A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Ensino a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Ensino a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Ensino a Distância
PROJETO Rompendo Distâncias TRT / TST & LED/SC Laboratório de Ensino a Distância

2 Apresentação O Laboratório de Ensino a Distância – LED, apresenta a proposta de capacitação em Educação a Distância (EaD), para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC).

3 Apresentação Os Cursos de Capacitação na modalidade a Distância tem o objetivo de disseminar conhecimento independente da localização geográfica capacitando as pessoas com as devidas atribuições das atividades de cada um, formação acadêmica e competências desejáveis para atuação em cada área.

4 Os conhecimentos Transferidos abrangerão:
Apresentação Os conhecimentos Transferidos abrangerão: Planejamento desenvolvimento de materiais específicos para EAD Características dos sistemas de acompanhamento, funções de tutoria/monitoria e atividades de avaliação de aprendizagem Desenho educacional Assessoria estratégica

5 Justificativa O conhecimento apóia-se na tecnologia e nas pessoas, e as organizações estão tentando operar cada vez mais em redes de unidades produtivas, em grau crescente de autonomia e sinergia (TEIXEIRA FILHO, 2001).

6 Justificativa A necessidade de formação e a qualificação profissional dos funcionários, dentro das próprias organizações, aliado ao desenvolvimento tecnológico, permitem a criação de cursos a distância customizados com recursos sofisticados e com alcance significativo. A sociedade da Informação exige das organizações cada vez mais valorização do capital intelectual, onde o principal insumo é o conhecimento dos profissionais de todos os níveis, auxiliado pelo uso intensivo das Tecnologias de Informação e de Comunicação – TIC. (STEWART, 1998; SENGE, 1990).

7 Objetivos Gerais O objetivo geral é fornecer ao grupo de trabalho em EAD do TRTSC assesoria, operacional e metodológica para que possam ser iniciadas as ações necessárias à implantação de cursos que utilizem a modalidade da Educação a Distância Para as equipes que possam planejar implantar e avaliar ações e programas adequados ao perfil e à cultura da instituição, de acordo com as características e mídias de última geração em EaD.

8 Objetivos Específicos
Para atender o objetivo geral foram estruturadas três etapas, onde curso e consultoria atuam de forma integrada permitindo assim à instituição aproveitar de forma apropriada os conhecimentos e a larga experiência do Laboratório de Ensino a Distância - LED/ UFSC Objetivos Específicos Primeira Etapa – CURSO CAPACITAÇÃO EM EAD Segunda Etapa – CURSO PILOTO 1 e CURSO PILOTO 2 Terceira Etapa – ASSESSORIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD

9 Estruturação de equipe e esboços do modelo de EaD para o TRT.
Primeira Etapa: CURSO CAPACITAÇÃO EM EAD Capacitação de profissionais para a execução dos cursos na modalidade EaD. Estruturação de equipe e esboços do modelo de EaD para o TRT. Os instrutores/alunos do TRT receberão indicações de leituras, definidos por cada professor especialista sobre o tema ministrado. Oficinas – Serão realizadas atividades práticas em grupo nos encontros presenciais, sobre exemplos práticos referentes aos temas abordados nas aulas de cada professor.

10 Capacitação de colaboradores do TRT em área específica.
Segunda Etapa: CURSO PILOTO 1 CURSO PILOTO 2 Capacitação de colaboradores do TRT em área específica. Assessorar o TRT no desenvolvimento de dois cursos pilotos a serem oferecidos na modalidade a distância. Prestar assessoria na implantação dos cursos pilotos no TRT, até o momento de finalização dos mesmos. Indicar e definir padrões na customização de um projeto gráfico para a plataforma de ensino utilizada pelo TRT nos cursos piloto.

11 Segunda Etapa: CURSO PILOTO 1 CURSO PILOTO 2 Metodologia
O curso de capacitação em EaD será ministrado na modalidade presencial com um total de 40 horas (sendo 30 horas de conteúdo e 10 horas de oficinas). Os temas a serem abordados no curso foram especialmente selecionados para os objetivos específicos deste projeto. Cada tema será desenvolvido por profissional renomado especialista desta área. Serão desenvolvidas oficinas com o objetivo de elaborar os templates e esboços do modelo de EaD para o TRT.

12 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD
Terceira Etapa: ASSESSORIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Acompanhar e dar assistência para a criação de um núcleo de pesquisa em EaD no Tribunal Regional do Trabalho – Santa Catarina. Identificar as necessidades operacionais, técnicas e pedagógicas relevantes ao processo de implantação de ações de EaD. Acompanhar à organização das equipes de trabalho no TRT e auxiliar na implantação da plataforma de EaD.

13 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD
Terceira Etapa: ASSESSORIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Realizar treinamento no uso da plataforma (utilização, disponibilização de material, etc.). Promover feedback do processo de aprendizagem, possibilitando a melhoria contínua da equipe capacitada. Dar suporte ao sistema de acompanhamento e a implantação de sistema de apoio ao estudante.


Carregar ppt "Laboratório de Ensino a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google