A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA COMPLEMENTO. Características gerais HISTÓRICO: descoberto muitos anos atrás como proteinas lábeis presentes no plasma que aumentavam a opsonização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA COMPLEMENTO. Características gerais HISTÓRICO: descoberto muitos anos atrás como proteinas lábeis presentes no plasma que aumentavam a opsonização."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA COMPLEMENTO

2 Características gerais HISTÓRICO: descoberto muitos anos atrás como proteinas lábeis presentes no plasma que aumentavam a opsonização da bactéria pelos anticorpos e permitia que estes anticorpos matassem a bactéria. Daí o nome Complemento, complemento à atividade antibacteriana do anticorpo. DEFINIÇÃO: é um conjunto de proteinas plasmáticas que podem ser ativadas através de uma reação em cascata, isto é, cada componente ativado é capaz de ativar o outro componente do sistema complemento.

3 Características gerais NOMENCLATURA: letra C seguida do número, por exemplo C1, C2, C4, C3, C5, C6, C7, C8 e C9. Na via alternativa de ativação do C, os componentes são denominados por letras, B, D e P. A medida,que vai ocorrendo a ativação, fragmentos são gerados, sendo que os fragmentos maiores recebem a denominação b e os menores a, por exemplo, C4b e C4a.

4 FUNÇÕES DO SISTEMA COMPLEMENTO

5 ATIVAÇÃO DO COMPLEMENTO VIA CLÁSSICA COMPLEXO Ag:Ac VIA LECTINA LIGAÇÃO DE LECTINAS À SUPERFÍCIE DE PATÓGENOS VIA ALTERNA- TIVA SUPERFÍCIE DE PATÓGENOS ATIVAÇÃO DO COMPLEMENTO RECRUTAMENTO DE CELS INFLAMAT. OPSONIZAÇÃO DE PATÓGENOS LISE DE PATÓGENOS

6 ATIVAÇÃO DO COMPLEMENTO

7 ATIVAÇÃO DA VIA CLÁSSICA I C1: a primeira proteina da via clássica do Sistema complemento

8 ATIVAÇÃO DA VIA CLÁSSICA II

9 ATIVAÇÃO DA VIA CLÁSSICA III

10 ATIVAÇÃO DA VIA CLÁSSICA IV

11 ATIVAÇÃO DA VIA CLÁSSICA V

12 COMPLEXO DE ATAQUE A MEMBRANA I

13 COMPLEXO DE ATAQUE A MEMBRANA II

14 ATIVAÇÃO DA VIA ALTERNA- TIVA

15 COMPONENTES DA VIA CLÁSSICA

16 COMPONENTES DA VIA ALTERNATIVA

17 C3 E C5 CONVERTASES

18 COMPLEXO DE ATAQUE À MEMBRANA

19

20 RECEPTORES DE COMPLEMENTO

21 FUNÇÕES DO COMPLEMENTO AUMENTA A FAGOCITOSE

22 Remoção de complexos imunes

23 Respostas locais inflamatória

24 FUNÇÕES DO COMPLEMENTO

25 PROTEINAS REGULATÓRIAS

26

27

28

29

30

31 FRAGMENTOS DO C

32


Carregar ppt "SISTEMA COMPLEMENTO. Características gerais HISTÓRICO: descoberto muitos anos atrás como proteinas lábeis presentes no plasma que aumentavam a opsonização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google