A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnósticos de enfermagem identificados em famílias de idosos com doenças terminais Lucía Silva Regina Szylit Bousso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnósticos de enfermagem identificados em famílias de idosos com doenças terminais Lucía Silva Regina Szylit Bousso"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnósticos de enfermagem identificados em famílias de idosos com doenças terminais Lucía Silva Regina Szylit Bousso

2 INTRODUÇÃO Envelhecimento Populacional: - crescente aumento nos índices das condições crônicas de saúde no país; - transição epidemiológica ; - envelhecimento populacional. (Brasil, 2005).

3 População de idosos mais suscetível à ocorrência desses agravos e até mesmo a várias morbidades associadas, muitas delas em estágio avançado e terminal de evolução. predispõe o idoso e sua família a viverem em situação de final de vida no domicílio.

4 A abordagem dos cuidados paliativos proporciona à família e ao doente a melhor qualidade de vida e a permanência do doente pelo menor tempo possível longe dos seus lugares de preferência. (Silva; Ribeiro; Kruse, 2009).

5 A preferência pelos cuidados terminais serem dispensados no domicílio e a tendência de mudanças na sociedade, tornam o cuidado no fim da vida uma competência necessária para os serviços de atenção primária à saúde (Floriani e Schramm, 2007; Stanton, 2003).

6 Trata-se de recorte de estudo mais amplo, que vem buscando conhecer a experiência da equipe de saúde da família com relação ao cuidado da família que se encontra com um idoso em situação de final de vida.

7 OBJETIVO Identificar os diagnósticos de enfermagem de famílias de idosos com doenças terminais, na perspectiva de enfermeiras que atuam na Estratégia Saúde da Família.

8 MÉTODO Estudo de abordagem qualitativa (Morse; Richards, 2002), que utilizou o estudo de caso como método. Participaram cinco enfermeiras que atuam na ESF do município de Botucatu/SP.

9 Os dados foram coletados no período de março a junho de 2009, por meio de entrevistas não estruturadas, do tipo focalizadas (Chenitz; Swanson, 1986) e foto imagem (Banks, 2001). As imagens fotográficas foram o foco da entrevista, que apresentou as questões:

10 - Conte-me o motivo pelo qual você escolheu estas imagens. - De que forma elas representam ou não, o cuidado à família vivenciando a doença avançada e terminal de um idoso? - Conte-me uma situação na qual você teve a oportunidade de cuidar de uma família nessa situação.

11 As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Os dados deste recorte foram categorizados de modo a estabelecer os padrões de comportamentos das famílias (características definidoras e fatores relacionados) e, com base na Taxonomia II da NANDA (2008), foram formulados os diagnósticos.

12 RESULTADOS A identificação dos diagnósticos de enfermagem das famílias que se encontram em situação de final de vida faz parte de um dos componentes do cuidado de enfermagem.

13 ANSIEDADE RELACIONADA À MORTE - Relatos de medo de dor relacionada ao morrer*; - Relatos de medo de sofrimento ao morrer*; - Relatos de tristeza profunda*. * Características definidoras

14 COMPORTAMENTO DE SAÚDE PROPENSO À RISCO - Demonstra não aceitação da mudança no estado de saúde (do familiar)*; - Minimiza a mudança no estado de saúde*; - Não consegue agir de forma a prevenir problemas de saúde*. * Características definidoras

15 CONHECIMENTO DEFICIENTE - Comportamento impróprio (agitado/apático)*; - Seguimento inadequado de instruções*; - Verbalização do problema*. CONTROLE FAMILIAR INEFICAZ DO REGIME TERAPÊUTICO - Atividades familiares inadequadas para atingir os objetivos de saúde*; - Falha em agir para reduzir os fatores de risco*; - Verbaliza dificuldade com o regime terapêutico*. * Características definidoras

16 CONFLITO DE DECISÃO - Questiona as próprias crenças ao tentar chegar a uma decisão*; - Questiona valores morais ao tentar chegar a uma decisão*; - Verbaliza incerteza quanto às escolhas*. ENFRENTAMENTO FAMILIAR COMPROMETIDO - Pessoa significativa afasta-se do cliente*; - Tenta comportamentos assistenciais, com resultados insatisfatórios*; - Descreve preocupação com a reação pessoal*. * Características definidoras

17 ANGÚSTIA ESPIRITUAL - Verbaliza estar separado de seu sistema de apoio*; - Expressa falta de aceitação*; - Raiva*. INSÔNIA - Falta de energia observada*; - Familiar relata falta de energia*; - Familiar relata dificuldade para adormecer*. * Características definidoras

18 MANUTENÇÃO DO LAR PREJUDICADA - Familiares descrevem crises financeiras*; - Familiares pedem ajuda para a manutenção da casa*; - Roupas de cama insuficientes*. TENSÃO DO PAPEL DE CUIDADOR - Cefaléia*; - Fadiga*; - Doenças gastrintestinais*. * Características definidoras

19 PESAR - Alteração nos padrões de sono*; - Experiência de alívio*; - Sofrimento*. DISPOSIÇÃO PARA RELIGIOSIDADE AUMENTADA - Solicita experiências religiosas*; - Solicita materiais religiosos*; - Solicita reconciliação*. * Características definidoras

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os diagnósticos identificados sinalizam as áreas prioritárias de cuidado para famílias em situação de final de vida.

21 Identificar estes diagnósticos é essencial para que o enfermeiro compreenda os comportamentos manifestados e tenha a base para a seleção das intervenções de enfermagem, de forma a possibilitar a adaptação dos familiares em momentos de crise.

22 REFERÊNCIAS Banks M. Visual methods in social research. London: Sage; Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis : DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. Brasília; Chenitz, WC, Swanson, JM. From practice to grounded theory. Reading: Addison-Wesley, p. Floriani CA, Schramm FR. Desafios morais e operacionais da inclusão dos cuidados paliativos na rede de atenção básica. Cad. Saúde Pública, 2007; 23(9): Morse JM, Richards L. Qualitative research design. In: ____. Readme first for a users guide to qualitative methods. Califórnia: Sage; p North American Nursing Diagnoses Association. Nursing Diagnoses : definitions and classification: Philadelphia: NANDA; Silva KS, Ribeiro RG, Kruse MHL. Discursos de enfermeiras sobre morte e morrer: vontade ou verdade? Rev. bras. enferm. 2009; 62(3): Stanton RN. Ambulatory hospice training in family medicine residency. J. Palliat Med. 2003;6(5):782-5.


Carregar ppt "Diagnósticos de enfermagem identificados em famílias de idosos com doenças terminais Lucía Silva Regina Szylit Bousso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google