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X SAIR Multimídia O CONHECIMENTO HISTÓRICO E A PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA M.1 Abertura: Os sentidos da história Capítulo 1: História: uma ciência em construção.

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1 X SAIR Multimídia O CONHECIMENTO HISTÓRICO E A PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA M.1 Abertura: Os sentidos da história Capítulo 1: História: uma ciência em construção Capítulo 2: A origem do homem e a evolução humana Resolução dos exercícios Slides Capítulo 3: A pré-história Capítulo 4: A origem dos povos americanos Animação: Pré-história PALAVRA DO AUTOR Trecho de filme: A guerra do fogo Mapa animado: Origens da agricultura e da pecuária Mapa animado: Primeiras cidades Mapa animado: Primeiras migrações

2 X SAIR Os sentidos da história

3 Capítulo 1 História: uma ciência em construção PASQUALE SORRENTINO/ SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK X SAIR

4 X SAIR O que é história? História: palavra de origem grega Deriva de hístor: sábio ou conhecedor. No século V a.C., Heródoto foi o primeiro a usar história no sentido que o empregamos atualmente, por isso ele é considerado o primeiro historiador. Historiador: profissional que se ocupa da produção do conhecimento histórico. 1 História: uma ciência em construção

5 X SAIR O estudo da história e as fontes históricas Documentos históricos constituem a matéria-prima para o trabalho dos historiadores. 1 História: uma ciência em construção RANGEL ESTUDIO/CID

6 X SAIR Documento histórico Qualquer objeto, criado pelo homem, capaz de transmitir ou conservar uma informação. Tipos de documentos históricos Documentos oficiais: leis, contratos, registros contábeis, registros de cartórios Documentos particulares: de empresas ou pessoais Publicações científicas Imprensa: livros, revistas e jornais Letras de música Inscrições em monumentos Dados estatísticos Pinturas, esculturas, construções Filmes, vídeos, fotografias, discos Roupas, chapéus, calçados, utensílios domésticos Joias, moedas 1 História: uma ciência em construção

7 X SAIR O tempo e a história Tempo cronológico: normalmente é visto como algo fluido, uma linha na qual os fatos se sucedem. Tempo histórico: medida da compreensão dos eventos e das sociedades Historiador lida com a duração. Diferentes tempos históricos podem coexistir. Processo histórico: o que permanece e o que muda ao longo do tempo, e como esses elementos se combinam. No Brasil, por quanto tempo os povos indígenas viveram da caça, coleta e agricultura? Que tipo de organização social essa economia gerou? O que ocorreu quando os portugueses chegaram aqui? 1 História: uma ciência em construção

8 X SAIR PRÉ-HISTÓRIA ANTIGA A periodização ocidental da história 1 História: uma ciência em construção Cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Surgimento dos primeiros representantes do gênero Homo Cerca de 4 mil anos atrás. Uso dos metais IDADE Ano 1. Nascimento de Cristo Cerca de 6 mil anos atrás. Invenção da escrita Cerca de 190 mil anos atrás. Surgimento da espécie Homo sapiens Cerca de 10 mil anos atrás. Desenvolvimento da agricultura

9 X SAIR A periodização ocidental da história 1 História: uma ciência em construção HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE CONTEMPORÂNEA 476 Queda do Império Romano do Ocidente 1453 Tomada de Constantinopla 1789 Revolução Francesa

10 X SAIR PASQUALE SORRENTINO/ SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Capítulo 2 A origem do homem e a evolução humana

11 X SAIR A origem do homem Teoria da evolução (Darwin): organismos simples evoluíram para organismos mais complexos. Criacionismo: mundo criado por Deus (relato bíblico) 2 A origem do homem e a evolução humana

12 X SAIR 2 A origem do homem e a evolução humana As etapas da evolução humana Hominídeos Família que inclui os gêneros Sahelanthropus, Australopithecus e Homo. Representantes Sahelanthropus tchadensis: 7 milhões a 6 milhões de anos atrás Orrorin tugenensis: 6 milhões de anos atrás Australopithecus: 4,5 milhões a 2 milhões de anos atrás Acredita-se que tanto o S. tchadensis quanto o O. tugenensis já caminhavam sobre dois pés.

