A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEBRAE. QUEM É O EMPREENDEDOR? McClelland: Indivíduo movido por realização Schumpeter: É o agente do processo de destruição criativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEBRAE. QUEM É O EMPREENDEDOR? McClelland: Indivíduo movido por realização Schumpeter: É o agente do processo de destruição criativa."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEBRAE

2 QUEM É O EMPREENDEDOR? McClelland: Indivíduo movido por realização Schumpeter: É o agente do processo de destruição criativa Shinyashiki: Guerreiros amorosos Filion:É alguém que equilibra o sonhar com fazer Kets de Vries: desajustado que precisa criar seus próprio meio ambiente.

3 Motivação para empreender Empreendedores por oportunidade: motivados pela percepção de uma oportunidade de mercado; Empreendimentos por necessidade: motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda.

4 Fatores condicionantes do empreendedorismo Oportunidade x Necessidade Brasil 53% x 47% Dinamarca (melhor relação) 93% x 4% Hungria (último do Ranking) 58% x 37% Fonte: GEM/2005

5 RANKING DO EMPREENDEDORISMO NO MUNDO PAÍSTAE 1º Venezuela25,0% 2º Tailândia20,7% 3º Nova Zelândia17,6% 7º Brasil11,3% 33º Bélgica3,9% 34º Japão2,2% 35º Hungria1,9% Fonte: GEM/2005

6 Por tempo de Existência Taxa de Mortalidade das Empresas % 49,4 56,4 59,9 Fonte: SEBRAE

7 26,3 21,1 17,5 14,0 12,3 10,5 8,8 Fonte: Fatores condicionantes da mortalidade de empresas - SEBRAE/MG Motivos que levam ao Fechamento das Empresas Falta de capital de giro próprio Falta de clientes Carga tributária elevada Recessão econômica no país Maus pagadores Concorrência muito forte Problemas financeiros

8 Fonte: Fatores condicionantes da mortalidade de empresas - SEBRAE/MG Fatores Mais Importantes Para o Sucesso de Uma Empresa 54,4 36,4 19,0 16,9 14,9 13,3 12,3 Ter um bom administrador Bom conhecimento do mercado Uso de capital de giro próprio Empresário com persistência Aproveitamento das oportunidades de negócio Capacidade do empresário para assumir riscos Criatividade do empresário Boa estratégia de vendas

9 Características dos Empreendimentos A grande maioria dos empreendedores brasileiros abre negócios: Pouco elaborados Em segmentos já testados e de alta concorrência De baixo nível de inovação, seja tecnológica ou de mercado Síntese

10 Como Empreender com Sucesso?...Os riscos são inerentes aos negócios, não podem ser eliminados apenas moderados......O empreendedor é movido pelo risco mas precisa de luz ao fim do túnel......Correr riscos é aventura, calculá-los é emprender... David McCland

11 Constatação Principal Global Entrepreneurship Monitor – GEM Proporcionar aos indivíduos educação continuada específica voltada ao empreendedorismo foi apontada, de forma consistente, como uma das prioridades críticas, pelos especialistas em cada um dos 37 países.

12 Melhorar as condições dos empreendedores por necessidade. Fortalecer a criatividade como elemento essencial do empreendedorismo. Preparar melhor as pessoas que estão pensando em se tornar empreendedoras para que compreendam o mercado em que desejam atuar Proposições

13 Orientar potenciais empreendedores quanto ao potencial das atividades relacionadas ao fornecimento de produtos a empresas, de maior valor agregado. Introduzir modificações na legislação trabalhista, com incentivos para que pequenos empreendedores contratem mão- de-obra formal Facilitar o acesso a espaço físico para os empreendedores estabelecerem seus negócios Proposições

14 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Filme institucional SEBRAE

15 Qual a missão do SEBRAE segundo seu direcionamento estratégico 2006/2010? Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

16

17 Educação Sebrae Soluções Educacionais Presenciais e a Distância - Cursos Presenciais - Palestras - Cursos Pela Internet - Telessala - Programas de Disseminação da Cultura Empreendedora

18 Ampla Atuação - Rodada de negócios, promoção de feiras, missões, caravanas, etc - Cursos, palestras gerenciais - Publicações, biblioteca on line - Orientação para o crédito - Condições estruturantes: Lei MPE, Pesquisas - Suporte Tecnológico - Incubadoras - Etc.

19 SUCESSO = Planejamento pré operacional + Capacitação Empresarial Continuada + Condições Estruturais Favoráveis

20 Como fazer – Plano de Ação - Tático Uma Revolução no Atendimento? BASE DE CONTEÚDO / CONHECIMENTO Atendimento a distância Presencial 500 postos SEBRAE Postos conveniados Redes Credenciadas Instituições Parceiras APRiMORARAPRiMORAR INTENSIFICARINTENSIFICAR Videoconferência Kits Rádio TV Correspondência Internet Telefone Cartilha Consultoria Júnior

21

22 Aprender a Conhecer – Teoria cognitivista Aprender a Fazer – Teoria Sócio-crítica Aprender a Ser/Conviver – Teoria Humanista Educação Sebrae

23 Competências Atitudinais Competências Estratégicas Competências Técnicas COMERCIALIZAÇÃO NORMAS ISO 9000 LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO TÉCNICAS DE PRODUÇÃO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ATENDIMENTO AO CLIENTE VENDAS CONTROLES FINANCEIROS GESTÃO DE PESSOAS MARKETING ANÁLISE DE MERCADO BUSCA DE RECURSOS FINANCEIROS ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIROCONTABILIDADE QUALIDADE NEGOCIAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES ASSOCIATIVISMO SÓCIOS EMPRESARIAIS MAPA DE COMPETÊNCIAS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO FORMAÇÃO DE PREÇO LIDERANÇA

24 Educação Sebrae

25 Em pleno junho de

26 Educação Sebrae Ouvintes 2003/ /2006 Cadastrados 320 mil 25 milhões

27

28 Filme Programa de Rádio

29 * 2 Milhões de Assinantes * Estimativa de 7 Milhões de Telespectadores * 120 Emissoras de TV Projeto TV

30

31

32 Primeiro lugar no Prêmio ABED/Embratel de Educação a Distância no ano de 2004.

33

34

35

36

37

38 Videoconferência O SEBRAE em Pernambuco, desde 2003 interligou a unidade da capital (Recife) a todas as unidades no interior do Estado (Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina e Araripina e o arquipélago de Fernando de Noronha) ofertando cursos e palestras por meio de Videoconferência para todo o Estado. Alguns temas ofertados nessa mídia: A Criatividade nas Organizações, a Importância da Qualidade no Atendimento, Direito do Consumidor, Princípios Básicos de Gestão Financeira, etc. Já foram capacitadas pessoas utilizando a mídia Videoconferência. Outro tema que está sendo transposto da versão presencial para essa mídia: Planejamento Estratégico.

39 Videoconferência

40 O Brasil está sentado em cima de uma das maiores riquezas materiais do mundo ainda relativamente pouco explorada: o potencial empreendedor dos brasileiros. L. J. Filion

41 O desenvolvimento econômico só pode ser alcançado de forma sustentável se amplamente apoiada em uma sociedade empreendedora. Gina Paladino

42 Fone: 61 –


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEBRAE. QUEM É O EMPREENDEDOR? McClelland: Indivíduo movido por realização Schumpeter: É o agente do processo de destruição criativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google