Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Análise da margem de contribuição
Prof. Renato Henrique Gurgel Mota
2
Gastos fixos São gastos em que os gerentes e responsáveis pelos departamentos não tem autonomia de gestão; R$ Quantidade Custo R$ 300,00 200,00 100,00 Volume Produzido Unid.
3
Gastos variáveis Representam parcelas de despesas e custos sobre as quais os gerentes podem responsabilizados. R$ Volume Produzido Quantidade Custo R$ 300,00 200,00 100,00 Unid.
4
Margem de contribuição
Entende-se por margem de contribuição a diferença entre o preço de venda e a soma das despesas e custos variáveis de um produto ou serviço. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO PREÇO DE VENDA CUSTOS VARIÁVEIS DESPESAS VARIÁVEIS
5
Exemplo de margem de contribuição
DEMONSTRAÇÃO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E DO RESULTADO DO PERÍODO R$ Receita total (preço de venda x quantidade vendida, líquido dos impostos 40.000,00 Total das despesas variáveis (5.000,00) Total dos custos variáveis (17.000,00) Margem de contribuição 18.000,00 Despesas fixas (2.000,00) Custos fixos (11.000,00) Lucros da empresa 5.000
6
Análise da margem de contribuição por produto
Quais são os produtos mais lucrativos? Qual o produto que mais contribui para a recuperação de despesas e custos fixos? Quais os produtos deficitários?
7
Exemplo Preço de venda: 260/t Qual o lucro da empresa nesse momento?
Suponhamos que uma indústria esteja operando no mercado brasileiro com as seguintes características: Capacidade de produção: t/ano Capacidade que atende a mercado nacional: t/ano Custos fixos de produção : ,00 / ano Custos variáveis de produção: 110,00/t Despesas fixas: ,00/ano Despesas variáveis: Comissões: 10,00/t Impostos: 15,00/t Preço de venda: 260/t Qual o lucro da empresa nesse momento?
8
Exemplo Surge agora uma oportunidade de uma venda ao exterior de t, mas pelo preço de 180,00/t. Deve a empresa aceitar, mesmo sabendo que nessa hipótese não teria os impostos de vendas?
9
Mix de produção Qual o produto cuja produção e venda devem ser incrementadas? Quais produtos devem ser eliminados? Qual o valor dos descontos que podem ser concedidos?
10
Margem de contribuição por produto
MODELO DO APARELHO MAXLUX MEDCARE POP Preço de venda por unidade 900 600 400 (-) Despesas variáveis de cada unid. Comissão de vendedores 50 30 20 Impostos 100 Assistência técninca 10 5 (-) Custos variáveis de produção Materiais e matérias-primas 290 130 115 Materiais de embalagem Mão de obra direta 220 170 160 Total das despesas e custos variáveis 720 340 Margem de contribuição em r$ 180 200 60 Margem de contribuição em % 20% 33,3% 15,0%
11
Margem de contribuição por departamentos
DIVISÃO DE NEGÓCIOS MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TRANSPORTE TERRESTRE 29,4% TRANSPORTE MARÍTIMO 58,8% TRANSPORTE AÉREO 11,8% TOTAL DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 100% (-) DESPESAS E CUSTOS FIXOS ( ) = RESULTADO ANTES DO IR R CSLL (-) PROVISÃO DO IR E CSLL (POR EXEMPLO 30%) ( ) LUCRO APÓS TRIBUTOS
12
Margem de contribuição por fator limitativo da produção
Devo analisar sempre que houver qualquer restrição ao uso dos fatores produtivos; Ex: O produto MEDCARE, é o produto com maior margem de contribuição, e se houver uma maior procura desse produto, devo aumentar a minha produção?
13
Exemplo Quantidade de produção e vendas no mês, em unidades:
MAXLUX: 1.000 MEDCARE: 2.500 POP: 4800 Custos e despesas fixas no mês: R$ ,00 Quantidade do produto MAXLUX não atendido: 1800 Quantidade que poderiam ser fabricadas e vendidas desse aparelho: 800
14
Lucro priorizando o MEDCARE
MODELO DO APARELHO MAXLUX MEDCARE POP MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 180,00 20% 200,00 33,3% 60,00 15% QUANTIDADE PRODUZIDA E VENDIDA 1000 2500 4800 MARGEM DE CONTRIB. POR PRODUTO TOTAL DA MARGEM DE CONTRIB. (-) CUSTOS E DESPESAS FIXAS ( ) LUCRO DO MÊS
15
Fator de restrição Capacidade máxima de horas máquina, para os produtos MAXLUX e MEDCARE DE horas mensais. Gasto de horas máquina por produto: MAXLUX – 4 horas MEDCARE – 6 horas
16
Margem de contribuição por hora máquina
MAXLUX: ____MARGEM DE CONTRIB = /4 = 45,00 HORA-MÁQUINA DE PROD. MEDCARE: ____MARGEM DE CONTRIB = /6 = 33,33 QUAL PRODUTO PRIORIZAR?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.