERCADO E RECURSOS HUMANOS FATURAMENTO, MERCADO E RECURSOS HUMANOS 3. RECURSOS HUMANOS Número de colaboradores: 915 Formação: 9,72 % I Grau Completo 68,31% - II Grau Completo 21,97% - Superior Completo

8 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO MAIO PRIVATIZAÇÃO FASE 3 - REDIRECIONAMENTO PARA BUSCA DE DESEMPENHO CLASSE MUNDIAL (REENGENHARIA) MARÇO REENGENHARIA FEVEREIRO S.C.GESTÃO FASE 2 - PRODUTIVIDADE, CONFIABILIDADE, DESGARGALAMENTO DAS UNIDADES DEZEMBRO ESPECIFICAÇÃO DO ETENO FASE 1 - CONSOLIDAÇÃO DO III PÓLO PETROQUÍMICO JUNHO- FUNDAÇÃO DA EMPRESA95 96 DEZEMBRO ISO 9002 JULHO INÍCIO DA AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE FASE 4 - LIDERANÇA NA REGIÃO DE ATUAÇÃO COM DESEMPENHO E GESTÃO CLASSE MUNDIAL (SCG) MAIO PRÊMIO INLAC MÉXICO OUTUBRO PNQ 97 JANEIRO ISO JULHO DE 99 ESPECIFICAÇÃO DO ETENO - PLANTA 2 99 JANEIRO OHSAS 18001

9 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO 2 - TRANSFORMAÇÃO

10 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE ( ) AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE ( ) OS DIAGNÓSTICOS MOSTRAVAM A BOA EVOLUÇÃO DA COPESUL, PORÉM AS EMPRESAS LÍDERES EVOLUÍAM MAIS RÁPIDO, ACENTUANDO O GAP. OS DIAGNÓSTICOS MOSTRAVAM A BOA EVOLUÇÃO DA COPESUL, PORÉM AS EMPRESAS LÍDERES EVOLUÍAM MAIS RÁPIDO, ACENTUANDO O GAP. TEMPO SALTO EXPRESSIVO SALTO EXPRESSIVODESEMPENHO TRANSFORMAR A COPESUL NUMA EMPRESA DE CLASSE MUNDIAL TRANSFORMAR A COPESUL NUMA EMPRESA DE CLASSE MUNDIAL Melhores Práticas COPESUL GAP OBJETIVO

11 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO DIRECIONADORES PARA A MUDANÇA - REENGENHARIA DIRECIONADORES PARA A MUDANÇA - REENGENHARIA ã CLASSE MUNDIAL * * INCENTIVO AO APRENDIZADO CONTÍNUO * * FOCO NOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS AO NEGÓCIO DA EMPRESA * * FOCO NOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS AO NEGÓCIO DA EMPRESA * * ATENDIMENTO EQUILIBRADO DE ACIONISTAS, COLABORADORES, CLIENTES, FORNECEDORES E COMUNIDADE * * ATENDIMENTO EQUILIBRADO DE ACIONISTAS, COLABORADORES, CLIENTES, FORNECEDORES E COMUNIDADE * * VISÃO SISTÊMICA * * TRABALHO EM TIMES C/ COLABORADORES MULTIHABILITADOS E POLIVALENTES * * TRABALHO EM TIMES C/ COLABORADORES MULTIHABILITADOS E POLIVALENTES * * INFORMAÇÃO ÁGIL E COMPARTILHADA * * FOCO NO CLIENTE E MERCADO * * INCENTIVO AO ALTO DESEMPENHO NORTE

12 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO BASE DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO - PROCESSOS BASE DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO - PROCESSOS A REENGENHARIA ORGANIZACIONAL CONTEMPLOU MUDANÇAS NOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS AO NEGÓCIO COPESUL, DE MODO QUE A SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS É PROCESSOS EFICIENTES E EFICAZES SUPORTADOS POR RECURSOS E ORGANIZAÇÃO ADEQUADOS. OBTIDA PELA PRÁTICA DE

13 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO BASE DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO - CÍRCULO VIRTUOSO BASE DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO - CÍRCULO VIRTUOSO ATENDIMENTO EQUILIBRADO DAS PARTES INTERESSADAS ATENDIMENTO EQUILIBRADO DAS PARTES INTERESSADAS (*) (*) Comunidade e fornecedores são atendidos como decorrência PESSOAL MOTIVADO E DEDICADO PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE CLIENTE SATISFEITO MAIOR FIDELIDADE DE CLIENTES CRESCIMENTO E MELHORES RESULTADOS MAIORES INVESTIMENTOS INVESTIMENTOS EM R.H. EMPREGADO SATISFEITO ACIONISTA SATISFEITO (*)

