A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA Kleber Peixoto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA Kleber Peixoto."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA Kleber Peixoto

2 O PROJETO DE PESQUISA

3 “Escrever é mandar recado”
1 - Seja natural, você está escrevendo para as pessoas; 2 - Vá direto ao assunto. E comece bem, com uma frase atraente; 3 - Use frases curtas; 4 - Prefira palavras breves e simples; 5 - Ponha as sentenças na forma positiva; 6 - Opte pela voz ativa; 7 - Abuse de substantivos e verbos; 8 - Seja conciso; 9 - Dê clareza às citações ; 10 - Escolha termos específicos.

4 Construindo um Projeto de Pesquisa
CARACTERÍSTICAS (PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO) 1 - Introdução (obrigatório) 2 - Levantamento de Literatura (obrigatório) 3 - Problema e Hipótese(obrigatório) 4 - Objetivos (obrigatório) 5 - Justificativa (obrigatório) 6 - Metodologia (obrigatório) 7 - Cronograma (se achar necessário) 8 - Recursos (se achar necessário) 9 - Anexos (se achar necessário) 10 - Referências (obrigatório) 11 - Glossário (se achar necessário)

5 O PROJETO DE PESQUISA Qual o caminho mais seguro e mais eficaz?
De que forma eu posso chegar à elaboração de um projeto de pesquisa? Qual o caminho mais seguro e mais eficaz? Quais os cuidados que tenho que tomar?

6 O PROJETO DE PESQUISA · É um esquema de coleta, de mensuração e de análise dos dados; · serve como um instrumento ao cientista, auxiliando-o na distribuição de seus recursos; · Auxilia no estabelecimento de uma abordagem mais focalizada sobre um determinado problema, caminhando da definição do problema às metas gerais e específicas da pesquisa; · Indica os procedimentos metodológicos necessários para a consecução das metas propostas.

7 O PROJETO DE PESQUISA O PROJETO DE PESQUISA trará elementos para responder às questões fundamentais:     O que pesquisar?       Por que se deseja fazer a pesquisa?       Como pesquisar?       Com quais recursos?       Em que período?

8 O PROJETO DE PESQUISA ITENS IMPORTANTES A CONSIDERAR
Aconselha-se a construção após a definição do problema da pesquisa Deverá possuir uma certa flexibilidade? ELEMENTOS NECESSÁRIOS DE UM PROJETO DE PESQUISA Tema A formulação/definição de um problema A formulação das hipóteses A definição dos objetivos A Justificativa A Metodologia

9 A ESCOLHA DO TEMA REGRAS IMPORTANTES:
-  O tema deve responder ao interesse do pesquisador e preocupar-se com a possibilidade de manejo de fontes de consulta bibliográfica. -  Os temas podem surgir: a) Da observação do cotidiano; b) Da vida profissional; c) Do contato e relacionamento com especialistas; d) Do feedback de pesquisas já realizadas; e) Do estudo de literatura especializada

10 CARACTERÍSTICAS DE UM TEMA DE PESQUISA:
A ESCOLHA DO TEMA CARACTERÍSTICAS DE UM TEMA DE PESQUISA: Ao se escolher um tema o pesquisador tem em vista: a) os objetivos e finalidades do estudo; b) a disponibilidade de tempo; c) os recursos UMA VISÃO AMPLA DO UNIVERSO DA PESQUISA COLABORA PARA SE EFETIVAR A CONTENTO A TAREFA DA DELIMITAÇÃO DO TEMA (...). PARA A MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA DEVE SE TENTAR MATERIALIZAR A DELIMITAÇÃO DO TEMA ATRAVÉS DA OBSERVÂNCIA DAS CONDIÇÕES DE TEMPO, MODO E LUGAR QUE ESTE SERÁ ANALISADO. (BARROS, 2001, p. 45).

11 Pequisa TEMA Pesqusia contexto
PROBLEMA JUSTIFICATIVA METODOLOGIA DELIMITAÇÃO Perguntas geradoras: 1 – Qual o tema? 2 – Motivo da escolha? 3 – Para quem e de que forma o estudo contribuirá?

