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Curso Básico de Programação de Jogos com XNA Alexandre Tolstenko Nogueira

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Apresentação em tema: "Curso Básico de Programação de Jogos com XNA Alexandre Tolstenko Nogueira"— Transcrição da apresentação:

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2 Curso Básico de Programação de Jogos com XNA Alexandre Tolstenko Nogueira alexandre@tolstenko.net http://tolstenko.net http://forum.gamux.com.br

3 Sinopse 1.Apresentação; 2.Estrutura de Dados; 3.Input; 4.Animação 2D; 5.Gerenciamento de Telas; 6.Audio; 7.Storage; 8.3D Básico; 9.Modelos; 10.Camera; 11.Vertex Shaders.

4 1. Apresentação

5 Teoria: – IDE, SDK, Framework e XNA; – Estrutura e organização básica de um jogo em XNA; – Carregar e desenhar imagens na tela; – Escrever textos na tela; – Colisões. Prática: – Pong. Desafio: – Pong com colisão vetorial, poligonal ou outra tecnica mais avançada.

6 2. Estrutura de Dados

7 Teoria: – Aprofundamendo da estrutura de jogo do XNA – Classe vs Struct – Listas – Árvores – Representações de mundo: Quadtree, Octree, BSP; – Campeonatos e “Seleção” Gamux Prática: – Snake Desafio: Reprensentar uma imagem em Quadtree.

8 3. Input

9 Teoria: – Keyboard – Mouse – Joypad (Xbox) – Wiimote + Nuntchunk (Wii) – GameComponent Prática: – Classes de tratamento de cada Input Desafio: – Classes GenericInput e InputComponent

10 4. Animação 2D

11 Teoria: – Placa gráfica vs Processador; – Representando uma imagem na tela; – Texture2D; – Sprite. Prática: – Programar uma animação simples. Desafio: – Programar uma classe de animação complexa.

12 5. Gerenciamento de Telas

13 Teoria: – Algoritmos de gerenciamento de telas; – Estrutura de uma tela básica; – Composição de Telas; – Events e Delegates; – DrawableGameComponent. Prática: – Modificar algum game para utilizar telas de : Opening; Menu; Game. Desafio: – Programar um menu com Eventos – Troca rápida de telas

14 6. Audio

15 Teoria: – Xact – Song – SoundEffect Prática: – Guitar Hero Desafio: – Ler de um XML as informações da música; – Permitir que o usuário crie sua música.

16 7. Storage

17 Teoria: – Storage – ContentManager Prática: – Programar um ContentManager Desafio: – Programar um ContentManager de algum padrão 3D

18 8. 3D Básico

19 Teoria: – Coordenadas 3D – Projeções: O rtogonal vs Perspectiva – Vertices – Primitivas – Matrizes – Effects Prática: – Desenhar um cubo 3D Desafio: – Fazer o cubo girar ao redor de sí

20 9. Modelos

21 Teoria: – Models; – Meshes; – Bones; – Colisão 3D. Prática: – Carregar modelos Desafio: – Movimentar e animar um modelo. – Colisão com cenário

22 10. Camera

23 Teoria: – Manipulando a camera – Chasing Camera Prática: – Fazer uma camera seguir algum trajeto Desafio: – Fazer a camera seguir um objeto animado que anda pelo cenário.

24 11. Shader

25 11. Shaders Teoria: – Iluminação: ambiente, Difusa, Especular; – Estrutura de um shader – Linguagem HLSL – Carregando e aplicando Shaders Prática: – Escrever um Shader simples – Aplicar shader Desafio: – Manipular a iluminação a medida que o objeto se move

26 Agradecimento spriteBatch.DrawString( Arial, Arial, "Obrigado Pela Atenção!", "Obrigado Pela Atenção!", positionVect, positionVect, Color.Black); Color.Black);


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