13 X SAIR 2 A origem do homem e a evolução humana As etapas da evolução humana Homo habilis Primeiro hominídeo do gênero Homo Viveu por volta de 2,4 milhões a 1,5 milhão de anos atrás. Fabricava instrumentos grosseiros de pedra. Provavelmente desenvolveu linguagem rudimentar.

14 X SAIR 2 A origem do homem e a evolução humana As etapas da evolução humana Homo erectus Descendente do Homo habilis Viveu há 1,8 milhão de anos. Saiu da África e alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania. Foi o descobridor do fogo. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos. Cobria o corpo com peles de animais. Tinha uma linguagem mais elaborada.

15 X SAIR 2 A origem do homem e a evolução humana As etapas da evolução humana Homo neanderthalensis Provável descendente do Homo erectus Viveu há 230 mil anos. Criou ferramentas e armas sofisticadas. Enterrava seus mortos com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos ainda inexplicados.

16 X SAIR 2 A origem do homem e a evolução humana As etapas da evolução humana Homo sapiens Descendente do Homo erectus Surgiu há cerca de 100 mil anos. Trata-se do homem moderno, a espécie a que pertencemos.

17 X SAIR PALEOLÍTICO Homo habilis 2 A origem do homem e a evolução humana Os períodos da pré-história Homo erectus 2,5 milhões de anos1,8 milhão de anos Pedra trabalhada de um lado Uso do fogo GIUSEPPE GIORCELLI/ CID LEA LEVI/CID

18 X SAIR NEOLÍTICO 2 A origem do homem e a evolução humana Os períodos da pré-história Homo neanderthalensis Homo sapiens 230 mil anos100 mil anos10 mil a.C.8 mil a.C.6 mil a.C.4 mil a.C. Arpão de osso Estatueta de cerâmica da deusa da fertilidade Surgimento da escrita Vaso de cerâmica WERNER FORMAN/ AKG-IMAGES-LATINSTOCK HERITAGE IMAGES/ OTHER IMAGES CID

19 X SAIR Clique na imagem abaixo para ver a animação. Pré-história 2 A origem do homem e a evolução humana

20 PASQUALE SORRENTINO/ SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK X SAIR Capítulo 3 A pré-história

21 X SAIR O Paleolítico: A guerra do fogo 3 A pré-história Clique na imagem abaixo para ver o trecho do filme. 20TH CENTURY FOX FILM/EVERETT COLLECTION/KEYSTONE Duração: 2min20s

22 X SAIR Pintura rupestre na caverna de Lascaux, França, cerca de 15 mil anos a.C. A transição mesolítica CID 3 A pré-história

23 X SAIR A revolução neolítica Identificação dos animais de caça e das plantas comestíveis ou úteis no tratamento de doenças Construção de canoas, jangadas e barcos, importantes para as migrações Polimento de instrumentos de pedra, o que criou peças mais duráveis que as usadas anteriormente. Desenvolvimento de crenças religiosas 3 A pré-história Período Neolítico: início em cerca de 10 mil anos a.C.

24 X SAIR Agricultura: fonte estável de alimentos Fixação em áreas mais férteis, em aldeias de casas de madeira, pedra, barro ou adobe (tijolo de barro) Domesticação de animais e pastoreio As transformações agrícolas tiveram início no Crescente Fértil. A descoberta da agricultura (c mil a.C.) 3 A pré-história

25 X SAIR Clique na imagem abaixo para ver o mapa animado. Origens da agricultura e da pecuária (8000 a.C. – 3000 a.C.) 3 A pré-história

26 X SAIR A vida nas aldeias neolíticas Comunidade de poucas famílias extensas clãs Clã antepassado comum Tribo vários clãs Anciãos: chefes de família administrar conflitos. Patriarca: líder religioso e político; devia proteger a comunidade dos ataques de grupos rivais, que investiam contra as aldeias em busca de alimentos e de animais domesticados. 3 A pré-história

27 X SAIR A vida nas aldeias neolíticas Cultivo dos campos (colheita coletiva) trigo e cevada Divisão do trabalho: diferenciação entre as tarefas dos homens e as das mulheres; não há trabalhadores especializados. Economia: de subsistência (poucos excedentes) Criação: cabras, porcos e bovinos Fabricação de vestimentas: linho e lã 3 A pré-história