14 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO MACRO VISÃO DO PROJETO DE REENGENHARIA PRINCÍPIOS DIRECIONADORES E OBJETIVOS ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO PARTES INTERESSADAS COPESUL X MELHORES PRÁTICAS FUNCIONAIS PROCESSOS DO NEGÓCIO FASES ETAPASETAPAS Diagnóstico 12/ /06 Diagnóstico 12/ /06 DESENHO DOS PROCESSOS ESCOLHIDOS (4) PRINCIPAIS PROBLEMAS E CAUSAS EQUIPES DE TRABALHO Desenho 28/ /08 Desenho 28/ /08 MODELO DE NEGÓCIO PREPARAÇÃO PARA O REDESENHO BENCHMARKING REDESENHO DOS PROCESSOS / BENEFÍCIOS RECURSOS E VIABILIZADORES Redesenho 09/ /10 Redesenho 09/ /10 PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO UNIDADES IMPLANTAÇÃO INFRAESTRUTURA PILOTO E DEMAIS PROJETOS/ MODELO ORGANIZACIONAL REDESENHO DEMAIS PROCESSOS Implantação 03/ Implantação 03/

15 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO r PROCESSOS FUNDAMENTAIS ã OITO PROCESSOS FORAM REDESENHADOS, ENGLOBANDO TODAS AS OPERAÇÕES DA EMPRESA 14 TODAS COMERCIALIZAÇÃO PRODUZIR PRODUTOS PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO GERENCIAMENTO DE ATIVOS DESENVOLVIMENTO DE R.H. PROCESSOSDEAPOIOPROCESSOSDEAPOIO PROCESSOSOPERACIONAISPROCESSOSOPERACIONAIS ATEND. ÀS REGULAMENTAÇÕES PARTESINTERESSADASPARTESINTERESSADAS ACIONISTA/CLIENTE GERENCIAMENTO DO NEGÓCIO PROCESSOS FUNDAMENTAIS COMUNICAÇÃO ACIONISTA/FORNECEDOR COLABORADOR TODAS

16 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO GARANTIR CONTINUIDADE OPERACIONAL DA EMPRESA GARANTIR CONTINUIDADE OPERACIONAL DA EMPRESA IMPLEMENTAR POR PROJETOS IMPLEMENTAR POR PROJETOS Unidade Piloto como efeito demonstração Unidade Piloto como efeito demonstração Demais Unidades Demais Unidades Projetos suportes Projetos suportes – Tecnologia de informação – Processo Recursos Humanos – Sistema de custos – Otimização da relação com os fornecedores – Programa COPESUL de qualidade e produtividade

17 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ä Gestão colegiada ä Ênfase no comportamento em relação ao perfil técnico ä Compartilhamento de decisões pelos colaboradores com participação efetiva ä Reduzidos os níveis hierarquicos de 8 para 3 ä Eliminação de controles e normas desnecessários ä Gerenciamento de recursos humanos é responsabilidade de todos ä Trabalho em times ä Maior agilidade IMPLANTAÇÃO - PRINCIPAIS MUDANÇAS

18 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO Compartilhamento generalizado de informações pela tecnologia de informação Clima psicológico com expectativa positiva Efetivo reduziu-se em 250 empregados Alterações de lay-out levaram ao fechamento de um prédio Redução de centros de custos de 550 para 46 IMPLANTAÇÃO - PRINCIPAIS MUDANÇAS

19 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ä Modernizar recursos humanos com legislação trabalhista defasada requer cuidados ä Prática do empowerment deve contar com sutileza nos limites ä Comunicação é sempre insuficiente ä As pessoas querem participação, mas não a responsabilidade inerente ä O equilíbrio da satisfação das partes interessadas tem a dicotomia da cultura imediatista ä É difícil o entendimento de que participação é deter-se o direito de ser considerado, não necessariamente aceito IMPLANTAÇÃO - LIÇÕES APRENDIDAS

20 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO Para a criatividade aparecer, basta propiciar espaço para as pessoas É fundamental monitorar o clima psicológico O pioneirismo traz o crescimento vertiginoso de demanda externa O modelo indutivo propicia controle ao processo de transformação Trabalhar em time é um processo de aprendizado, sendo importante o trato comportamental e sistêmico A consistência de propósito é crítica IMPLANTAÇÃO - LIÇÕES APRENDIDAS

