A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM OLHAR SOBRE A CRISE DE LEITURA ENTRE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE ABEL FIGUEIREDO, PARÁ AUTOR: ELIAS SANTOS OLIVEIRA Orientação: Profª. Camila M. Pasqual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM OLHAR SOBRE A CRISE DE LEITURA ENTRE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE ABEL FIGUEIREDO, PARÁ AUTOR: ELIAS SANTOS OLIVEIRA Orientação: Profª. Camila M. Pasqual."— Transcrição da apresentação:

1 UM OLHAR SOBRE A CRISE DE LEITURA ENTRE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE ABEL FIGUEIREDO, PARÁ AUTOR: ELIAS SANTOS OLIVEIRA Orientação: Profª. Camila M. Pasqual ENCONTROS E DESENCONTROS COM A LEITURA: Autor: Elias Santos Oliveira Rondon do Pará – PA 2007

2 Como alguns jovens do ensino médio incorporaram o “desgosto” e a aversão pela leitura?

3 JUSTIFICATIVA  P Professores se queixam e pesquisas apontam: o jovem brasileiro, alem de ler pouco, lê mal.  A A trajetória escolar do jovem que vai concluir o ensino médio compreende pelo menos onze anos, nos quais ocorrem os encontros e/ou desencontros com a leitura.  A A crise de leitura compromete a engenharia educacional.  O O tema em questão tem suma importância nas esferas social, política técnica e científica. Para superar a crise de leitura, deve-se antes, conhecer sua gênese, sua fase embrionária.

4 ESPECÍFICOS: Identificar a representação que alunos não-leitores fazem da leitura; Identificar os fatores responsáveis pela crise de leitura entre os jovens do ensino médio; Descrever o comportamento do jovem do ensino médio ante as atividades que lhe requeiram habilidades de leitura; Analisar as pedagogias de leitura desenvolvidas no ambiente escolar. ESPECÍFICOS: Identificar a representação que alunos não-leitores fazem da leitura; Identificar os fatores responsáveis pela crise de leitura entre os jovens do ensino médio; Descrever o comportamento do jovem do ensino médio ante as atividades que lhe requeiram habilidades de leitura; Analisar as pedagogias de leitura desenvolvidas no ambiente escolar. GERAL: Compreender de que forma alguns jovens do Ensino Médio incorporaram o desgosto e a aversão pela leitura. GERAL: Compreender de que forma alguns jovens do Ensino Médio incorporaram o desgosto e a aversão pela leitura. OBJETIVOS DA PESQUISA

5 FUNDAMENTAÇÃO Definições de Leitura Institucionalização da leitura X Naturalidade da leitura Leiturização X Alfabetização Leitura: recusa e desejo

6 AUTORES PESQUISADOS  R Rubem Alves (1995);  José Juvêncio Barbosa (1994);  Raquel Lazzari Leite Barbosa (1998);  Jean Foucambert (1994);  Paulo Freire (1994);  Edgar Morin (2004);  Lúcia Helena Possari (2004);  Ezequiel Theodoro da Silva (1993; 2004);  Mirian Suter (2002); ário Eduardo Viaro (2004); MMárcia Miyoki Wada (2004);  Eliana Yunes (2002)

7 METODOLOGIA  Estudo exploratório/estudo de caso  Estudo qualitativo/quantitativo  Pesquisa de campo: - contexto: EMEFM Prof. Hélio Frota Lima; alunos da 3ª série do ensino médio; outubro, novembro e dezembro de 2006. - aplicação de questionários fechados: 70 alunos - entrevistas: 26% de alunos não- leitores (12 alunos) - observação participante

8 CONCLUSÃO  A crise de leitura entre os jovens: 66% dos jovens de ensino medio de Abel Figueiredo são alunos não-leitores;  Como o estudante não-leitor significa a leitura: - prática importante para a vida - instrumento de promoção do sucesso escolar, pessoal e profissional  Fatores que distanciam o jovem da leitura: - leitura: algo exterior e alienado do mundo infanto- juvenil - falta de desejo - dificuldade compreensiva  Práticas de leitura: ritmo monótono, padronizado, repetitivo e apassivador.

9 CONCLUSÃO QUANDO E COMO ALGUNS JOVENS DO ENSINO MÉDIO INCORPRORARAM O DESGOSTO E A AVERSÃO PELA LEITURA Quando?Como?frequência Na infância- encantando-se com a linguagem da televisão. 01 - arrefecendo a empolgação primeira da aprendizagem da leitura. 03 Na adolescência- desequilibrando-se com as muitas disciplinas, a partir da 5ª série. 01 - descobrindo outros atrativos.03 - faltando-lhes o domínio da leitura compreensiva. 02 Com o casamento- ocupando-se com outros afazeres02

10 Muitos passam pela escola sem se tornarem leitores. Por vezes, ficam próximos aos livros e à palavra escrita, mas longe da leitura.

11 Muito Obrigado!!! Autor: Elias Santos Oliveira


Carregar ppt "UM OLHAR SOBRE A CRISE DE LEITURA ENTRE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE ABEL FIGUEIREDO, PARÁ AUTOR: ELIAS SANTOS OLIVEIRA Orientação: Profª. Camila M. Pasqual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google