A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Verbal e Linguagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Verbal e Linguagem"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Verbal e Linguagem
Leigos, Filósofos, psicólogos etc: fala e linguagem como diferente de outros comportamentos, o que nos distingue dos animais. Falar – comportamento operante. Um dos tipos de comportamento verbal (noção que substitui muitas ideias tradicionais sobre fala e linguagem)‏ O que é comportamento verbal? Comunicação – comportamento de um organismo gera estímulos que afetam o comportamento de outro organismo. Alarme de animais – padrão fixo de ação, depende do antecedente. (não é verbal)‏ Todo cpto verbal é comunicação. Nem toda comunicação é cpto verbal (depende de consequências)‏ Fala – comportamento operante. Falar tem consequências - “me passe o sal?” (ocorre no contexto em que é reforçado)‏ A comunidade verbal – pessoas que ouvem e reforçam verbalizações uma das outras Falante e ouvinte – necessários no comportamento verbal O episódio verbal – (pg 128)‏ Reforço do comportamento verbal – dispensado pelo ouvinte (reforço social e condicionado)‏ Modelagem da troca de papéis durante uma conversa – mães desempenham papel de ouvintes das vocalizações de crianças Exige apenas reforçamento intermitente. Menos reforço para se manter do que para se modelar. Papel do ouvinte: fundamental para aquisição de comportamento verbal. Ouvintes – participantes da cultura Modelagem do papel de ouvinte (pais e filhos)‏

2 Exemplos (claramente verbais ou não verbais)‏
Importância da História – falar/ouvir em outra língua? Gestos e Linguagens de sinais – comportamento verbal não precisa ser vocal e pode ser escrito. Animais não humanos – gato mia – recebe comida: é comportamento verbal? Somos comunidade verbal? Trocamos de papel – falante ouvinte? Chipanzés e linguagem de sinais – claramente comportamento verbal Linguagem exclusiva do humano? (fala é exclusiva), comportamento verbal não Falar consigo próprio – falante e ouvinte podem ser a mesma pessoa? Auto-instrução (pensar ou falada) é comportamento verbal se alterar meu comportamento como “ouvinte”. Cantar, poesias, por “prazer” – não é verbal (não tem ouvinte). Nem todo vocal é verbal Comportamento verbal versus Linguagem (fig pg 135)‏ Linguagem – conjunto de palavras e regras. Uso de linguagem como instrumento – mentalismo (como que isso causa a fala?)‏ Unidades Funcionais e Controle de Estímulos: separam comportamento verbal do conceito tradicional de linguagem e fala Operantes verbais como unidades funcionais: independem da variabilidade na estrutura da linguagem: (passa o sal?, me dê o sal, por favor vc poderia pegar o sal?, apontar para o sal)‏ Relaciona-se a controle de estímulos: contextos onde o comportamento verbal ocorre ex: contexto para dizer “água”.

3 Significado (o que significa significado?) (uso ou função)‏
Filosofia e psicologia: cachorro – mamífero de quatro pernas que late – palavra no lugar do cachorro real Formas: falado, escrito, ouvido, visto – símbolos ligados a “representação” Análise do comportamento: o contexto determina o significado do comportamento verbal, diferentes formas/símbolos são equivalentes / mesma classe. Consequências e contexto: Rato pressiona barra e recebe alimento. Pessoa diz “comida” e recebe alimento. Dizer “por favor” pois apenas assim obtém reforçamento Mandos: ordens, pedidos, perguntas conselhos – especificam qual é o reforçador Tactos: ocorrem sob um contexto específico. (opiniões, observações, descrições)‏ Conhecimento científico e comportamento verbal Ciência – comportamento operante controlado por contexto e consequência. Verdades científicas validadas socialmente e pela utilidade Ciência compreendida dentro do contexto do seu tempo e cultura. Gramática e Sintaxe: onde se localizam as regras? (dentro das pessoas?) - estão no comportamento verbal do observador (verbalização das regras). Recebemos reforço por segui-las Resumo: Comportamento verbal: falante e ouvinte (que reforça) – da mesma comunidade verbal. Começa na imitação e modelado por consequências (pais). Gestos, sinais = cpto verbal. Unidades e contexto. Mandos e Tactos.

4 Revisão: Quais relações entre teoria da evolução e do reforço? Como é o processo de seleção natural? Reflexos e padrões fixos de ação: similaridades e diferenças Relação entre mentalismo e explicações históricas Relação entre controle e coerção Punição funciona? Como e porque usa? (como se estuda?) Qual o primeiro efeito colateral da punição? Reforçamento negativo e fuga? É possível aprender assim? Qual é mais efetivo? R + ou R - ? Quais efeitos? Relação entre fuga e esquiva? Qual o “mistério” da esquiva? (mentalismo) relacionado à patologias Quais são outros efeitos colaterais da punição? Como análise do comportamento aborda o conhecimento? Relação entre mentalismo e conhecimento Como se aprende auto-conhecimento? Quais dificuldades? Como se relacionam os estímulos públicos e privados? Qual relação entre comportamento verbal e comunicação? O que define comportamento verbal? Como é modelado o papel de falante e ouvinte? Como se analisa o comportamento verbal?


Carregar ppt "Comportamento Verbal e Linguagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google