21 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO r PROCESSO DE RH - NOVOS FATORES DO TRABALHO NA COPESUL ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO PAPEL DO PAPEL DO FATOR HUMANO PAPEL DO PAPEL DO FATOR HUMANO SISTEMA DE AVALIAÇÃO,COMPENSAÇÃO E CARREIRA SISTEMA DE AVALIAÇÃO,COMPENSAÇÃO E CARREIRA DESIGN DE TRABALHO TRABALHO PAPEL DOS EXECUTIVOS EXECUTIVOS PROCESSO DE DECISÕES PROCESSO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO

22 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ORGANIZAÇÃO ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO PLANO ESTRATÉGICO COMO DIRECIONADOR ESTRUTURA HORIZONTAL UNIDADES COMO CENTRO DE RESULTADOS TIMES CONDUZINDO PROCESSOS FACILITADOR COMO LÍDER NOS TIMES TIMES VIRTUAIS MULTIFUNCIONAIS ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO

23 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO PDESIGN DE TRABALHO TRABALHO EM TIMES FOCO NA POLIVALÊNCIA VISÃO SISTÊMICA PROCESSOS SIMPLIFICADOS ELIMINAÇÃO DE NORMAS E CONTROLES DESIGN DE TRABALHO DESIGN DE TRABALHO

24 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO PROCESSO DE DECISÕES PROCESSO DE DECISÕES PROCESSO DE DECISÕES AUTONOMIA DOS TIMES GESTÃO POR COMPROMISSO DESCENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES INFORMAÇÃO E PODER COMPARTILHADO GESTÃO DE RH DESCENTRALIZADA

25 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO PAPEL DOS EXECUTIVOS LÍDER EDUCADOR ESTRATEGISTA NEGOCIADOR AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO CATALISADOR DE RESULTADOS GESTÃO COLEGIADA PAPEL DOS EXECUTIVOS PAPEL DOS EXECUTIVOS

26 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO PAPEL DO FATOR HUMANO ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO EMPOWERMENT VALORIZAÇÃO DA PESSOA RECONHECIMENTO COMPROMISSO COM RESULTADOS PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA RESPONSABILIDADE PAPEL DO PAPEL DO FATOR HUMANO

27 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO, SISTEMA DE AVALIAÇÃO, COMPENSAÇÃO COMPENSAÇÃO E CARREIRA SISTEMA DE AVALIAÇÃO, COMPENSAÇÃO E CARREIRA ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES CARREIRA MULTIDISCIPLINAR PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS AVALIAÇÃO 360º MONITORAMENTO DE PERFORMANCE

28 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO ALTO DESEMPENHO DESEMPENHOALTO EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO ÊNFASE NO PERFIL COMPORTAMENTAL MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO ERRO PEDAGÓGICO INTERNALIZAÇÃO DA CULTURA, VISÃO, MISSÃO E VALORES APRENDIZADO

29 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO r ã CLASSE MUNDIAL É OBTIDA COM RECURSOS HUMANOS COMPROMETIDOS E SATISFEITOS CONDUZINDO PROCESSOS E ORGANIZAÇÃO EFICAZES. 15 TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO RECURSOS HUMANOS APRENDIZADO CONTÍNUO SISTEMAS DE RECONHECIMENTO BÔNUS POR RESULTADOS REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES POLIVALÊNCIA EMPOWERMENT POLÍTICA DE RH INTEGRADA COMUNICAÇÃO ALINHAMENTO COM A VISÃO/MISSÃO E VALORES LIDERANÇA COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO E SATISFAÇÃO BENCHMARK CONTÍNUO E QUALIDADE NA GESTÃO TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO RESPEITO À COMUNIDADE SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO ESTRUTURA ÁGIL PARCERIAS VISÃO CLIENTE / FORNECEDOR VISÃO DE PROCESSO E TRABALHO EM TIMES UNIDADES DE NEGÓCIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSOS E ORGANIZAÇÃO EFICAZES EMPRESA CLASSE MUNDIAL

30 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO

31 3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL 3 - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL DE GESTÃO À CLASSE MUNDIAL