12 PROBLEMA 1 – São questionamentos que direcionam a pesquisa e o texto;
2 – “Mais importante que a resposta e a forma com que se pergunta; pois ciência é a busca da verdade ainda que se caminhe através de erros” (Vygotsky); 3 – Questões que busquem verdades múltiplas e não verdades absolutas. Pois sociedade e educação são frutos de multideterminações; 4 – Questões que levem o leitor a saber os pontos motivadores, relevantes e que dão a linha de ação-reflexão no seu trabalho/pesquisa.

13 A FORMULAÇÃO/ DEFINIÇÃO DE UM PROBLEMA Como formular um problema?
1. Complexidade da Questão É vinculado ao processo criativo; não se faz mediante procedimentos rígidos e sistemáticos; A imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo são algumas condições que podem facilitar a tarefa.

14 A FORMULAÇÃO/ DEFINIÇÃO DE UM PROBLEMA
Como formular um problema? 2. O Problema deve ser formulado como pergunta O Estudante inicia o processo de pesquisa pela escolha de um tema, que por si só não constitui um problema. Ao formular pergunta sobre o tema, provoca-se a sua problematização.  3. O Problema deve ser claro e preciso Um problema não pode ser desestruturado e formulado de maneira vaga que não é possível imaginar nem mesmo como começar a resolvê-lo. Um problema tem que ser formulado de forma respondível.

15 A FORMULAÇÃO/ DEFINIÇÃO DE UM PROBLEMA
Como formular um problema?  4. O Problema deve ser empírico Os problemas científicos não devem referir-se a valores, o que invalidaria os propósitos da investigação científica; estes devem ser estudados objetivamente como fatos. Ex: “Maus professores” indicam valor, mas “professores que seguem práticas autoritárias, não preparam suas aulas ou adotam critérios arbitrários de avaliação”.

16 A FORMULAÇÃO/ DEFINIÇÃO DE UM PROBLEMA
Como formular um problema?  5. O Problema deve ser suscetível de solução Para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da tecnologia adequada à sua solução. Caso contrário, o melhor será proceder a uma investigação acerca das técnicas de pesquisas necessárias. 6. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável A delimitação de um problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação.

17 A FORMULAÇÃO DAS HIPÓTES
Como Construir Hipóteses? HIPÓTESES – é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. Se mediante a coleta de dados a hipótese for confirmada, o problema foi solucionado porque a pergunta formulada pôde ser respondida.

18 A FORMULAÇÃO DAS HIPÓTES
Como Chegar a uma Hipótese? O processo de elaboração é de natureza criativa. Não se pode determinar regras para a elaboração de uma hipótese. Elas surgem: Da observação de fatos do dia-a-dia; Dos resultados de outras pesquisas;   De teorias; De intuições.

19 A FORMULAÇÃO DAS HIPÓTES
Características da Hipótese Aplicável Deve ser conceitualmente clara; Deve ser específica : devem ter objetivos que podem ser verificados; Deve ter referências empíricas. As que envolvem julgamentos de valor não podem ser adequadamente testadas. Evitar palavras como bom, mau, deve, deveria. Ao invés de “maus alunos”, usar “alunos de baixo nível”; Deve estar relacionada com as técnicas disponíveis. Nem sempre uma hipótese bem elaborada pode ser testada empiricamente; Deve estar relacionada com uma teoria.

20 A DEFINIÇÃO/FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
GERAIS São o ponto de partida e indicam uma direção a seguir. Referem-se a conceitos mais ou menos abstratos. Ex: Identificar os problemas ecológicos/ambientais da Chapada Diamantina –BA, suas causas e os seus efeitos para a região.

21 A DEFINIÇÃO/FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
2. ESPECÍFICOS Permitem a redefinição, esclarecimento e delimitação dos objetivos, ou seja a operacionalização para o que objetivo geral seja alcançado; Permitem descrever, nos termos mais claros, o que será obtido num levantamento; Referem-se às características que podem ser observadas e mensuradas em determinado grupo.

22 A DEFINIÇÃO/FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
2. ESPECÍFICOS Exemplos: Listar os tipos de problemas ecológicos/ambientais da Chapada Diamantina –BA; Verificar, através das visitas in loco, as conseqüências dos problemas ecológicos/ambientais para a região; Fazer um levantamento das ações públicas para a prevenção e combate nos problemas ecológicos/ambientais da região; Demonstrar como um programa de educação ambiental e o aumento da fiscalização poderão minimizar os problemas ecológicos/ambientais da região.

