A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade

2 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Metodologia SEBRAE para implantação de Gestão Ambiental

3 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Sistema de Gestão Ambiental

4 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Considerando que os Sistemas de Gestão Ambiental são implantados em situações que representem impactos negativos ao meio ambiente, eles podem ser implantados em qualquer tipo de organização – públicas, privadas ou do terceiro setor.

5 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Por intermédio dos SGAs busca-se controlar e minimizar os riscos ambientais em qualquer tipo de atividade. Do ponto de vista empresarial, representa uma grande vantagem competitiva, uma vez que, a cada dia mais, o mercado reconhece e valoriza organizações que considerem o meio ambiente em suas ações.

6 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade De outro lado, a legislação se torna cada vez mais exigente em relação à adequação dos ciclos de produção às restrições ambientais, considerando desde o momento da produção da matéria prima até o descarte dos produtos.

7 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade A implantação de um SGA demanda investimentos, tais como: o tempo das pessoas envlvidas, materiais, equipamentos e serviços de terceiros. O retorno destes investimentos se dá em decorrência da melhoria da imagem institucional, aumento de produtividade, redução do desperdício e motivação dos empregados.

8 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Cabe à organização desenvolver os mecanismos de apoio para implantação do SGA de acordo com sua área de atuação e suas caracterísitcas específicas. Deve-se criar um clima propício à implantação, envolvendo a todos os empregados e reduzindo, assim, as resistências que possam surgir. A implantação de um SGA sempre representa uma mudança para melhor.

9 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade A alta direção é acima de tudo a maior patrocinadora da iniciativa e seu claro posicionamento nesse sentido é condição básica para o sucesso. Via de regra, o processo de implantação de um SGA leva à melhoria dos processos produtivos, à redução do desperdício e ao aumento da produtividade.

10 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Não de forma obrigatória, a implantação do SGA deve aproveitar tudo que será realizado para que, seguindo as normas da NBR ISO 14001, possa ao final do processo obter a certificação por um Organismo de Certificação Credenciado (OCC). Em termos de imagem institucional a certificação abre a possibilidade de ações significativas.

11 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Além de todos esses aspectos de melhoria, a implantação do SGA promove uma cultura de Melhoria Contínua do Desempenho Ambiental. Em resumo, são 5 os princípios que regem a Gestão Ambiental:

12 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade

13 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Política: define as intenções da alta direção e seu comprometimento com o processo. Estabelece as diretrizes e deixa claro o compromisso com cada uma delas; Planejamento: estabelece objetivos e metas ambientais, a serem complementadas pelo PMDA, para a realização da Politica Ambiental e suas diretrizes;

14 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Implementação e Operação: Garante as condições e os recursos necessários à implantação do SGA e do PMDA, com o apoio efetivo da alta direção; Medição e Avaliação: o constante monitoramento das ações, na medida em que vão sendo implantadas, impossibilita grandes desvios da proposta original;

15 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Análise Crítica e Melhoria: análise estratégica a ser realizada periodicamente pela direção buscando possibilidades de melhoria e novos desafios. Melhoria Contínua: é um ciclo dinâmico e virtuoso que se reavalia a cada momento. A metodologia é conhecida como PDCA.

16 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade

17 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Trabalho Grupo a grupo apresentação do material coletado até o momento.


Carregar ppt "Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google