32 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO REDESENHO - PROCESSO DE PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CENÁRIOS ANÁLISE SWOT ANÁLISE SWOT ANÁLISE COMPETITIVA ANÁLISE COMPETITIVA ANÁLISE MERCADO ANÁLISE MERCADO DIRETRIZES DOS ACIONISTAS DIRETRIZES DOS ACIONISTAS VISÃO MISSÃO / VALORES POLÍTICAS MISSÃO / VALORES POLÍTICAS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO PLANO OPERACIONAL PLANO OPERACIONAL MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS NEGOCIAÇÕES DE SERVIÇOS E CONTRATOS / PROJEÇÃO DE RESULTADOS NEGOCIAÇÕES DE SERVIÇOS E CONTRATOS / PROJEÇÃO DE RESULTADOS INPUTS VISÃO P.E. GESTÃO

33 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO CICLO PN EMPRESA PETROQUÍMICA LÍDER NA REGIÃO DE ATUAÇÃO, COM DESEMPENHO DE CLASSE MUNDIAL. FORNECER COMPETITIVAMENTE PRODUTOS PETROQUÍMICOS BÁSICOS E INTERMEDIÁRIOS, UTILIDADES E SERVIÇOS, COM RENTABILIDADE ADEQUADA PARA ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO E A PERPETUIDADE DO NEGÓCIO. VISÃO MISSÃO

34 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO VALORES Quanto a colaboradores: desenvolvimento; trabalho em times; abertura para participação; transparência; criatividade e capacidade de aprender; disposição para mudanças; espírito empreendedor; saúde; segurança no trabalho; confiança em si, nos outros e na organização. dar preferência aos efeitos de longo prazo sobre os de curto prazo; comprometimento; preservação do patrimônio; atualização tecnológica. Quanto a resultados: Quanto à comunidade: ética e responsabilidade; preservação do meio ambiente; preservação da imagem da empresa; respeito. Quanto a clientes: orientada para o cliente; fornecedor confiável.

35 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO O SISTEMA COPESUL DE GESTÃO NO CICLO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DECISÕES O SISTEMA COPESUL DE GESTÃO NO CICLO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DECISÕES w SISTEMA COPESUL DE GESTÃO: - IDENTIDADE COPESUL w PNQ: - AFERIDOR DO GRAU DE EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO w SISTEMATIZAÇÃO DE MELHORIAS, ATRAVÉS DOS CICLOS ANUAIS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DESEMPENHO DESEMPENHO CLASSE MUNDIAL (DEZ 97) REENGENHARIA SISTEMA COPESUL DE GESTÃO ( melhoria contínua )

36 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO % ATENDIMENTO% ATENDIMENTO r EVOLUÇÃO NO PNQ - % ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS LIDERANÇA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLIENTE / MERCADO INFORM. / ANÁLISE GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PROCESSOS RESULTADOS

37 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO AVALIAÇÃO POR EXAMINADORES EXTERNOS Exemplaridade Adequação Maturidade Refinamento PNQ 97 PNQ LIDERANÇA 2-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3-FOCO NO CLIENTE/MERCADO 4-INFORMAÇÃO E ANÁLISE 5-GESTÃO DAS PESSOAS 6-GESTÃO DE PROCESSOS % O SCG EVOLUIU DE 67% DE ATENDIMENTO PARA 72%

38 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO SISTEMA DE MELHORIA INTEGRADO - COMPONENTES SISTEMA DE MELHORIA INTEGRADO - COMPONENTES Os processos fundamentais são interfuncionais com foco em resultados perseguidos no nível funcional de cada unidade resultados perseguidos no nível funcional de cada unidade INDICADORES DE DESEMPENHO FUNCIONAIS UNID. A UNID. B UNID. C UNID. N UNIDADES DE NEGÓCIO INDICADORES DA ADMINISTRAÇÃO INDICADORES DO PROCESSO RESULTADOS DOS PROCESSOS RPPs RPPS - RESPONSÁVEIS PELOS PROCESSOS PROCESSOS FUNDAMENTAIS 1

39 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO r NOSSOS RESULTADOS MOSTRAM A EFETIVIDADE DAS MUDANÇAS LUCRATIVIDADEPRODUTIVIDADE OPERACIONAL SATISFAÇÃO DAS PESSOASSATISFAÇÃO DO CLIENTE

40 EVOLUÇÃO DO SISTEMA COPESUL DE GESTÃO COM LIDERANÇAS E PESSOAS CAPAZES E MOTIVADAS, COM LIDERANÇAS E PESSOAS CAPAZES E MOTIVADAS, A CONQUISTA DA EXCELÊNCIA É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO. A CONQUISTA DA EXCELÊNCIA É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO. COPESUL


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