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O Processo RVCC e o PNL.

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1 http://unilit.webnode.com.pt O Processo RVCC e o PNL

2 Sessão 1Sessão 2Sessão 3Sessão 4Sessão 5Sessão 6Sessão 7Sessão 8 Autobio grafia CP CP PNLSTC/ CLC Sessão 9Sessão 10Sessão 11Sessão 12Sessão 13 STC/ CLC UNIVERSO DAS LITERACIAS CRONOGRAMA DE UM GRUPO

3  PÚBLICO ALVO: Adultos em processo RVCC no CNO-Cacilhas.  OBJECTIVOS: Promover o gosto pela leitura e escrita. Dar visibilidade à escrita criativa dos adultos em processo RVCC. Disponibilizar recursos que promovam uma participação activa dos adultos. UNIVERSO DAS LITERACIAS

4 Estrutura do site Notícias : Dar visibilidade às actividades desenvolvidas pelo CNO-Cacilhas no âmbito do PNL. Ler é importante?: Sensibilizar para a importância da leitura e da escrita, quer do ponto vista pessoal, quer profissional. A leitura no processo RVCC: Evidenciar competências através de leituras efectuadas. Actividades: Propor actividades que envolvem activamente os utilizadores. Ler e Escrever: Divulgar a escrita criativa dos adultos em processo RVCC. Videoteca e Links: disponibilizar recursos na Web. Comentários e Contactos: Permitir a comunicação com os utilizadores.

5 Todas as pessoas têm direito à educação, bem como ao acesso à formação profissional e contínua (Os meus direitos fundamentais na União Europeia) Direitos Fundamentais Artigo 14: Direito à educação

6 il faut entendre par éducation et formation tout au long de la vie toutes les activités d’apprentissage menés au cour de la vie dans le but d’améliorer ses connaissances, ses qualifications et ses compétences, que ce soit dans une perspective personnelle, citoyenne, sociale ou en vue d’un emploi. Résolution di Conseil du 27 juin 2002 Education et formation tout au long de la vie

7 1. Valorização da formação: reconhecimento da aprendizagem não formal e informal; 2. disponiblizar oferta de aprendizagem próxima dos formandos e desenvolvimento dos centros locais de aquisição dos conhecimentos; 3. Desenvolvimento para todos de competências de base para aceder à educação e à formação ao longo da vida. Comissão, 2001 Acções prioritárias

8 A leitura é um « fazer interpretativo », relevando tanto do texto quanto do leitor e do contexto, do processo de leitura em si, quanto de outras leituras anteriores, do domínio da percepção, quanto de processos cognitivos ou de motivos e pulsões afectivas, mais complexos e profundos. Amor, 1993 Leitura – perspectiva pragmática

9 Níveis de proficiência na leitura Decifração e reconhecimento elementar das estruturas textuais de superfície; Apreensão informada – trabalho intersubjectivo de reorganização e apropriação do texto pelo leitor, em termos motivados e auto-regulados; Apreensão analítica e crítica – pressupõe quadros de referência e estruturas conceptuais amplos… Amor, 1993

10 Linguagem, poder e democracia Cada homem é prisioneiro da sua linguagem. Aquilo que pode ser opressivo num ensino não é (…) o saber que ele veicula, mas sim as formas discursivas através das quais anunciamos esse saber ou essa cultura. Barthes, 1979

11 Segundo Bloom (2001), não existe só um modo de ler, mas uma razão para ler. Para o autor, lemos em busca de prazer e devido à satisfação de interesses pessoais. Feba, 2009 Ler é importante? O livro faz o sentido, o sentido faz a vida. Barthes, 1973, citado por Feba, 2009

12 La lecture est indiscutablement un problème de société. Le développement économique est conditionné par la possibilité qu’auront tous les hommes et femmes actifs (…) de traiter l’information écrite d’une façon efficace. Morais, 1999 Le défi de la lecture


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