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ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

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Apresentação em tema: "ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Revisão da Semana 02 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

2 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo O ensino pela imagem assume cada vez mais importância no nosso dia-a-dia, pois ela começa a aparecer como um meio de transmissão de informação, e não como um meio meramente ilustrativo.

3 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo Para ser utilizada corretamente como um meio de transmissão de informação é necessário que se saiba “ler” a imagem.

4 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo Este é um processo que, como a aprendizagem da escrita e da leitura é demorado, pois consiste na capacidade que um pessoa têm de se expressar através da imagem, e tem como principais objetivos: Educar para analisar e criticar imagens; Educar para combinar e juntar vários tipos de linguagens.

5 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Na leitura correta de imagens devemos ter sempre em conta dois tipos de leitura: a denotativa (o que vemos, ação); e a conotativa (o que observamos, mensagem).

6 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

7 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
• Ver significa essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com a vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.

8 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
• Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais relacionando- as entre si. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente através do entendimento da linguagem visual.

9 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Mas para que todo layout (comunicação visual, a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, ...) seja “lido” e compreendido, é necessário que a sua estética, ou simplesmente sua apresentação seja legível. Lidamos com o caráter teórico e prática da estética, seja a estética do belo, do funcional ou do fazer pensar. Ou simplesmente a anatomia da mensagem visual.

10 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. São processos e funções com inúmeras conotações: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo. O número de possibilidades desta pergunta mostra a própria complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.

11 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis: • Representacional • Abstrato • Simbólico

12 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Todos esses níveis de resgate de informações são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de tal modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como tática potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade no processo de visão.

13 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Grande parte do processo de aprendizagem é visual e nos permite: • Aprender e identificar todo material visual elementar de nossas vidas; • Aprender e compreender instintivamente; • Aprender intelectualmente a conviver e operar os objetos do mundo complexo.

14 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Representacional • É aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e/ou por experiência própria. • Quanto mais representacional, mais especifica é, ou seja, é uma comunicação forte e direta dos detalhes.

15 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Representacional

16 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Representacional

17 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Representacional O processo de abstração ignora os detalhes irrelevantes e enfatiza os traços distintivos. Ao eliminar os detalhes, até se atingir abstração total há 2 caminhos: Simbolismo (significado arbitrariamente atribuído); Abstração pura (sem as referências do meio ambiente).

18 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Simbólico • O vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. • Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. Não pode, por definição, conter grande quantidade de informações.

19 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

20 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Abstrato • A qualidade sinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

21 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Abstrato • A abstração não precisa ter nenhuma relação com a criação de símbolos. • A redução de tudo aquilo que vemos aos elementos visuais básicos também é um processo de abstração, que na verdade, é muito mais importante para o entendimento e a estruturação das mensagens visuais.

22 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Abstrato

23 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Resumindo Cada nível tem características específicas que podem ser isolada, mas que não são absolutamente antagônicas. Elas se sobrepõe, interagem e reforçam mutuamente suas respectivas qualidades.

24 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Resumindo

25 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Anatomia da Mensagem Visual Resumindo

26 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Revisão da Semana 03 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES

27 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
É toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias.

28 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
A Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma ideia, do que um texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.

29 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos Sempre que alguma coisa é projetada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não devemos confundir os elementos visuais com os materiais ou o meio de expressão, a madeira, a argila, a tinta ou o papel, por exemplo.

30 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos Os elementos visuais constituem o básico do que vemos: - ponto, - cor, - linha, - textura, - forma, - dimensão, - direção, - escala, - tom, - movimento.

31 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (PONTO) é a unidade de comunicação visual mais simples e considerado o mais eficaz. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

32 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (PONTO)

33 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) É um ponto em movimento e movê-lo segundo uma determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro (significado). Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia.

34 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) A horizontal provoca a impressão de repouso.

35 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) A curva nos dá a sensação de movimento, de instabilidade, graciosidade, alegria.

36 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) A fina produz impressão de delicadeza: A grossa, de energia: A carregada, de resolução, violência:

37 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) A comprida, dá um sentimento de vivacidade:

38 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA) A curta, dá um sentimento de firmeza:

39 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (LINHA)

40 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (FORMA) A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.

41 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (DIREÇÃO) Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e de forte significação: o quadrado (equilíbrio / estabilidade), o triângulo (instável) e o círculo (abrangência / ação).

42 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (TOM) O tom é o atributo distinguível de uma cor. Este varia de intensidade quanto à saturação da cor.

43 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (TOM) E sua variedade é o meio pelo qual distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente.

44 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (TOM)

45 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (COR) Ela é um elemento de visualidade que se caracteriza pela sua carga de sensualidade, visto que nos aguça os sentidos.

46 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (COR)

47 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (TEXTURA) É o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tato, quanto da visão, ou ainda pela combinação de ambos. São aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráficos dados aos espaços visíveis.

