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Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Socais e Humanas Departamento de Sociologia Sociologia das Organizações (cadeira semestral) - Sinopse.

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2 Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Socais e Humanas Departamento de Sociologia Sociologia das Organizações (cadeira semestral) - Sinopse do programa - Luis Augusto de Carvalho Rodrigues lacr @ mail.telepac.pt Nota: Os quadros a seguir apresentados referem, em esquema, os principais momentos teóricos da cadeira. Procuram servir como um guião para o aluno melhor poder seguir a matéria. Não esgotam, contudo, outros esquemas ou modelos, nem o respectivo suporte discursivo.

3 2 O que é a Sociologia das Organizações __________________________________________________________ Compreensão das regularidades e singularidades sociais nas organizações, procurando inferir regras e verificar tendências.....para responder em áreas como: Mudança organizacional Gestão e desenvolvimento do potencial humano Emprego Qualificação profissional Adaptação sócio técnica Noção operacional de Organização: combinação ente actores sociais, tarefas, meios de produção, para realizar objectivos económicos, ou sociais ou políticos dentro de um quadro bem definido e onde as pessoas possam desenvolver sem constrangimentos o seu capital de inteligência.

4 3 O que é a gestão ____________________________________________________________________________________ Noção operacional clássica: combinar meios humanos, materiais e financeiros de modo a conseguir a eficiência e eficácia organizacional. Segundo Fayol [1911]( o criador do conceito de gestão de topo): prever, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Noção operacional actual: como facilitar racionalmente meios a um potencial de inteligência humana para realizar objectivos, adequando constantemente a organização a` sua missão..... para responder quer à realização das políticas públicas, quer à necessidade de controlo e regulação do Estado, em áreas como: Qualificação das pessoas Democracia e Cidadania Coesão Social Economia sustentada O bem estar dos cidadãos Identidade Nacional

5 4 Conteúdo ________________________________________________

6 5 A realização da Organização _________________________________________________________________________________ O QUE se deseja ________________ Visão Missão Objectivos Oportunidades (mercado) Estratégia COMO realizar ___________ Sistematizar Estatuir Orçamentar Planear Programar Liderar Gerir Controlar Segundo CRITÉRIOS _____________ Qualidade Luta contra o desperdício Eficiência Eficácia Just in time ( Zero- defeitos Lean production Autonomia Desconcentração etc.. Tendo por BASE: o saber necessário, a qualificação adequada, o clima de envolvimento e a justiça remunerativa

7 6 Visão _________________________________________________________________ Uma inspiração fundada no desejo, nos valores e nas possibilidades Nós queremos Nós devemos Nós somos capazes

8 7 Missão ___________________________________________________________________.... traduz a vocação central da organização. Ela é o sentido profundo dos esforços combinados e que suscita valores essenciais que se querem ver praticados. Ela deve ser exclusiva e definidora de um campo de actuação e não pode admitir antagonismos, sobreposições positivas ou espaços vazios internos.. 1. Onde estamos 2. Onde queremos ir 4. Como conseguir a sutentabilidade 3. Como conseguir realizar

9 8 A situação corrente Análise SWOT _______________________________________________________

10 9 Objectivos ________________________________________________________________... a tradução da missão em aplicações ao que realmente se pretende fazer, de modo a reflectir realisticamente a existência da unidade organizacional. O exemplo da estruturação num programa ou projecto da União Europeia é dado pela matriz intitulada “Quadro lógico”

11 10 Estrutura do desenvolvimento dos Programas _______________________________________________.

12 11 Compreender estrategicamente a organização ___________________________________________________ 1. A visão 2. A situação corrente 3. A missão 4. Os objectivos 5. Estratégias alternativas 6. Escolher a estratégia 7. Plano de acção

13 12 A rentabilidade ______________________________________________________________.

14 13 Conhecer o “cliente”; conhecer os “stakeholders” M arketing externo “ identificar, antecipar e satisfazer vantajosamente as exigências do cliente / utente” ________________________________________________________

15 14 sócio-formal psico-formal a realidade redução da complexidade implicações na gestão dos símbolos, dos processos, das rotinas, das decisões, do planeamento, etc. análise dos caminhos possíveis criação de um padrão de qualidade para a gestão Notas observatório: sugestões questionários observação comparada entrevistas análise de conteúdo da imprensa verificação da qualidade em todos os processos: -qualidade dos ficheiros -qualidade do follow-up -qualidade da comunicação -qualidade da relação com a imprensa -qualidade na execução orçamental -qualidade nos impressos -qualidade na identidade etc. A decisão para a Qualidade. material

16 15 Os modelos de organização do trabalho _____________________________________________________.

17 16 Teorias Organizacionais por ênfase temática _______________________________________________________________________________.

18 17 Escolas por ordem cronológica _____________________________________________________________.

