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Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro - 2011 Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI.

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1 Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro - 2011 Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011 VIII Workshop EGC

2 Em 1969 – criada a ECT – início de investimento na formação de pessoal especializado e na melhoria da qualidade operacional. Década de 70 – criados órgãos para T&D: Centros de Treinamento; Parceria com a PUC Rio; Escola Superior de Administração Postal, e Departamento de Recursos Humanos. Nos anos seguintes, aumentou-se o percentual da receita operacional destinada às atividades de treinamento ampliando o público-alvo. Em 2002 – criada a Universidade Corporativa dos Correios - UNICO. A partir de 2002 – passou a atuar na busca contínua da construção do conhecimento organizacional com base em competências alinhadas às estratégias corporativas, visando toda a cadeia de valor. Em 2009: passou a se chamar UniCorrreios.

3 Alguns Dados: Objetos distribuídos/dia 35 milhões Objetos distribuídos em 2010 8,85 bilhões Unidades operacionais (tratamento, distribuição e logística) 9.987 Frota (motocicletas, veículos leves e pesados) 17.057 Linhas da rede postal aérea noturna 14 Receita total em 2010 R$ 13,32 bilhões

4 Dados de Megaoperações : Distribuição de livros didáticos – Operação FNDE 2010 Unidades de livros distribuídos 135.652.430 Número de títulos 1.846 Encomendas postadas 16.495.453 Operação ENEM 2010 Total de alunos inscritos 4,6 milhões Locais de entrega (locais de prova) 10.000

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7 O PÚBLICO : CargoQuantidade% Atendente24.90622% Carteiro56.38651% Operador de Triagem e Transbordo 13.20312% Outros cargos 17.07515% Total 111.570 100% Fonte: Informativo RH Out. 2011

8 12 % 16 % 5 % 16 % 51 % Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte Capacitar cerca de 111 mil empregados

9 Fonte: Informativo RH Out. 2011

10 Fonte: Informativo RH jan. 2011

11 Fonte: Informativo RH Out. 2011

12 Planejamento e Desenvolvimento Educação Serviços de Saúde Serviços de Gestão de Pessoas Serviços de Gestão de Pessoas DEPGEDEPGEUniCorreiosUniCorreiosDESENDESEN CESAU Central de Serviços de SaúdeCESAU VIGEPVIGEP SUPEXSUPEX CIEM - Comissão de Informação ao Empregado CIEM - Comissão de Informação ao Empregado Departamento de Planejamento de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas Universidade Corporativa dos Correios DERETDERET CEGEP Central de Serviços de Gestão de PessoasCEGEP DESAPDESAP Departamento da Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva Departamento de Relações do Trabalho

13 Chefe UniCorreios GPGEGCTOGEDEGESE GEAD CECOR SPM, RJ, RS, MG e PE GECOR SPI, BA, PR GEREC (*) Seção RH RR, ACR, AP e TO CAD (*) (*) SC, CE, GO, BSB, SE, RN, PI, PB, RO, MT, AM, AL, PA, MS, MA, ES CECOR – Centro de Educação Corporativa GECOR – Gerencia de Educação Corporativa GEREC – Gerencia de Recursos Humanos ACAC Efetivo UniCorreios 79 Efetivo Regional 379

14 CECOR – Centro Educação Corporativa Unidade de Educação Legenda UniCorreios

15 DIRETRIZES: - Alinhamento com políticas e diretrizes do MEC e com Plano Estratégico da ECT; - Alcance em todo território Nacional. - Formação Inicial dos novos empregados (concurso público) e capacitação permanente de todo o quadro de pessoal. - Formação de qualidade, articulada com as necessidades da ECT, inovadora, empreendedora e de liderança. MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

16 REFERÊNCIA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Organização da educação Formal (Fonte: MEC) MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

17 Modelo de capacitação baseado na Organização da Oferta: Curso/ProgramaModalidadeForma de ofertaOperacionalização Eventos de formaçãoPresencial e EaD - Evento externo - Evento interno - FIPE - programação anual Formação inicial e continuada Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - FIPE - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - programação anual Educação profissional técnica de nível médio Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular GraduaçãoPresencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Pós-graduação Presencial e EaD- Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Educação de Jovens e Adultos Presencial e EaD- Curso externo - Curso em parceria - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

18 AREAS CONCENTRADAS Desenvolvimento/Atendimento por áreas de conhecimento: MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO VICE-PRESIDENCIAS 1 Operação (VIOPE) 2 Gestão pessoas (VIGEP) 3 Financeiro (VIEFI) 4 Jurídico (VIJUR) 5 Administração (VIPAD) 6 Negócios (VINEG) 7 Relações (atend. e vendas) (VIREL) 8 Infraestrutura (VITEC) LINHAS DE NEGÓCIOS 1 Internacional 2 Logística 3 Comunicação 4 Financeiro 5 Serviço Público 5TIC, Engenharia e Infra-estrutura. 6Gestão de Pessoas, Saúde, Ambiente, Segurança do Trabalho. 7Formação Docente, Comunicação e Idiomas e Cultura Empresarial. 1 Operações 2 Atendimento e Vendas 3 Gestão Empresarial 4 Administrativo e financeiro

