A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.anvisa.gov.br GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.anvisa.gov.br GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação."— Transcrição da apresentação:

1 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária GPROP 03 de dezembro de 2008

2 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A mensagem publicitária, na era da comunicação em massa, deixou de ser informativa para estimular e direcionar o consumo, por seu caráter persuasivo Por se dirigir a uma coletividade de consumidores a publicidade gera riscos sociais e pode causar danos, já que abrange os âmbitos econômico, social e cultural

3 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O grande volume de recursos que movimenta torna a propaganda uma forte força econômica De acordo com reportagem publicada pela Folha de São Paulo em maio de 2007, a indústria de cervejas no Brasil fatura mais de R$ 20 bilhões por ano e gasta mais de R$ 700 milhões em publicidade

4 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Os consumidores são atingidos pela publicidade indistintamente, e não possuem nenhum controle direto sobre isso O poder de convencimento da publicidade atinge principalmente os mais vulneráveis

5 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas De acordo com pesquisa realizada em 47 países, pela Nielsen Consultoria, os brasileiros são os que mais confiam em propagandas 83% dos pesquisados disseram confiar mais em anúncios de jornais do que no boca-a-boca

6 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas 80% confiam em anúncios de revistas 74% confiam tanto nos anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV

7 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O marketing do álcool é uma industria de ação global de altos investimentos Não está clara a relação entre investimento em propaganda e consumo, mas estudos sugerem uma relação entre a atenção dispensada a publicidade de bebidas alcoólicas e a propensão a seu consumo

8 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A definição de bebidas alcoólicas da Lei Nº. 9294/96 não assegura o direito constitucional de proteção ao consumidor quanto aos riscos e danos decorrentes da propaganda e publicidade de álcool A maioria dos anúncios veiculados nos meios de comunicação é de cerveja, que não é considerada bebida alcoólica de acordo com a Lei 9294/96

9 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou, entre 2002 e 2006, aproximadamente R$ 37 milhões com tratamento de dependentes de álcool e outras drogas em unidades extra-hospitalares Outros R$ ,59 foram gastos em procedimentos hospitalares de internações relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no mesmo período

10 GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A regulamentação da publicidade do álcool visa assegurar o direito à informação clara e precisa, vinculada ao direito à saúde. Tal regulamentação não fere a liberdade de expressão uma vez que a propaganda de bebidas alcoólicas deve cumprir também sua função social

11 GPROP Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária GPROP GPROP SIA, Trecho 5, Área Especial 57 – Bloco B - 1º andar – Sala 02 Brasília-DF CEP: CEP: Fone: (61)


Carregar ppt "Www.anvisa.gov.br GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google