19 18 Síntese das Escolas __________________________________________.

20 19 Síntese das Escolas (continuação) __________________________________________________________.

21 20 Síntese das Escolas (continuação).

22 21 Burocracia _____________________________________________________________________________.

23 22 Algumas questões actuais sobre a gestão __________________________________________________________________ –saber construir uma relação entre a Organização e o cliente * todos os serviços são utentes uns dos outros * saber dar aos objectivos ambição * criar o sentido de único * criar um sentido de urgência * estar atento a todos os sinais * simplificar, simplificar, simplificar...é sempre possível * orientar pequenas iniciativas para o sucesso * afastar o mito das certezas * assumir a Qualidade * aproximar a decisão da execução * responsabilizar: gratificar ou punir * profissionalizar / des-funcionalizar * não aprender por obrigação * saber sociologicamente quem é o actor social * menos organogramas mais funcionogramas

24 23 O QUE É A UNIÃO EUROPEIA O número dos seus membros cresceu de 6 para 15, e de 15 para 25 em Maio de 2004. Está prevista a adesão de outros dois em 2007. A UE alargada contará 27 países e uma população de quase 500 milhões de pessoas.

25 24 Comunitário UE: Um espaço social e económico Comunitário  Ambiente  Audiovisual  Coesão económica e social  Concorrência  Cultura  Educação  Formação profissional  Juventude  Emprego  Energia  Igualdade de oportunidades  Informação e comunicação  Mercado interno  Agricultura  Pesca  Investigação Transportes  Protecção da saúde consumidores  Monetária  Empresarial  Industrial  Redes transeuropeias  Saúde Pública  Informação e telecomunicações  Solidariedade  Ajuda Humanitária  Política comercial comum  Políticas de desenvolvimento  Políticas externa de segurança  Relações externas Cooperação judiciária Políticas

26 25 Uma CEE inserida numa Europa de organizações políticas Conselho da Europa NATO Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa Espaço Económico Europeu Associação Europeia de Comércio Livre União da Europa Ocidental Comunidade dos Estados Independentes Conselho Nórdico Mercado Comum do Mar Negro

27 26 Evolução do pensamento para uma Europa Social 1º Acto Comunitário ( 1º Acto Comunitário ( Tratado de Roma, 1957) –Elementos de política social condições de vida no trabalho promoção de uma colaboração no domínio do emprego, direito do trabalho, segurança social, etc.. Fundo Social Europeu (FSE) –Direito Social igualdade de remunerações entre sexos férias pagas

28 27 Evolução do pensamento para uma Europa Social (2) 2 º Acto Comunitário ( Conselho Europeu de Haia, 1969 ) 1ª harmonização das legislações laborais –particularmente: despedimentos colectivos e igualdade de tratamento entre homens e mulheres Procura do pleno emprego –Reforma do Fundo Social Europeu –Criação do Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) –Criação do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação (CEDEFOP) –Criação de uma Comissão permanente para o Emprego (CPE) –Reforço da Acção do Comité Económico e Social Melhoria das condições de vida no trabalho –Criação da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e do Trabalho

29 28 Evolução do pensamento para uma Europa Social (3) 3º Acto Comunitário ( A efectivação do Mercado Interno, 1985) Entendimento que só a coesão social desenvolverá a vertente económica, para tanto incentivou-se: O diálogo social –formação –negociação colectiva –uma ideia de mercado europeu de trabalho

30 29 Evolução do pensamento para uma Europa Social (4) 4º Acto Comunitário ( Tratado de Maastricht, 1991, 34 anos após o tratado de Roma ) A União Europeia Uma cidadania Europeia ( a) todos os cidadãos da EU, residentes num Estado membro que não sejam nacionais, têm direito a voto e a elegibilidade nas eleições municipais e nas eleições para o Parlamento Europeu. (b) todos os cidadãos de um Estado membro fora da EU, gozam de protecção diplomática de qualquer um dos Estados membros,, se o seu país não estiver representado). Uma moeda única (Euro) Uma política externa e de segurança comum (PESC) Uma cooperação reforçada em matéria judiciária, alfandegária e policial

31 30 As instituições da União Europeia __________________________________________________ Parlamento (626 deputados)Comissão (20 Comissários) Comité das Regiões Comité das Regiões (222 membros) Conselho da UE Conselho da UE (15 ministros) Comité Económico e Social (222 membros) Banco Central Europeu Banco Europeu de Investimentos Tribunal de Justiça (15 Juizes) Conselho Europeu Conselho Europeu (15 Chefes de Governo e o Presidente da Comissão)

32 31 Nações Unidas ____________________________________.

33 32 Nações Unidas ____________________________________.

34 33 - Bibliografia de referência - ___________________________________________________________________________.

35 34 Bibliografia de referência (continuação) _____________________________________________________________________.


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