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Qual o seu negócio? Hermano Perrelli de Moura www.di.ufpe.br/~hermano Informática, UFPE.

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1 Qual o seu negócio? Hermano Perrelli de Moura Informática, UFPE

2 Da concepção à execução do negócio... Idéia de negócioIdéia de negócio PlanejamentoPlanejamento MontagemMontagem GestãoGestão

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4 Fontes de Idéias –Universidades e institutos de pesquisa. –Olhar nas ruas. –Idéias que deram certo em outros lugares. –Experiência enquanto consumidores. –Mudanças demográficas e sociais. –Caos econômico, crises, atrasos. –Como usar as capacidades e habilidades pessoais. –Franquias. –Revistas e publicações da área.

5 Fontes de Idéias (cont.) –Negócios existentes. Pode haver excelentes oportunidades em negócios em falência. É lógico que os bons negócios são adquiridos por pessoas próximas (empregados, diretores, clientes, fornecedores). –Patentes. –Licença de produtos. –Feiras de comércio. –Ex-empregados. Grande número de negócios são iniciados por produtos ou serviços baseados em tecnologia e idéias desenvolvidas por empreendedores enquanto eles eram empregados de outros. –Consultoria. Dar consultoria pode ser uma fonte de idéias.

6 Idéias & Empresas Athens SolutionsAthens Solutions –desenvolvimento e venda de componentes de software IntellisysIntellisys –sistema de automação de clínicas baseado em sistemas especialistas de auxílio ao diagnóstico MediaTMediaT –CD-ROM para treinamento Oracle Sam & SamSam & Sam –CAD para design de jóias

7 Idéias & Empresas (cont.).edu.edu –software educativo LazerLazer –revista interativa on-line Ultimate CommerceUltimate Commerce –comércio eletrônico baseado em agentes VidaNetVidaNet –prontuário eletrônico baseado na Web MedImagemMedImagem –software para radiografia dental computadorizada

8 Idéias & Empresas (cont.) Recife Design TeamRecife Design Team –projetos compartilhados de hardware e software para controle de hotéis TecTour TecTour –sistema de informação para turismo baseado na Web e-planete-planet –comércio eletrônico de música BM InformáticaBM Informática –software para automação de padarias

9 Perfil Empreendedor

10 Empreendedores, quem são eles? (1) O empreendedor tem um modelo que o influencia.O empreendedor tem um modelo que o influencia. Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização.Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização. Trabalha sozinho.Trabalha sozinho. O fracasso é visto como um resultado.O fracasso é visto como um resultado. Energia.Energia. Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar um intervalo não ocupado por outros no mercado.Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar um intervalo não ocupado por outros no mercado.

11 Empreendedores, quem são eles? (2) Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz.Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz. Comprometimento. Ele crê no que faz. Orientado para resultados.Comprometimento. Ele crê no que faz. Orientado para resultados. Trabalhador incansável.Trabalhador incansável. Sonhador realista. É racional, mas usa também a parte direita do cérebro.Sonhador realista. É racional, mas usa também a parte direita do cérebro. Líder. Sistema próprio de relações com empregados. Líder de banda.Líder. Sistema próprio de relações com empregados. Líder de banda.

12 Empreendedores, quem são eles? (3) Orientado para resultado. Orientado para o futuro.Orientado para resultado. Orientado para o futuro. Dinheiro como uma das medidas de desempenho.Dinheiro como uma das medidas de desempenho. Rede de relações bem definida e gerenciada.Rede de relações bem definida e gerenciada. Conhecimento do negócio.Conhecimento do negócio. Cultiva a imaginação e aprende a definir visões.Cultiva a imaginação e aprende a definir visões. Traduz os seus pensamentos em ações.Traduz os seus pensamentos em ações.

13 Empreendedores, quem são eles? (4) Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões (aprender a aprender, pró-ativo). Fixador de metas.Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões (aprender a aprender, pró-ativo). Fixador de metas. Método próprio de aprendizagem. Aprende a partir do que faz. Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse. Aprendem indefinidamente.Método próprio de aprendizagem. Aprende a partir do que faz. Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse. Aprendem indefinidamente. Internalidade. Controle do comportamento das pessoas. Empresa é um sistema social que gira em torno do empreendedor.Internalidade. Controle do comportamento das pessoas. Empresa é um sistema social que gira em torno do empreendedor. Assume riscos moderados.Assume riscos moderados.

14 Empreendedores, quem são eles? (5) É inovador e criativo.É inovador e criativo. Alta tolerância à ambigüidade e incerteza.Alta tolerância à ambigüidade e incerteza.

15 O que muda na vida de quem passa de empregado para empreendedor? Horas trabalhadasHoras trabalhadas Insegurança quanto à renda mensalInsegurança quanto à renda mensal Mudança nas relações familiaresMudança nas relações familiares Maior responsabilidadeMaior responsabilidade As coisa param em mim. Tenho que tomar uma decisãoAs coisa param em mim. Tenho que tomar uma decisão Dirigir pessoasDirigir pessoas Lidar com ampla rede de pessoas. Gerenciar interdependência com fornecedores, clientes, etc.Lidar com ampla rede de pessoas. Gerenciar interdependência com fornecedores, clientes, etc. Lidar com a incerteza diáriaLidar com a incerteza diária Novo estilo de vidaNovo estilo de vida Ego está vinculado ao negócioEgo está vinculado ao negócio O status social está vinculado ao negócioO status social está vinculado ao negócio

