A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Paulo Pavarini Raj, PhD março 2009. Autoconsciência - É a competência de analisar com objetividade suas emoções. E de se manter atento ao que acontece.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Paulo Pavarini Raj, PhD março 2009. Autoconsciência - É a competência de analisar com objetividade suas emoções. E de se manter atento ao que acontece."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Paulo Pavarini Raj, PhD março 2009

2 Autoconsciência - É a competência de analisar com objetividade suas emoções. E de se manter atento ao que acontece. Isso inclui acompanhar a maneira como você reage a situações específicas e a certas pessoas. Autocontrole - É a aptidão de usar a percepção de seus sentimentos para manter-se flexível e direcionar de modo positivo seu comportamento. Isso significa controlar suas reações emocionais diante de todas as situações e pessoas. Consciência social - É a capacidade de perceber o que as outras pessoas estão sentindo e o que está de fato acontecendo. Isso quase sempre significa entender o que os outros estão pensando ou sentindo, mesmo que você não se sinta da mesma forma. Administração de relacionamentos - É a habilidade de usar a consciência de suas emoções e das emoções dos outros para interagir com sucesso. Ter clareza dos sentimentos que norteiam as relações interpessoais facilita a comunicação e permite lidar com os conflitos de maneira eficaz.

3 AutoconsciênciaAutocontrole Consciência social Administração de relacionamentos Sujeito Outros TodoPartes Competência pessoal Competência social O que vejoO que faço

4 Intensidade dos sentimentos FELIZTRISTEZANGADOAMEDRON- TADO ENVERGO- NHADO AltaAlegre Excitado Regozijado Vibrante Deprimido Decepcionado Solitário Magoado Furioso Raivoso Irritado Perturbado Aterrorizado Horrorizado Apavorado Petrificado Pesaroso Arrependido Vergonhoso Desprezível MédiaContente Animado Prazeroso Feliz Melancólico Desanimado Angustiado Pesaroso Contrariado Exasperado Furioso Aborrecido Assustado Ameaçado Inseguro Chocado Contrito Caluniado Furtivo Culpado SuaveAlegre Satisfeito Divertido Disposto Mal-humorado Descontente Insatisfeito Perdido Incomodado Irritado Melindrado Desconcertado Apreensivo Nervoso Ansioso Tímido Desapontado Decepcionado

5 Monitore os pensamentos e sinais físicos que acompanham uma sensação específica. Não os sentimentos em si, mas os pensamentos e sensações que surgem no processo: Você transpira? Seu coração bate acelerado? Você é tenso? Seus pensamentos disparam? Sua garganta se contrai? Você tem visão-túnel (que não vê a lateral)? Você perde a memória? Você treme? Sente-se dormente?

6 Use estratégias que ajudem você a controlar suas reações diante de situações com forte carga emocional. Tente as seguintes ações neste momento: Ouça - Durante conversas difíceis, deixe sempre os outros terminarem de falar, mesmo se demorar. Isso acalma a outra pessoa, diminui as chances de um julgamento precipitado e lhe dá tempo para pensar no que fazer. Distancie-se - Visualize a situação como se ela estivesse acontecendo com você. Imagine que você está vendo isso em um filme: o que recomendaria ao personagem principal (você) para obter os melhores resultados? Um olhar objetivo o ajudará a pensar com clareza, diminuindo a probabilidade de ser levado pelas emoções. Respire - Quando tudo mais falhar, respire fundo! Se estiver feliz, triste, ansioso ou zangado, concentre-se por meio de respirações regulares, profundas e ritmadas que relaxarão seu corpo e desanuviarão sua mente. Quando sua mente clareia, você aumenta sua capacidade de perceber e escolher o melhor curso de ação.

7 Quando estiver rodeado de pessoas, dedique-se a observar, perguntar e ouvir. Quando estiver na companhia de outra pessoa, direcione seus pensamentos de acordo com a perspectiva dela. Tente evitar que seus próprios pensamentos e sentimentos atrapalhem a interação. Você se surpreenderá com o que perceberá sobre os outros quando sua mente estiver mais concentrada neles do que em você.

8 Tente descobrir o papel que as emoções exercem em seus relacionamentos com as outras pessoas. Compreenda que as emoções influenciam cada interação entre duas pessoas. Se o estado de espírito estiver bom ou ruim, excitado ou entediado, pense como isso está sendo influenciado pela "troca" entre você e a outra pessoa.


Carregar ppt "Prof. Paulo Pavarini Raj, PhD março 2009. Autoconsciência - É a competência de analisar com objetividade suas emoções. E de se manter atento ao que acontece."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google