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Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.

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1 Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE

2 Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora de Políticas e Programas Educacionais Fernanda Scaciota Simões da Silva Coordenador Estadual do PDE Cassiano Roberto Nascimento Ogliari

3 II Seminário Integrador Turma PDE 2010

4 Produção Didático-Pedagógica PDE Didático-Pedagógica PDE

5 A Produção Didático-Pedagógica está pautada na necessidade de o Professor PDE organizar sua intervenção na Escola a partir de um “saber pedagógico”.

6 Saber que: Reconhece a especificidade do trabalho Reconhece a especificidade do trabalho Reconhece a identidade do professor Reconhece a identidade do professor Direciona sua ação Direciona sua ação Traduz diferentes formas de ver a realidade. Traduz diferentes formas de ver a realidade.

7 Que saber é esse? (SOL)

8 O que é Produção Didático- Pedagógica? É a elaboração do Professor PDE ao organizar um material didático, enquanto estratégia/metodologia, que sirva aos propósitos de seu Projeto de Intervenção Pedagógica.

9 A Produção Didático-Pedagógica do PDE Materializa o saber pedagógico Materializa o saber pedagógico Consolida a relação entre o fazer e o pensar Consolida a relação entre o fazer e o pensar Expressa a práxis pedagógica Expressa a práxis pedagógica

10 ParticularidadesDeve: Estar vinculada ao Projeto de Intervenção Pedagógica Estar vinculada ao Projeto de Intervenção Pedagógica Corresponder com clareza ao público a que se destina Corresponder com clareza ao público a que se destina Ter como subsídio o aprofundamento teórico do PDE Ter como subsídio o aprofundamento teórico do PDE

11 Ser viável para o contexto da Escola de implementação Ser viável para o contexto da Escola de implementação Ter linguagem, forma e conteúdo compatível com o público alvo Ter linguagem, forma e conteúdo compatível com o público alvo Ser possível de ser incorporada às Escolas públicas paranaenses Ser possível de ser incorporada às Escolas públicas paranaenses “Enriquece e qualifica a implementação na Escola”

12 Apoio para desenvolvimento da Produção Na página do PDE, no link Textos e Vídeos, Hora-Atividade, está disponível o Programa Produção Didático-Pedagógica. (assistir) assistir

13 Para a escolha do Formato da Produção O Professor PDE deve: O Professor PDE deve: Realizar pesquisa sobre as possibilidades de Produções Realizar pesquisa sobre as possibilidades de Produções Levar em consideração a realidade do contexto e o público/sujeitos da implementação Levar em consideração a realidade do contexto e o público/sujeitos da implementação

14 Para a seleção do conteúdo da Produção Aproveitar os Encontros de Orientação Aproveitar os Encontros de Orientação Os fundamentos de seu Projeto de Intervenção Os fundamentos de seu Projeto de Intervenção Os cursos Os cursos As inserções acadêmicas As inserções acadêmicas

15 Sugestões de Formatos

16 Unidade Didática Desenvolve apenas um tema, aprofundando-o de forma teórica e metodológica Desenvolve apenas um tema, aprofundando-o de forma teórica e metodológica Compreende um ou mais conteúdos da disciplina/área em foco Compreende um ou mais conteúdos da disciplina/área em foco Pode ser destinada aos professores ou alunos Pode ser destinada aos professores ou alunos Refere-se sempre ao espaço da ação docente. da ação docente.

17 Caderno pedagógico C omposto por várias Unidades Didáticas C omposto por várias Unidades Didáticas Centrado em um tema da disciplina/área específica Centrado em um tema da disciplina/área específica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica É obrigatório ter sugestões de atividades É obrigatório ter sugestões de atividades Pode ser individual ou em forma de coletânea

18 Caderno Temático C omposto por várias Unidades Didáticas C omposto por várias Unidades Didáticas Centrado em um tema da disciplina/área específica Centrado em um tema da disciplina/área específica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Sem propostas de atividades Sem propostas de atividades Pode ser individual ou em forma de coletânea Pode ser individual ou em forma de coletânea

19 Material Multimídia É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza-se de recursos multimídia É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza-se de recursos multimídia Centrado em um tema da disciplina/área Centrado em um tema da disciplina/área Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Pode ser individual ou em forma de coletânea Pode ser individual ou em forma de coletânea

20 Softwares Educativos É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza o ambiente virtual É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza o ambiente virtual Centrado em um tema da disciplina/área específica Centrado em um tema da disciplina/área específica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Deve ser individual Deve ser individual

21 Mapa É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza material gráfico com a representação reduzida em superfície plana, com técnicas cartográficas É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza material gráfico com a representação reduzida em superfície plana, com técnicas cartográficas Centrado em um tema/conteúdo da disciplina/área específica Centrado em um tema/conteúdo da disciplina/área específica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Deve ser individual Deve ser individual

22 Atlas É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza-se de coletânea de imagens cartográficas É a elaboração que, ao desenvolver a Unidade Didática, utiliza-se de coletânea de imagens cartográficas Centrado em um tema da disciplina/área específica Centrado em um tema da disciplina/área específica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Contém texto de fundamentação teórica e metodológica Pode ser individual ou em forma de coletânea Pode ser individual ou em forma de coletânea

23 Artigo Científico É a elaboração que sintetiza uma reflexão teórica É a elaboração que sintetiza uma reflexão teórica Centrado em um tema da disciplina/área específica Centrado em um tema da disciplina/área específica Não tem caráter metodológico Não tem caráter metodológico Deve ser estruturado seguindo as normas da ABNT Deve ser estruturado seguindo as normas da ABNT Deve ser individual Deve ser individual

24 Como entregar ao PDE ?

25 Roteiro – Ficha para Catálogo Ficha para CatálogoFicha para Catálogo – Apresentação – Procedimentos – Conteúdos de Estudo – Orientações – Proposta de Avaliação – Indicações Bibliográficas – Anexos

26 Os Anexos Contrato de Cessão Gratuita de Direitos Autorais (obrigatório) Contrato de Cessão Gratuita de Direitos Autorais (obrigatório)obrigatório Termo de Cessão de Pessoa Física para Pessoa Física (quando necessário) Termo de Cessão de Pessoa Física para Pessoa Física (quando necessário)quando necessárioquando necessário Parecer favorável assinado pelo Orientador (obrigatório) Parecer favorável assinado pelo Orientador (obrigatório)obrigatório

27 A Produção Didático-Pedagógica deve ser impressa e encadernada, inclusive com os Anexos. No caso de produções multimídias o Roteiro também deverá ser elaborado e impresso. É indispensável a entrega de cópia em CD ou DVD executável. O material impresso será identificado pela Ficha para Catálogo, não devendo ter capa ou folha de rosto. A inserção no SACIR é de responsabilidade de cada professor PDE, em arquivo pdf.

28 A entrega dos materiais em forma de coletânea (caderno Pedagógico, Caderno Temático, Material Multimídia ou Atlas) será individual, ou seja, cada professor encaminha o material como um todo, acrescentando, de forma individual somente seus anexos. Já na postagem virtual no SACIR cada professor postará apenas a sua Unidade Didática.

29 Coordenação PDE Cassiano Roberto Nascimento Ogliari Av. Àgua Verde, 2140 – Vila Izabel – 80.240-900 - Curitiba – PR Telefones: (41) 3340-1757 / 3340-1528 / 3340 -1723 e FAX: 3340-1737 www.pde.pr.gov.br E-mail Administrativo coordestpde@seed.pr.gov.br coordestpde@seed.pr.gov.br Pedagógico pde@seed.pr.gov.br pde@seed.pr.gov.br


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