48 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (TEXTURA)

49 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (ESCALA) A escala é muito usada para representar uma medida proporcional real geograficamente distante. Para a comunicação visual é importante que a proporção seja corretamente utilizada.

50 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (ESCALA)

51 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (DIMENSÃO) A dimensão existe no mundo real. Não só podemos senti- la, mas também vê-la. Mas em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe um dimensional real, ela é apenas implícita.

52 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (DIMENSÃO)

53 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (MOVIMENTO) É um elemento visual que se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes.

54 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos (MOVIMENTO)

55 COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Comunicação Visual Elementos Básicos Todos esses elementos, ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala, dimensão e movimento são componentes imprescindíveis para os meios visuais. Tem o potencial da transformação de forma fácil e direta. São elementos básicos para uma composição e sua utilização de maneira adequada trazem harmonia para qualquer trabalho, seja ele analógico ou digital.

56 PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Revisão - Semana 05 PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

57 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução As cores geradas podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e podem atuar como estimulante ou ser perturbadora na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

58 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução

59 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução

60 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Derivando de hábitos sociais estabelecidos durante longo espaço de tempo, fixam-se atitudes psicológicas que orientam inconscientemente inclinações. OBS.: A INTERPRETAÇÃO DA COR PODE SER UMA REFERÊNCIA

61 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cada cor possui uma expressividade que remete ao observador alguma coisa. O uso da cor está relacionado à mensagem que o produto/serviço tem a oferecer. Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríade:

62 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução • impressionar (estímulo visual); • expressar (provoca uma emoção); • construir (tem um significado próprio).

63 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores As cores podem ter significados e provocar sensações diferentes:

64 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores

65 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores

66 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores

67 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Na Publicidade a combinação de cores está diretamente relacionada ao produto a ser lançado e ao público que vai consumir o produto. Portanto ao escolher as cores para um logotipo ou anúncio, o Diretor de Arte deve levar em consideração os seguintes fatores:

68 (séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem)
PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores PERFIL DA EMPRESA (séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem) + SENSAÇÃO DESEJADA (confiança, credibilidade, força, fome, alegria, paz , beleza, delicadeza, tranquilidade) PÚBLICO ALVO (jovem, adulto, homem, mulher, moderno, conservador, nível sócio-econômico-cultural)

69 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Potencializa os efeitos de sentido que têm nos observadores. Dá significação mais ampla à percepção do indivíduo. A combinação pode ser por proximidade nos tons, como vermelho e rosa, ou por aproximação de significação, como vermelho e amarelo.

70 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores

71 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Matiz: refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

72 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Saturação: descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

73 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Valor: É a quantidade de luminosidade presente na cor. Adiciona-se a escala acromática (escala dos cinzas).

74 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores LUMINOSIDADE Mais Luminosidade + Mais Positividade nas Sensações Mais Sombra + Sensações menos positivas

75 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Sensação transmitida pela cor, dando a impressão de ser:

76 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Quentes: Possuem uma vibração muito intensa; Tendem a avançar (saltar) e vibrar; Compostas pela derivação do laranja, vermelho e amarelo.

77 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Frias: Quando predominam, dá um caráter emotivo a imagem; Tendem a retrair (encolher); Compostas pela derivação do azul, roxo e verde.

78 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Neutras: Não há predomínio de tonalidades quentes ou frias; Compostas pela mistura com o preto, branco, cinza.

79 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura:

80 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
É na captação desse fenômeno que a Publicidade se apoia para realizar sua função primordial: • contribuir para a venda; • construir uma imagem; • perpetuar o interesse.

81 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Revisão - Semana 06 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

82 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Introdução

83 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Introdução

84 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

85 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

86 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

87 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

88 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

89 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

90 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

91 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

92 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

93 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

94 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

95 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

96 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

97 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

98 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

99 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

100 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

101 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE

102 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Cores nas Embalagens Neste caso as cores exercem um papel de influência tão importante quanto os exemplos anteriores, pois o produto está ali, frente a frente com o consumidor. E é normal que algumas cores sugeridas, sejam associadas a determinados produtos: chocolate: marrom, vermelho, laranja, dourado, azul; Café: dourado, marrom, vermelho; Leite em pó: branco, azul-claro, amarelo; Sorvetes: branco, dourado, vermelho;

103 INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Cores nas Embalagens Queijo: branco, azul-claro, amarelo; Iogurte: branco, azul; Cosméticos: azul claro, rosa, prata; Desinfetantes: vermelho, azul-marinho, verde, branco, Bronzeadores: laranja, amarelo, vermelho, branco; Produtos para bebês: azul-claro, rosa, creme; Aparelhos masculino: azul, verde – escuro, preto, prata; Remédios: branco, azul, laranja; Cervejas: dourado, prateado, branco, vermelho.

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105 Download da Revisão


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