16 Plano de Negócios Ou de como iniciar a estruturação da sua empresa de informática

17 O que é o PN? é um exercício de planejamentoé um exercício de planejamento deve ser desenvolvido em bases realísticasdeve ser desenvolvido em bases realísticas viabilidade do negócioviabilidade do negócio conclusão pode ser pela suspensão do empreendimentoconclusão pode ser pela suspensão do empreendimento instrumento para apresentação a sócios, investidores e financiadoresinstrumento para apresentação a sócios, investidores e financiadores

18 Por que fazer o PN? um exercício de reflexão sobre pontos vitais do empreendimento:um exercício de reflexão sobre pontos vitais do empreendimento: –o negócio –o contexto mercadológico –percepção gerencial –habilidade em lidar com vários assuntos (técnicos e legais) –vencer barreiras no relacionamento interpessoal

19 Apresentação do PN apresentação oralapresentação oral apresentação escritaapresentação escrita apresentação remotaapresentação remota

20 Informações para elaboração do PN livros, revistas, jornais, documentoslivros, revistas, jornais, documentos visitas e contatos com empresáriosvisitas e contatos com empresários associações de classeassociações de classe associações de pessoasassociações de pessoas organizações de apoio a pequenas e microempresasorganizações de apoio a pequenas e microempresas internetinternet congressos, palestras, etccongressos, palestras, etc

21 O que deve constar no PN? todas as questões relacionadas com o seu empreendimentotodas as questões relacionadas com o seu empreendimento deve ser:deve ser: –completo –claro –consistente –utilizar uma linguagem simples

22 O PN pode ser utilizado como... guia de implantação da sua empresaguia de implantação da sua empresa referência para pessoas de diversas áreasreferência para pessoas de diversas áreas meio de obtenção de financiamentosmeio de obtenção de financiamentos instrumento para atrair parceiros para o negócioinstrumento para atrair parceiros para o negócio instrumento de negociação interna e externainstrumento de negociação interna e externa referência para divulgação empresarialreferência para divulgação empresarial

23 Estrutura de um PN Os EmpreendedoresOs Empreendedores Plano OrganizacionalPlano Organizacional Plano de MarketingPlano de Marketing Plano de VendasPlano de Vendas Plano de DesenvolvimentoPlano de Desenvolvimento Plano FinanceiroPlano Financeiro ReferênciasReferências

24 Capa & Resumo Executivo CapaCapa –nome da empresa, endereço da empresa, logo, nomes e endereços dos proprietários, mês e ano em que foi feito o PN, nome do autor Resumo ExecutivoResumo Executivo –2 a 3 páginas

25 Os Empreendedores Perfil individualPerfil individual MotivaçãoMotivação CV [como anexo]:CV [como anexo]: –formação –experiência profissional –sociedades profissionais & prêmios –habilidades especiais

26 Plano Organizacional Descrição do negócioDescrição do negócio Produtos ou serviçosProdutos ou serviços Gerenciamento & pessoasGerenciamento & pessoas Estrutura legalEstrutura legal LocalizaçãoLocalização ContabilidadeContabilidade SegurosSeguros SegurançaSegurança

27 Plano de Marketing Ambiente do negócioAmbiente do negócio Definição do produtoDefinição do produto Características técnicas do produtoCaracterísticas técnicas do produto Análise de mercado [mercado alvo]Análise de mercado [mercado alvo] Avaliação contínua do mercado [tendências]Avaliação contínua do mercado [tendências] Análise da concorrênciaAnálise da concorrência

28 Plano de Vendas Estratégia geral de vendas [metas]Estratégia geral de vendas [metas] Distribuição [métodos]Distribuição [métodos] Política de preçosPolítica de preços PrecificaçãoPrecificação Propaganda e promoçãoPropaganda e promoção Serviços de pós-venda e de garantiaServiços de pós-venda e de garantia

29 Plano de Desenvolvimento Estágio atual do desenvolvimento [protótipo]Estágio atual do desenvolvimento [protótipo] Esforço necessárioEsforço necessário CronogramaCronograma Plano de gestão dos riscosPlano de gestão dos riscos

30 Plano Financeiro Investimento inicialInvestimento inicial Despesas fixasDespesas fixas Despesas variáveisDespesas variáveis Projeções semestrais para um período de 3 anosProjeções semestrais para um período de 3 anos Projeção do fluxo de caixaProjeção do fluxo de caixa Resultado financeiro projetadoResultado financeiro projetado

31 Gestão de Riscos e Oportunidades Identificação dos riscosIdentificação dos riscos Gerenciamento dos riscosGerenciamento dos riscos Identificação das oportunidadesIdentificação das oportunidades Gerenciamento das oportunidadesGerenciamento das oportunidades

32 Anexos CV dos sócios-proponentesCV dos sócios-proponentes Estado financeiro dos sócios-proponentesEstado financeiro dos sócios-proponentes Cartas de referênciaCartas de referência ContratosContratos Documentos legaisDocumentos legais Pesquisas de mercadoPesquisas de mercado

33 Observações Gerais Sumário/conteúdo é essencialSumário/conteúdo é essencial Tem que ser bonito e limpoTem que ser bonito e limpo Deve conter número das páginasDeve conter número das páginas Divisão clara e consistente em seções e subseçõesDivisão clara e consistente em seções e subseções Nada de achismosNada de achismos Tamanho: varia com a natureza do negócioTamanho: varia com a natureza do negócio 1-3% recebem aporte financeiro1-3% recebem aporte financeiro

34 Onde obter mais informações... Projeto Mirante: Mirante: Empreendimentos em Informática: em Informática: Recife BEAT: BEAT:

35 Qual o seu negócio? Hermano Perrelli de Moura Informática, UFPE


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