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As contribuições de Paulo Freire para o Ensino de Bioética Margaréte May Berkenbrock-Rosito Professora convidada Mestrado em Bioética Centro Universitário.

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1 As contribuições de Paulo Freire para o Ensino de Bioética Margaréte May Berkenbrock-Rosito
Professora convidada Mestrado em Bioética Centro Universitário São Camilo Disciplina Metodologia do Ensino Superior Pedagogia e Especialização em Alfabetização/Universidade Federal de Santa Catarina Mestre em Educação e Currículo/PUCSP Doutora em Educação/UNICAMP-SP

2 “Situação-limite” “Sentir na pele” as consequências do “deixar como está para ver como fica” ou “nada podemos fazer”. Vivemos as perplexidades do mundo globalizado Ameaça à Sobrevivência humana e ambiental Guerras Contaminação do planeta Mudanças climáticas Velocidade e hegemonia do poder tecnológico A estrutura das instituições estressadas e alienadas

3 “Situação-limite” A cultura de desumanização do homem
Sociedade do espetáculo A emergência do homem light A cultura do consumismo Relativismo ético Hedonismo Individualismo

4 Ênfase no ensino técnico Não há tempo para pensar
“Situação-limite” Desafios para a formação do sujeito e profissional na contemporaneidade Ênfase no ensino técnico Não há tempo para pensar

5 Paulo Freire: a Pedagogia como ética da Vida
A emergência da teoria (método) de Paulo Freire no contexto de Crítica à “Educação Bancária” e “Cultura do silêncio” Transplante de ensino Pedagogia de transmissão de conhecimento A metáfora do outro como “Tábula Rasa” Despejar fragmentos de conteúdos do conhecimento sem relação com o contexto pessoal, social, cultural Diz “o que” e “como o outro” deve pensar Não forma uma experiência do sujeito Ensinar democracia exerce uma prática autoritária Formação de um cidadão passivo diante das perplexidades

6 O diálogo com a Educação em Bioética
para a Educação em Bioética A valorização da cultura do outro A valorização do contexto pessoal e histórico Ouvir o dito no não-dito do outro Visão humanista Incompletude, inconclusão do homem Conscientização Democracia Diálogo

7 Quem educa quem Quem forma quem Quem ensina quem Como se aprende
Educação em Bioética como responsabilidade da formação do sujeito crítico Quem educa quem Quem forma quem Quem ensina quem Como se aprende

8 “Denúncia” e “anúncio” Colcha de Retalhos
A formação e autoformação do professor A formação do sujeito histórico Tomar nas mãos a sua própria história Conscientização da história singular tecida na pluralidade A possibilidade de o professor produzir conhecimento novo a partir de sua própria prática A arte no processo nos processos formativos e na prática pedagógica: ensinar, formar, e aprender. Toda teoria tem por detrás uma autobiografia Diálogos da Educação em Bioética com Paulo Freire

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10 Referências AMORIM-NETO, Roque do Carmo e BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Ética e Moral na Educação. Rio de Janeiro, Editora Wak, 2009 DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação. Petrópolis.Editora Vozes, 2000 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia.São Paulo. Editora Paz e Terra, 1997 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança, São Paulo. Editora Paz e Terra, 2000

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