23 Na justificativa o pesquisador deverá:
Apresentar elementos que responderão à questão: “Por que se pretende realizar a pesquisa?” Nessa apresentação o pesquisador pode demonstrar a relevância da pesquisa em relação ao contexto social atual, por exemplo. Isto é, este item será caracterizado como defensor da necessidade de se efetivar o estudo; Explicar os motivos que indicam a viabilidade de execução da proposta. Aqui são incluídos os itens relacionados à viabilidade técnica, financeira e política; Fazer referência aos aspectos que garantem a originalidade do trabalho. Ressaltar os elementos inovativos do trabalho. Relacionar com o quadro referencial teórico elaborado.

24 METODOLOGIA 1 – Como será realizada a monografia?
2 – Descrições metodológicas: 2.1 – Objetivos: a) Geral Intervenção/contribuição (o quê e como fazer) Epistemológico (o que vai produzir/propor) b) Específicos Relação direta com procedimentos metodológicos: local, sujeitos, tempo, forma de intervenção etc) 3 – Como a monografia está organizada (Visualizar o esqueleto do trabalho);

25 A METODOLOGIA ð Permite traçar o caminho para se alcançar os objetivos; ð Define as técnicas que serão utilizadas para a coleta e análise dos dados (entrevistas, questionários, testes, técnicas estatísticas de coleta e agrupamento de dados, elaboração de tabelas, descrição e codificação PARA A DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA TEM QUE SE LEVAR EM CONTA OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA A PESQUISA, BEM COMO AS HIPÓTESES A SEREM COMPROVADAS.

26 O discípulo pergunta ao mestre: - Que caminho devo seguir?
MAS O QUE É ESSE MÉTODO? PARA QUE SERVE? O discípulo pergunta ao mestre:  - Que caminho devo seguir? O mestre responde: Depende onde você quer chegar

27 É o conjunto de processos, pelo qual se torna possível:
Conhecer uma determinada realidade; Produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos.

28 FORMULANDO UM PROJETO DE PESQUISA
TEMA: Problemas ecológicos/ambientais da Região da Chapada Diamantina-BA. PROBLEMA: Quais os problemas ecológicos/ambientais da Chapada Diamantina, suas causas e os seus efeitos para a região? HIPÓTESES : Os problemas ecológicos/ambientais da Chapada Diamantina têm aumentado nos últimos anos, causados, sobretudo, pelo desmatamento e pelo depósito de lixo no local, destacando-se a área de Lençóis, que concentra o maior fluxo turístico da região.

29 FORMULANDO UM PROJETO DE PESQUISA
HIPÓTESES : A falta de consciência ecológica dos turistas que visitam a região e da população local tem contribuído para o aumento dos problemas ecológicos/ambientais da região; As poucas ações do setor público para a prevenção e fiscalização das áreas de preservação não têm ajudado a resolver os problemas ecológicos/ambientais da região; A aplicabilidade eficiente de um programa de educação ambiental e o aumento da fiscalização poderão minimizar o desmatamento e o depósito de lixo na região, ajudando na preservação das áreas ecológicas.

30 FORMULANDO UM PROJETO DE PESQUISA
OBJETIVOS: 1. GERAL: Identificar os problemas ecológicos/ambientais da Chapada Diamantina –BA, suas causas e os seus efeitos para a região. 2. ESPECÍFICOS: Listar os tipos de problemas ecológicos/ambientais da Chapada Diamantina –BA; Verificar, através das visitas in loco, as conseqüências dos problemas ecológicos/ambientais para a região; Fazer um levantamento das ações públicas para a prevenção e combate nos problemas ecológicos/ambientais da região;

31 FORMULANDO UM PROJETO DE PESQUISA
OBJETIVOS: 2. ESPECÍFICOS: Demonstrar como um programa de educação ambiental e o aumento da fiscalização poderão minimizar os problemas ecológicos/ambientais da região.  METODOLOGIA: Pesquisa Bibliográfica; Visita in loco Questionário e entrevistas com a comunidade local.