28 X SAIR As condições para a formação das cidades Aldeias: cercadas de muros de proteção Conhecimento do regime das chuvas e das estiagens Drenagem dos pântanos para ampliar as áreas de cultivo. Construção de diques e canais de irrigação Novas técnicas de plantio: arado semeador Agricultura irrigada + avanços tecnológicos Aumento na produção de alimentos Excedentes em grande escala 3 A pré-história

29 X SAIR As condições para a formação das cidades Crescimento das colheitas Melhores condições de sobrevivência Crescimento populacional Camponeses: dedicados apenas ao cultivo Troca: excedentes agrícolas x arados e outros objetos Comércio escambo (troca de produtos) 3 A pré-história

30 X SAIR Primeiras cidades (8000 a.C a.C.) Clique na imagem abaixo para ver o mapa animado. 3 A pré-história

31 X SAIR A Idade dos Metais Instrumentos de pedra substituídos por metal: cobre, bronze e ferro Metalurgia artesanato (arados, enxadas e foices mais resistentes) Aperfeiçoamento das atividades agrícolas Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha SANCHEZ MILLAN/CID 3 A pré-história

32 X SAIR O campo e a cidade: divisão do trabalho e desigualdade Organização urbana especialização do trabalho Divisão da população: produtores de alimentos especialistas das mais variadas funções intensificação do comércio Organização do campo: famílias com melhores lotes de terra x famílias com trechos áridos Trabalho no campo: produção para o próprio sustento e para os habitantes das cidades 3 A pré-história

33 X SAIR A formação do Estado Estruturação do poder político coordenação de obras de interesse coletivo: diques e canais de irrigação, regulamentação do comércio Primeiros governantes do Crescente Fértil reis-sacerdotes Reis-sacerdotes substituídos por chefes políticos que não exerciam funções religiosas. Rei designado representante máximo da divindade e responsável pela exploração das terras. Aparecimento da propriedade privada elite ligada aos reis e aos sacerdotes passou a se apropriar de uma parte das colheitas, assim como das terras produtivas. União de cidades ou Estados origina impérios grandes civilizações da Antiguidade. 3 A pré-história

34 X SAIR PASQUALE SORRENTINO/ SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Capítulo 4 A origem dos povos americanos

35 X SAIR Primeiras migrações (1 milhão - 15 mil anos atrás) 4 A origem dos povos americanos Clique na imagem abaixo para ver o mapa animado.

36 X SAIR Sítios arqueológicos no Brasil Grutas de Lagoa Santa (MG) Datação: cerca de 11 mil anos Achados: homem de Lagoa Santa (esqueletos; ) Estudos recentes: Luzia 4 A origem dos povos americanos Crânio de Luzia e possível reconstituição de seu rosto GREGG NEWTON/REUTERS/NEWSCOM

37 X SAIR Sítios arqueológicos no Brasil Parque Nacional da Serra da Capivara, com mais de 250 sítios arqueológicos (entre eles, o Boqueirão da Pedra Furada) Datação: cerca de 20 mil anos Achados: 30 mil pinturas rupestres Estudos recentes: segundo a arqueóloga Niède Guidon, os restos de fogueiras encontrados nos sítios têm mais de 50 mil anos. Pintura rupestre em São Raimundo Nonato, Piauí 4 A origem dos povos americanos FABIO COLOMBINI

38 X SAIR Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato 4 A origem dos povos americanos Boqueirão da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

39 X SAIR A pré-história americana Período Paleoíndio: instrumentos de pedra talhada, utensílios de osso de mastodonte, mamute, bisão e camelídeos Período Arcaico: caçadores; pontas de flecha de duas faces, facas e instrumentos de pedra com técnica aperfeiçoada 1. Sítio arqueológico de Monte Verde (Chile): artefatos de madeira, plantas medicinais, ferramentas, pedaços de carne e osso de mastodonte, além de pegadas humanas. Estima-se que esses fósseis tenham datação entre anos e anos. 2. Patagônia (sul da Argentina): pinturas rupestres, pontas de lança e restos de fogueiras, evidenciando a chegada ao local há bem mais de anos. Esses habitantes provavelmente praticavam a pesca e a coleta de mariscos; supõe-se que usavam a carne do lobo-marinho para a alimentação e sua pele para construir embarcações e confeccionar agasalhos. 4 A origem dos povos americanos

