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Tecnologia, inovação e Gestão estratégica

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Apresentação em tema: "Tecnologia, inovação e Gestão estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia, inovação e Gestão estratégica

2 Conceito Inovar é ter uma idéia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. A inovação faz parte da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor.

3 TIPOLOGIA DO FÓRUM DE INOVAÇÃO
O Fórum de Inovação, consórcio de organizações criado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), classifica a inovação em quatro quadrantes: Inovação de produtos e serviços: desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, fundamentados em novas tecnologias e vinculados à satisfação de necessidades dos clientes Inovação de processos: desenvolvimento de novos meios de fabricação de produtos ou de novas formas de relacionamento para a prestação de serviços Inovação de negócios: desenvolvimento de novos negócios que forneçam uma vantagem competitiva sustentável Inovação em gestão: desenvolvimento de novas estruturas de poder e liderança.

4 O propósito da inovação
Inova-se para se diferenciar no mercado e para gerar riqueza contínua.

5 RAZÕES PARA INOVAR Razões tecnológicas
Desenvolver novos produtos e serviços Alterar ou melhorar os métodos de produção existentes Adaptar as tecnologias desenvolvidas por outros às necessidades da empresa Melhorar o desempenho de técnicas existentes

6 RAZÕES PARA INOVAR Razões econômicas Inovação em produtos
Substituir produtos obsoletos Alargar a gama de produtos Manter posição atual de mercado Entrar/abrir novos mercados Inovação de processos Melhorar a flexibilidade na fabricação Reduzir custos de fabricação Reduzir consumo de materiais Reduzir consumo de energia Reduzir taxa de defeitos de fábrica Reduzir custos no design dos produtos Reduzir custos com pessoal Melhorar as condições de trabalho Reduzir a poluição ambiental

7 Inovação como diferencial competitivo
A tabela lista algumas inovações de diferentes organizações brasileiras, que enxergam a inovação como um diferencial competitivo.

8 Impacto da inovação Inovação Incremental:
Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais. Inovação Radical: Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3.

9 A importância de se inovar
As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas. Os benefícios da inovação não se limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. As inovações oferecem novos produtos, que passam a contar com mais benefícios dos produtos oferecidos.

10 Como Inovar Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Em seguida, as empresas devem entender o que é inovação e qual é a sua dinâmica. A partir daí, elas podem definir uma estratégia que deve estar alinhada aos objetivos da organização e à sua visão de futuro. Assim, é possível identificar outro conceito essencial para que as empresas se tornem inovadoras: a atenção para o futuro é uma premissa para a empresa inovar.

11 Como Inovar O próximo passo é desenvolver e internalizar ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas soluções devem ser customizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão de futuro e suas ambições

12 Inovar é preciso!

13 DESING THINKING - CONCEITO
Dunne & Martin, (2006) define o Design Thinking como a maneira que designers pensam: processos mentais que eles usam para projetar objetos, serviços ou sistemas, com distinto resultado final de produtos elegantes e úteis.

14 DESIGN THINKING O designer enxerga como um problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência e o bem-estar na vida das pessoas, isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas e gerar soluções. O designer consegue identificar as causas e as conseqüências das dificuldades e ser mais assertivo na busca por soluções.”

15 Esquema representativo das etapas do processo Design Thinking
Esquema representativo das etapas do processo Design Thinking. Fonte: [VIANNA et. al., 2012]

16 PILARES DO DT EMPATIA COLABORAÇÃO EXPERIMENTAÇÃO

17 VÍDEO


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