32 Conscientizar-se de um problema
Torná-lo significativo e delimitá-lo Formulá-lo em forma de pergunta PROPOR E DEFINIR UM PROBLEMA Analisar os dados disponíveis Formular a hipótese tendo consciência de sua natureza provisória Prever suas implicações lógicas ELABORAR UMA HIPÓTESE VERIFICAR A HIPÓTESE Decidir sobre novos dados necessários Recolhê-los Analisar, avaliar e interpretar os dados em relação à hipótese Invalidar, confirmar ou modificar a hipótese Traçar um esquema de explicação significativo Quando possível, generalizar a conclusão CONCLUIR

33 Elementos textuais Introdução
É o texto introdutório onde se refere ao assunto ou conteúdo, permitindo uma visão sincrética (geral) do trabalho. “É o que não admite nada antes e pede alguma coisa depois” (Aristóteles). A introdução possui explicações preliminares delimitando o objeto de estudo e apresenta uma pequena revisão de literatura. Na introdução do projeto de pesquisa convém ressaltar os pressupostos teóricos que o pesquisador irá adotar. É importante que o pesquisador ordene as idéias. Assim, as sugestões preliminares, já apresentadas em sala, agora serão fortalecidas pela estrutura proposta por BOAVENTURA (2003)Para tanto, sugere-se elaborar esta parte do texto seguindo as orientações de conforme modelo de formato de plano de exposição:

34 Formato do plano de exposição
Introdução - O anúncio do tema Fornecer a idéia geral do tema Situar na história, na teoria, no espaço e no tempo. Motivar para prender atenção Fornecer as idéias e diretrizes Anunciar o plano

35 Seguindo esta estruturação, o tema é o assunto tratado e delimitado
Seguindo esta estruturação, o tema é o assunto tratado e delimitado. Ele é estruturado a partir da definição da questão e, sobretudo do percurso a seguir. Nesse sentido, a definição e indicação são extremamente importantes ao se constituir uma introdução. Após esta etapa, se faz necessário situar, apoiar o objeto delimitado na história, na teoria, no espaço e no tempo. É o momento em que se dimensiona o assunto delimitado no espaço e tempo. Considerando que o texto será lido e avaliado é necessário motivar o leitor a se interessar pelo projeto. É aí que o pesquisador deverá usar de criatividade e organizar seu pensamento para despertar o interesse de outrem. Convença o leitor a ler o seu texto por ser de domínio atual, importante para a sociedade. Forneça as diretrizes, os percursos para convidar o leitor a examinar seu projeto. Depois de fazer a introdução passe para a justificativa.

36 Requisitos básicos da introdução:
Explicações preliminares; Relacionada com a obra; Refere-se diretamente ao assunto ou conteúdo; Encaminhamento para a compreensão exata do assunto; Fase de síncrese (visão global); Estabelece um sumário (Rápido histórico do assunto); Indica os pressupostos que embasa a abordagem do autor; Enuncia tema; Enuncia problema; Enuncia hipóteses, variáveis (se houver); Define os termos; Indica a(s) metodologia (s) adotada; Indica intercâmbios com entidades (se houver). Extensão (máximo 4 laudas)

37 Desenvolvimento. Requisitos básicos: Demonstração da tese;
Demonstração através de documentação e argumentos; Examina os fatos extrínsecos e intrínsecos ao problema; Analisa os prós e contras dos fatos mencionados no texto anteriormente; Faz referências a autores que embasa a idéia central; Focaliza os fatos intrínsecos de forma lógica; Exposição da própria hipótese; Desenvolvimento dos capítulos (usando apenas numeração, títulos e subtítulos específicos).

38 Considerações finais Requisitos básicos:
Decorrência natural, forçosa dos fatos que foram demonstrados anteriormente; Enunciar o que se expôs ou provou; Síntese integradora dos elementos do trabalho; Reafirmação das idéias principais; Resultado do raciocínio dedutivo (Desenvolvimento - Premissas/conclusão – Conseqüente; Pode incluir propostas ou providências necessárias em decorrência dos fatos; Estabelece previsões, recomendações. Extensão (máximo 4 laudas).


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA Kleber Peixoto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google