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PublicouFrancisco Luciano Alterado mais de 9 anos atrás
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UM OLHAR SOBRE A CRISE DE LEITURA ENTRE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE ABEL FIGUEIREDO, PARÁ AUTOR: ELIAS SANTOS OLIVEIRA Orientação: Profª. Camila M. Pasqual ENCONTROS E DESENCONTROS COM A LEITURA: Autor: Elias Santos Oliveira Rondon do Pará – PA 2007
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Como alguns jovens do ensino médio incorporaram o “desgosto” e a aversão pela leitura?
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JUSTIFICATIVA P Professores se queixam e pesquisas apontam: o jovem brasileiro, alem de ler pouco, lê mal. A A trajetória escolar do jovem que vai concluir o ensino médio compreende pelo menos onze anos, nos quais ocorrem os encontros e/ou desencontros com a leitura. A A crise de leitura compromete a engenharia educacional. O O tema em questão tem suma importância nas esferas social, política técnica e científica. Para superar a crise de leitura, deve-se antes, conhecer sua gênese, sua fase embrionária.
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ESPECÍFICOS: Identificar a representação que alunos não-leitores fazem da leitura; Identificar os fatores responsáveis pela crise de leitura entre os jovens do ensino médio; Descrever o comportamento do jovem do ensino médio ante as atividades que lhe requeiram habilidades de leitura; Analisar as pedagogias de leitura desenvolvidas no ambiente escolar. ESPECÍFICOS: Identificar a representação que alunos não-leitores fazem da leitura; Identificar os fatores responsáveis pela crise de leitura entre os jovens do ensino médio; Descrever o comportamento do jovem do ensino médio ante as atividades que lhe requeiram habilidades de leitura; Analisar as pedagogias de leitura desenvolvidas no ambiente escolar. GERAL: Compreender de que forma alguns jovens do Ensino Médio incorporaram o desgosto e a aversão pela leitura. GERAL: Compreender de que forma alguns jovens do Ensino Médio incorporaram o desgosto e a aversão pela leitura. OBJETIVOS DA PESQUISA
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FUNDAMENTAÇÃO Definições de Leitura Institucionalização da leitura X Naturalidade da leitura Leiturização X Alfabetização Leitura: recusa e desejo
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AUTORES PESQUISADOS R Rubem Alves (1995); José Juvêncio Barbosa (1994); Raquel Lazzari Leite Barbosa (1998); Jean Foucambert (1994); Paulo Freire (1994); Edgar Morin (2004); Lúcia Helena Possari (2004); Ezequiel Theodoro da Silva (1993; 2004); Mirian Suter (2002); ário Eduardo Viaro (2004); MMárcia Miyoki Wada (2004); Eliana Yunes (2002)
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METODOLOGIA Estudo exploratório/estudo de caso Estudo qualitativo/quantitativo Pesquisa de campo: - contexto: EMEFM Prof. Hélio Frota Lima; alunos da 3ª série do ensino médio; outubro, novembro e dezembro de 2006. - aplicação de questionários fechados: 70 alunos - entrevistas: 26% de alunos não- leitores (12 alunos) - observação participante
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CONCLUSÃO A crise de leitura entre os jovens: 66% dos jovens de ensino medio de Abel Figueiredo são alunos não-leitores; Como o estudante não-leitor significa a leitura: - prática importante para a vida - instrumento de promoção do sucesso escolar, pessoal e profissional Fatores que distanciam o jovem da leitura: - leitura: algo exterior e alienado do mundo infanto- juvenil - falta de desejo - dificuldade compreensiva Práticas de leitura: ritmo monótono, padronizado, repetitivo e apassivador.
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CONCLUSÃO QUANDO E COMO ALGUNS JOVENS DO ENSINO MÉDIO INCORPRORARAM O DESGOSTO E A AVERSÃO PELA LEITURA Quando?Como?frequência Na infância- encantando-se com a linguagem da televisão. 01 - arrefecendo a empolgação primeira da aprendizagem da leitura. 03 Na adolescência- desequilibrando-se com as muitas disciplinas, a partir da 5ª série. 01 - descobrindo outros atrativos.03 - faltando-lhes o domínio da leitura compreensiva. 02 Com o casamento- ocupando-se com outros afazeres02
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Muitos passam pela escola sem se tornarem leitores. Por vezes, ficam próximos aos livros e à palavra escrita, mas longe da leitura.
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Muito Obrigado!!! Autor: Elias Santos Oliveira
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