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Administração da Qualidade

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Apresentação em tema: "Administração da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade ABNT ISO 9001 É a versão brasileira da normal internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização. O produto, portanto, não é certificado. A norma não especifica requisitos para os bens e serviços que são comprados. INMETRO

2 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade Fórum Internacional de Acreditação - IAF O IAF é uma associação de Organismos Acreditadores (Credenciadores) e outras partes interessadas, que trabalham juntos para promover a consistência nos processos de certificação e acreditação ISO 9001. O processo de acreditação provê confiança adicional de que o organismo de certificação é competente e tem a necessária integridade para emitir um certificado ISO A acreditação é normalmente efetuada por organismos de acreditação, nacional ou internacional, e a marca da acreditação aparecerá no certificado. Organismo de Acreditação Organismo de Certificação - Registro A maneira tradicional para um fornecedor demonstrar conformidade com a ABNT NBR ISO 9001 é através de um processo de certificação independente (Terceira parte). Um organismo de certificação audita o fornecedor e, se tudo estiver correto, emitirá um certificado de conformidade. A Organização – Seu Fornecedor Você mesmo pode escolher auditar seu fornecedor. Isto é conhecido como “auditoria de segunda parte”. O Cliente- Você Você é quem está comprando os bens ou os serviços de seu fornecedor. Você necessita estar certo de que informou a ele, de forma clara, o que você quer. INMETRO

3 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada. ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação. ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes. British Standards Institution Brasil

4 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade Vantagem competitiva A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão. Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos. Melhora o desempenho e gerencia o risco do negócio A ISO 9001 ajuda os seus gerentes a elevar o desempenho de sua organização acima e além de seus concorrentes que não estejam usando sistemas de gestão. A certificação também facilita a medição de desempenho e a melhoria da gestão do risco do negócio. Atrai investimentos, aumenta a reputação das marcas e remove barreiras comerciais A certificação na ISO 9001 vai alavancar a reputação da marca de sua organização e pode ser uma útil ferramenta de propaganda. É uma clara mensagem a todas as partes interessadas de que esta é uma companhia comprometida com padrões reconhecidos e com a melhoria contínua. Economiza seu dinheiro A evidência demonstra que os benefícios financeiros para as companhias que investiram e certificaram seus sistemas de gestão da qualidade na ISO 9001 incluem eficiências operacionais, aumento nas vendas, retorno aumentado sobre os ativos, e maior rentabilidade. Otimiza as operações e reduz o desperdício A auditoria de seu sistema de gestão da qualidade foca nos seus processos operacionais. Isto incentiva as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e o serviço provido, e ajuda a reduzir desperdícios e as reclamações de clientes. Incentiva a comunicação interna e aumenta o moral A ISO 9001 assegura que os colaboradores se sintam mais envolvidos por meio da comunicação. As visitas de avaliação contínua podem apontar mais cedo quaisquer fraquezas nas competências e descobrir quaisquer problemas no trabalho de equipe. Aumenta a satisfação dos clientes A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) da ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes estejam sendo consideradas e atendidas. British Standards Institution Brasil

5 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade 1. Escolha e compre a norma Antes que você possa começar a preparar sua solicitação, você necessitará de uma cópia da norma. Você deverá ler e familiarizar-se com ela. Clique aqui e saiba como adquirir as normas. 2. Fazendo contato Entre em contato e diga-nos o que você precisa, para que possamos selecionar os melhores serviços para você. Nós, então, lhe daremos uma proposta detalhando o custo e o tempo envolvido em uma auditoria formal. Para solicitar uma proposta online, clique aqui. 3. Equipe de auditoria e planejamento Após a formalização da contratação, nossa equipe de planejamento especializada ou seu Client Manager* será o próximo ponto de contato para a continuidade do processo. A partir deles serão agendadas as fases de pré-auditoria e de auditoria. 4. Considere o treinamento Se você está buscando implementar um sistema de gestão ou gostaria de aumentar seu conhecimento sobre a norma, existe uma variedade de eventos gratuitos e cursos disponíveis. Leia mais sobre treinamento. 5. Pré-auditoria Pré-auditorias podem ser realizadas com o objetivo de avaliar o grau de preparação de sua Organização e de seu sistema de gestão para a certificação. A pré-auditoria é realizada nas instalações da Organização e permite identificar eventuais omissões ou debilidades do sistema em comparação com os requisitos da norma de referência, possibilitando concentrar esforços e investimento para pontos relevantes de correção antes de seguir para a auditoria de certificação. 6. Certificação e sua continuidade Uma vez que a auditoria de certificação tenha sido planejada e realizada satisfatoriamente, o relatório da auditoria é revisado de forma independente antes que o certificado possa ser emitido. Ao ser emitido, o certificado explicitará claramente o escopo de seu sistema de gestão e outros detalhes sobre sua certificação. Você poderá então começar a divulgar a sua certificação com o BSI. Em geral, o certificado é válido por três anos e um auditor selecionado pela equipe de planejamento especializada, ou seu Client Manager*, irá visitá-lo regularmente para assegurar que seu sistema de gestão permanece em conformidade com os requisitos da norma de referência e que demonstra melhoria continua. *Client Managers são auditores especializados nas áreas de negócio da empresa, que acompanham as suas necessidades durante todo o ciclo de auditoria. São direcionados às empresas dependendo de seu grau de complexidade, porte e de acordo com as necessidades apontadas. British Standards Institution Brasil

6 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade Os capítulos de 4 a 8 da norma ISO 9001:2008 descrevem um sistema de gestão de qualidade e suas características e necessidades. 4 – Sistemas de Gestão da Qualidade 4.1 - Requisitos Gerais 4.2 - Documentação 4.3 - Uso dos princípios da gestão da qualidade 5 – Responsabilidade da Direção 5.1 - Comprometimento da Direção 5.2 - Foco no Cliente 5.3 - Política da Qualidade 5.4 - Planejamento 5.5 – Responsabilidade, Autoridade e Comunicação 5.6 – Análise Crítica pela Direção 6 – Gestão de Recursos 6.1 - Provisão de Recursos 6.2 – Recursos Humanos 6.3 – Infraestrutura 6.4 – Ambiente de Trabalho 7 – Realização do Produto 7.1 – Planejamento da Realização do Produto 7.2 – Processos relacionados a Clientes 7.3 – Projeto e Desenvolvimento 7.4 – Aquisição 7.5 – Produção e Prestação de Serviço 7.6 – Controle de Equipamento de Monitoramento e Medição 8 -Medição. Análise e Melhoria 8.1 – Generalidades 8.2 – Monitoramento e Medição 8.3 – Controle de Produto Não-Conforme 8.4 – Análise de Dados 8.5 – Melhorias Qualiblog

7 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade Total Qualidade

8 Administração da Qualidade
Certificações da Qualidade Outras normas: ISO – gestão ambiental OHSAS – saúde e segurança AS 8000 – práticas de trabalho socialmente aceitas NBR – responsabilidade social. Sustentabilidade econômica, social e ambiental ISSO – responsabilidade social corporativa ISO/TS – cadeia automotiva e de motocicletas ISO – segurança de alimentos ISO – segurança das informações ISO – qualidade para as indústrias de petróleo, gás e petroquímica Bureau Veritas


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