40 X SAIR A pré-história americana Períodos Formativo, Clássico e Pós-Clássico: surgem atividades como a agricultura e a cerâmica e ocorre a concentração das comunidades em aldeias, como as da região amazônica Características: coleta sistemática de vegetais; sedentarização e urbanismo incipiente; confecção de cerâmica, cestaria, tecidos e artefatos de pedra associados à agricultura Economia agrícola: consolidada entre 3000 a.C. e 1500 a.C.; aproveitamento de espécies vegetais autóctones (milho, batata, abóbora, cacau, mandioca, girassol e outras) graças a técnicas como irrigação, cultivo em terraços escalonados e fertilização Criação: lhamas e alpacas 4 A origem dos povos americanos

41 X SAIR Sambaquis sítios arqueológicos com vestígios da ocupação humana, como pedras, sepulturas, fogueiras, restos de alimentos e recipientes de barro não cozido Há cerca de 10 mil anos paleoíndios mudaram-se para o litoral em busca de alimentação abundante. Além de caçar e coletar frutos silvestres, eles passaram a consumir especialmente moluscos e crustáceos. Esses povos construíam suas casas nas praias, onde descartavam conchas, armazenavam alimentos e enterravam os mortos. A pré-história americana: os povos dos sambaquis 4 A origem dos povos americanos

42 PASQUALE SORRENTINO/ SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK X SAIR Navegando no módulo

43 X SAIR PRÉ-HISTÓRIA CONTINUIDADES RUPTURAS HISTÓRIA PALEOLÍTICO CAÇA, COLETA NOMADISMO BANDO NEOLÍTICO REVOLUÇÃO AGRÍCOLA SEDENTARIZAÇÃO TRIBOS, CLÃS IDADE DOS METAIS REVOLUÇÃO URBANA DIVISÃO DO TRABALHO GRUPOS E CLASSES SOCIAIS Navegando no módulo

44 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Adaptação e consultoria: Professor Diogo Martins de Santana Revisão: Lara Milani (coord.), Adriana B. dos Santos, Alexandre Sansone, Amanda Ramos, Anderson Félix, André Annes Araujo, Aparecida Maffei, David Medeiros, Greice Furini, Maria Fernanda Neves, Renata Tavares Diagramação: Adailton Brito de Souza, Gustavo Sanches, Keila Grandis, Marlene Moreno, Valdei Prazeres, Vicente Valenti Cartografia: Alessandro Passos da Costa, Anderson de Andrade Pimentel Imagens: © guerra do fogo/ Belstar Productions, Ciné Trail, Famous Players, International Cinemedia Center, Royal Bank, Stéphan Films/ Jean-Jacques Annaud VÍDEOS Palavra do autor Produção: Estúdio Moderna Produções Edição: 3D LOGIC MULTIMÍDIA Consultoria: Professor Diogo Martins de Santana Edição: Daniel Lima, Luciana Scuarcialupi, Raphael Prado Revisão técnica: Professora Thaís Rocha da Silva Produção: Cricket Design Locução: Núcleo de Criação © 2009, Grupo Santillana/Sistema UNO Uso permitido apenas em escolas filiadas ao Sistema UNO Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida, de qualquer forma, em qualquer mídia, seja eletrônica, química, mecânica, óptica, de gravação ou de fotocópia, fora do âmbito das escolas do Sistema UNO. A violação dos direitos mencionados constitui delito contra a propriedade intelectual e os direitos de edição. GRUPO SANTILLANA Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo SP – Brasil – CEP Vendas e Atendimento: Tel.: (11) Fax: (11) FIM X SAIR PASQUALE SORRENTINO/ SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK

45 X SAIR X SAIR HISTÓRIA M.1 O CONHECIMENTO HISTÓRICO E A PRÉ-HISTÓRIA

46 X SAIR 1 ENEM – HISTÓRIA M.1 Disponível em:. Acesso em: 14 jun (Adaptado.)

47 X SAIR A partir da análise da tabela anterior, é correto afirmar que: a) Os diferentes minerais utilizados em períodos diversos ilustram a vida do homem na pré-história. b) A pré-história se caracteriza pelo uso exclusivo da pedra para a confecção de ferramentas. c) O termo pré-história refere-se à época em que os documentos escritos não existiam. d) Os períodos da pré-história são determinados a partir das diferenças tecnológicas encontradas nos vestígios arqueológicos. e) As diferenças entre os instrumentos de caça utilizados na pré-história revelam as diferentes necessidades do homem em cada período. RESPOSTA: D Observando a tabela, é possível perceber um aperfeiçoamento das técnicas de fabricação de instrumentos. Essas transformações correspondem a um determinado período de tempo. ENEM – HISTÓRIA M.1

48 X SAIR 2Texto 1 A escrita cuneiforme, originária do sul da Mesopotâmia, parece ter sido inventada pelos sumérios. É a mais antiga língua humana escrita conhecida. A sua invenção deveu-se às necessidades de administração daquele povo, ou seja: cobrança de impostos, registro de cabeças de gado, medidas de cereais etc. Disponível em:. Acesso em: 13 jun (Adaptado.) Texto 2 A partida de Belém foi, como Vossa Alteza sabe, segunda-feira 9 de março. E sábado, 14 do dito mês, entre as 8 e 9 horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grande Canária. (...) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, benfeitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. (...) Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim, nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel em 1 o de maio de Em: Carta a El Rei D. Manuel. São Paulo: Dominus, ENEM – HISTÓRIA M.1

49 X SAIR De acordo com a leitura dos textos, a respeito do processo de construção do conhecimento histórico, pode-se extrair que: a) Ambos os trechos tratam de dois momentos iniciais na formação do patrimônio histórico-cultural mundial, ou seja, o primeiro registro da escrita no mundo e no Brasil, respectivamente. b) A análise dos textos demonstra que os índios brasileiros avistados por Pero Vaz de Caminha faziam uso das técnicas da escrita cuneiforme. c) Tanto os sumérios como os índios brasileiros criaram a língua escrita pelos mesmos motivos: cobranças de impostos e quantificação da produção de cereais. d) Por se distanciarem demasiadamente no tempo, os dois textos perderam a conexão lógica na construção do conhecimento histórico. e) Estudos referentes à construção do conhecimento histórico só podem ser relacionados quando enfoquem eventos pertencentes ao mesmo período da história. RESPOSTA: A O texto 1 trata da criação da linguagem escrita pela humanidade, cujo primeiro registro aparece na Mesopotâmia antiga. O texto 2 é um trecho da famosa carta de Pero Vaz de Caminha, que é o primeiro documento escrito no Brasil. ENEM – HISTÓRIA M.1

50 X SAIR (Reprodução de questão-modelo elaborada pelo Inep) 3 A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto Comunidades Negras de Santa Catarina, que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do país. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração. Disponível em:. Acesso em: 1 o jun (Adaptado) O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que a) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do país, cuja composição étnica se restringe aos brancos. b) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do país. c) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes. ENEM – HISTÓRIA M.1

51 X SAIR d) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo. e) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região. RESPOSTA: B ENEM – HISTÓRIA M.1

52 X SAIR X SAIR QUESTÕES ENEM Elaboração: Tadeu Arantes Revisão técnica: Julio Pimentel e Mirtes Timpanaro Revisão: Lara Milani (coord.), Alexandre Sansone, André Annes Araujo, Débora Baroudi, Fabio Pagotto, Flávia Yacubian, Greice Furini, Luiza Delamare, Maria Fernanda Neves, Renata Tavares, Valéria C. Borsanelli Diagramação: Adailton Brito de Souza, Gustavo Sanches, Keila Grandis, Marlene Moreno, Valdei Prazeres, Vicente Valenti © 2009, Grupo Santillana/Sistema UNO Uso permitido apenas em escolas filiadas ao Sistema UNO Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida, de qualquer forma, em qualquer mídia, seja eletrônica, química, mecânica, óptica, de gravação ou de fotocópia, fora do âmbito das escolas do Sistema UNO. A violação dos direitos mencionados constitui delito contra a propriedade intelectual e os direitos de edição. GRUPO SANTILLANA Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo SP – Brasil – CEP Vendas e Atendimento: Tel.: (11) Fax: (11) FIM


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