A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro - 2011 Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro - 2011 Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI."— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011 VIII Workshop EGC

2 Em 1969 – criada a ECT – início de investimento na formação de pessoal especializado e na melhoria da qualidade operacional. Década de 70 – criados órgãos para T&D: Centros de Treinamento; Parceria com a PUC Rio; Escola Superior de Administração Postal, e Departamento de Recursos Humanos. Nos anos seguintes, aumentou-se o percentual da receita operacional destinada às atividades de treinamento ampliando o público-alvo. Em 2002 – criada a Universidade Corporativa dos Correios - UNICO. A partir de 2002 – passou a atuar na busca contínua da construção do conhecimento organizacional com base em competências alinhadas às estratégias corporativas, visando toda a cadeia de valor. Em 2009: passou a se chamar UniCorrreios.

3 Alguns Dados: Objetos distribuídos/dia 35 milhões Objetos distribuídos em ,85 bilhões Unidades operacionais (tratamento, distribuição e logística) Frota (motocicletas, veículos leves e pesados) Linhas da rede postal aérea noturna 14 Receita total em 2010 R$ 13,32 bilhões

4 Dados de Megaoperações : Distribuição de livros didáticos – Operação FNDE 2010 Unidades de livros distribuídos Número de títulos Encomendas postadas Operação ENEM 2010 Total de alunos inscritos 4,6 milhões Locais de entrega (locais de prova)

5

6

7 O PÚBLICO : CargoQuantidade% Atendente % Carteiro % Operador de Triagem e Transbordo % Outros cargos % Total % Fonte: Informativo RH Out. 2011

8 12 % 16 % 5 % 16 % 51 % Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte Capacitar cerca de 111 mil empregados

9 Fonte: Informativo RH Out. 2011

10 Fonte: Informativo RH jan. 2011

11 Fonte: Informativo RH Out. 2011

12 Planejamento e Desenvolvimento Educação Serviços de Saúde Serviços de Gestão de Pessoas Serviços de Gestão de Pessoas DEPGEDEPGEUniCorreiosUniCorreiosDESENDESEN CESAU Central de Serviços de SaúdeCESAU VIGEPVIGEP SUPEXSUPEX CIEM - Comissão de Informação ao Empregado CIEM - Comissão de Informação ao Empregado Departamento de Planejamento de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas Universidade Corporativa dos Correios DERETDERET CEGEP Central de Serviços de Gestão de PessoasCEGEP DESAPDESAP Departamento da Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva Departamento de Relações do Trabalho

13 Chefe UniCorreios GPGEGCTOGEDEGESE GEAD CECOR SPM, RJ, RS, MG e PE GECOR SPI, BA, PR GEREC (*) Seção RH RR, ACR, AP e TO CAD (*) (*) SC, CE, GO, BSB, SE, RN, PI, PB, RO, MT, AM, AL, PA, MS, MA, ES CECOR – Centro de Educação Corporativa GECOR – Gerencia de Educação Corporativa GEREC – Gerencia de Recursos Humanos ACAC Efetivo UniCorreios 79 Efetivo Regional 379

14 CECOR – Centro Educação Corporativa Unidade de Educação Legenda UniCorreios

15 DIRETRIZES: - Alinhamento com políticas e diretrizes do MEC e com Plano Estratégico da ECT; - Alcance em todo território Nacional. - Formação Inicial dos novos empregados (concurso público) e capacitação permanente de todo o quadro de pessoal. - Formação de qualidade, articulada com as necessidades da ECT, inovadora, empreendedora e de liderança. MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

16 REFERÊNCIA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Organização da educação Formal (Fonte: MEC) MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

17 Modelo de capacitação baseado na Organização da Oferta: Curso/ProgramaModalidadeForma de ofertaOperacionalização Eventos de formaçãoPresencial e EaD - Evento externo - Evento interno - FIPE - programação anual Formação inicial e continuada Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - FIPE - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - programação anual Educação profissional técnica de nível médio Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular GraduaçãoPresencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Pós-graduação Presencial e EaD- Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Educação de Jovens e Adultos Presencial e EaD- Curso externo - Curso em parceria - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

18 AREAS CONCENTRADAS Desenvolvimento/Atendimento por áreas de conhecimento: MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO VICE-PRESIDENCIAS 1 Operação (VIOPE) 2 Gestão pessoas (VIGEP) 3 Financeiro (VIEFI) 4 Jurídico (VIJUR) 5 Administração (VIPAD) 6 Negócios (VINEG) 7 Relações (atend. e vendas) (VIREL) 8 Infraestrutura (VITEC) LINHAS DE NEGÓCIOS 1 Internacional 2 Logística 3 Comunicação 4 Financeiro 5 Serviço Público 5TIC, Engenharia e Infra-estrutura. 6Gestão de Pessoas, Saúde, Ambiente, Segurança do Trabalho. 7Formação Docente, Comunicação e Idiomas e Cultura Empresarial. 1 Operações 2 Atendimento e Vendas 3 Gestão Empresarial 4 Administrativo e financeiro