19 Gestão do Conhecimento: (...) como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores públicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informações e conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para a inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo. Comitê Executivo do Governo Eletrônico/2004 CONCEITUANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO

20 Práticas Típicas: EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO Educação Corporativa Treinamentos Presenciais - Treinamentos a Distância - Visitas a Empresas - Seminários e Grupos de Debate - Progr. de Disseminação Estratégica - Prog. Disseminação da Cultura Emp. - Prog. de Autodesenvolvimento - Prog. de Formação em Nível Superior - Prog. de Especialização Profissional - Gestão do Conhecimento - Comunidades de Prática - Benchmarking, Melhores práticas - Grupos de Melhoria Continua - Sistemas de Inteligência Competitiva - Paginas Amarelas - Sistemas de Gestão de Documentos - Coaching e mentoting - Fóruns Eletrônicos de discussão - Aportes Externos (consultorias, fornenedores, clientes, aquisições etc) Fonte: Eboli (2004) e Kuniyoshi e Santos (2004)

21 COPTEC -Comunidades de prática dos Correios. Troca de conhecimento entre pessoas de todas as DRs e Vice-Presidências. Sala do Educador -Material online, disponível a instrutores em todo o país. EAD -Para viabilizar educação para o grande numero de empregados dos Correios em todo o país. TLT – Treinamento em Local de Trabalho - Instruções rápidas, porém vitais. O próprio gestor se torna o instrutor de sua equipe.

22 Biblioteca – facilitando o acesso ao saber -Sistemática de Empréstimos via malote interno, alcançando até comunidades ribeirinhas. -Recurso DSI – disseminação seletiva da informação. Participações em eventos -Oportuniza o aprender a aprender e a troca de conhecimentos. Proteção do conhecimento -Divulgação de informações da empresa em trabalhos acadêmicos requerem autorização de níveis decisórios de Chefes de Departamento ou Gerentes Regionais.

23 Portal do Conhecimento -Ambiente integrado de colaboração corporativa. -Construção e acesso ao conhecimento organizacional. Blog do Especialista -Profissionais reconhecidamente detentores de conhecimentos especializados poderão ter blogs no interior do Portal do Conhecimento, para divulgar conceitos importantes sobre sua área de conhecimento e manter os empregados da ECT atualizados. Webnars -Webconferência - uma pessoa fala e as demais assistem. Participantes podem conversar entre si (chat) ou enviar perguntas ao palestrante. Storytelling -Manutenção da memória organizacional, gestão das mudanças e outros processos pelo uso nas narrativas de histórias.

24 Estratégicas de Educação Corporativa: 1- Implementação de Cursos Profissionais e Tecnológicos em todos os níveis e modalidades; Níveis: -Formação Inicial e Continuada; - Técnicos de Nível Médio; - Graduação Tecnológica e Bacharelado; - Pós-Graduação (especialização, mestrado profissional, doutorado) 2 – Ampliação do programa de Bolsas de Estudo nos três eixos; 3 – Auxilio no Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação para: 3.1 – P&I para novos produtos e negócios 3.2 – P&I para Processos (Qualidade e eficácia no Trabalho) ONDE QUEREMOS CHEGAR...

25 4 -Atuar com EAD em todos níveis de ensino; 5 - Ser uma instituição Certificadora (graduação); Credenciar a UniCorreios ao MEC: - Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com foco em Administração Postal ; Resultado: - Ter o título de Faculdade ; - Primeiro oferta presencial, depois EaD; - Racionalização do Recursos; - Certificação pela UniCorreios; - A experiência permitirá a oferta regular de outros cursos de Graduação pela UniCorreios, Presencial e a Distância. ONDE QUEREMOS CHEGAR...

26 6 – Implantar o Modelo de Gestão do Conhecimento nos Correios: - Alinhamento estratégico; - Proposta concluída por grupo de trabalho; - Projeto piloto focado em educação corporativa. ONDE QUEREMOS CHEGAR...

27 DESAFIOS: Práticas a serem implantadas: - Banco de Competências Organizacionais - Mapeamento do Conhecimento; - Memória Organizacional; -Gestão do conhecimento individual e coletivo. GESTÃO DO CONHECIMENTO

28 PARA REFLETIR: Como promover a retenção do conhecimento para gerir a sua construção ? Como transformar o conhecimento em novos produtos e serviços? Como socializar o saber aplicado? Como compartilhar o conhecimento gerando inovação? Como captar, utilizar e reutilizar o conhecimento? GESTÃO DO CONHECIMENTO

29 Conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. Peter Drucker Obrigada! Consuelo Aparecida Sielski Santos consueloaparecida@correios.com.br


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