19 Gestão do Conhecimento: (...) como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores públicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informações e conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para a inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo. Comitê Executivo do Governo Eletrônico/2004 CONCEITUANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO

20 Práticas Típicas: EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO Educação Corporativa Treinamentos Presenciais - Treinamentos a Distância - Visitas a Empresas - Seminários e Grupos de Debate - Progr. de Disseminação Estratégica - Prog. Disseminação da Cultura Emp. - Prog. de Autodesenvolvimento - Prog. de Formação em Nível Superior - Prog. de Especialização Profissional - Gestão do Conhecimento - Comunidades de Prática - Benchmarking, Melhores práticas - Grupos de Melhoria Continua - Sistemas de Inteligência Competitiva - Paginas Amarelas - Sistemas de Gestão de Documentos - Coaching e mentoting - Fóruns Eletrônicos de discussão - Aportes Externos (consultorias, fornenedores, clientes, aquisições etc) Fonte: Eboli (2004) e Kuniyoshi e Santos (2004)

21 COPTEC -Comunidades de prática dos Correios. Troca de conhecimento entre pessoas de todas as DRs e Vice-Presidências. Sala do Educador -Material online, disponível a instrutores em todo o país. EAD -Para viabilizar educação para o grande numero de empregados dos Correios em todo o país. TLT – Treinamento em Local de Trabalho - Instruções rápidas, porém vitais. O próprio gestor se torna o instrutor de sua equipe.

22 Biblioteca – facilitando o acesso ao saber -Sistemática de Empréstimos via malote interno, alcançando até comunidades ribeirinhas. -Recurso DSI – disseminação seletiva da informação. Participações em eventos -Oportuniza o aprender a aprender e a troca de conhecimentos. Proteção do conhecimento -Divulgação de informações da empresa em trabalhos acadêmicos requerem autorização de níveis decisórios de Chefes de Departamento ou Gerentes Regionais.

23 Portal do Conhecimento -Ambiente integrado de colaboração corporativa. -Construção e acesso ao conhecimento organizacional. Blog do Especialista -Profissionais reconhecidamente detentores de conhecimentos especializados poderão ter blogs no interior do Portal do Conhecimento, para divulgar conceitos importantes sobre sua área de conhecimento e manter os empregados da ECT atualizados. Webnars -Webconferência - uma pessoa fala e as demais assistem. Participantes podem conversar entre si (chat) ou enviar perguntas ao palestrante. Storytelling -Manutenção da memória organizacional, gestão das mudanças e outros processos pelo uso nas narrativas de histórias.

24 Estratégicas de Educação Corporativa: 1- Implementação de Cursos Profissionais e Tecnológicos em todos os níveis e modalidades; Níveis: -Formação Inicial e Continuada; - Técnicos de Nível Médio; - Graduação Tecnológica e Bacharelado; - Pós-Graduação (especialização, mestrado profissional, doutorado) 2 – Ampliação do programa de Bolsas de Estudo nos três eixos; 3 – Auxilio no Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação para: 3.1 – P&I para novos produtos e negócios 3.2 – P&I para Processos (Qualidade e eficácia no Trabalho) ONDE QUEREMOS CHEGAR...

25 4 -Atuar com EAD em todos níveis de ensino; 5 - Ser uma instituição Certificadora (graduação); Credenciar a UniCorreios ao MEC: - Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com foco em Administração Postal ; Resultado: - Ter o título de Faculdade ; - Primeiro oferta presencial, depois EaD; - Racionalização do Recursos; - Certificação pela UniCorreios; - A experiência permitirá a oferta regular de outros cursos de Graduação pela UniCorreios, Presencial e a Distância. ONDE QUEREMOS CHEGAR...

26 6 – Implantar o Modelo de Gestão do Conhecimento nos Correios: - Alinhamento estratégico; - Proposta concluída por grupo de trabalho; - Projeto piloto focado em educação corporativa. ONDE QUEREMOS CHEGAR...

27 DESAFIOS: Práticas a serem implantadas: - Banco de Competências Organizacionais - Mapeamento do Conhecimento; - Memória Organizacional; -Gestão do conhecimento individual e coletivo. GESTÃO DO CONHECIMENTO

28 PARA REFLETIR: Como promover a retenção do conhecimento para gerir a sua construção ? Como transformar o conhecimento em novos produtos e serviços? Como socializar o saber aplicado? Como compartilhar o conhecimento gerando inovação? Como captar, utilizar e reutilizar o conhecimento? GESTÃO DO CONHECIMENTO

29 Conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. Peter Drucker Obrigada! Consuelo Aparecida Sielski Santos


Carregar ppt "Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro - 2011 Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google