A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Decisão de Tomadas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Decisão de Tomadas"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Decisão de Tomadas

2 Introdução Podemos definir a tomada de decisão como simplesmente o ato de eleger entre algumas alternativas que nos são disponíveis. Essa descrição de decisão pode perfeitamente ser suficiente para quando estivermos falando das inúmeras pequenas escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas. Porém, essa é uma definição muito resumida e que não contempla a abrangência desse processo, principalmente quando o assunto for as grandes decisões que precisamos tomar.

3 Introdução Para tornar nosso estudo mais completo conheceremos o conjunto dos oito passos da tomada de decisão, nosso objeto básico de investigação desse primeiro módulo. Vale a pena ressaltar que esse processo é importante em diferentes âmbitos, seja ele pessoal quando tivermos, por exemplo, que escolher que modelo de carro comprar, ou ainda no âmbito profissional quanto o assunto for escolher o melhor fornecedor de matéria-prima para a minha empresa, ou ainda um funcionário para integrar nosso quadro de colaboradores.

4 1° Passo – Identificação dos Problemas
Todo processo de decisão tem início com a identificação de um problema, que nada mais é que a diferença entre o que temos (presente) e o que poderemos vir a ter (futuro), dependendo de nossa escolha. Esse passo deverá ser bem analisado, pois a identificação de um problema é algo muito subjetivo. Uma situação pode ser problemática para uma pessoa, mas para outra pode não representar muito.

5 1° Passo – Identificação dos Problemas
Na esfera organizacional a identificação do problema deverá ser bem mais cuidadosa, pois o mesmo deverá ser identificado e/ou percebido como uma discrepância para organização como um todo, bem como para aqueles que a constitui, no caso os seus colaboradores.

6 1° Passo – Identificação dos Problemas
Segundo Robbins e Coulter, um problema possui três distintas características: Percepção da discrepância - onde é realizada uma comparação entre o estado atual e o que está sendo utilizado como parâmetro; Pressão para agir – refere-se a urgência que o problema tem em ser solucionado, do contrário o mesmo poderia ser adiado e; Recursos suficientes para fazer algo – geralmente os gestores procuram apontar como problema aquelas situações nas quais eles exercem algum tipo de influencia par que as mesmas sejam solucionadas.

7 2° Passo – Identificação dos Critérios de Decisão
Uma vez estando o problema totalmente identificado, o passo seguinte diz respeito à escolha dos critérios que serão utilizados por quem tomará a decisão. Passo tão importante quanto o anterior e deverá ser realizado com o maior cuidado possível para que critérios importantes não deixem de ser levados em consideração. É o momento em que o gestor determina o que será relevante para sua tomada de decisão.

8 3° Passo – Determinação do Peso dos Critérios
Logo após a identificação dos critérios que serão utilizados para a tomada da decisão o gestor deverá construir uma lista dos mesmos e classificá-los em uma escala de importância. Assim ficará mais fácil para identificar o que é mais relevante, bem como evitará que possíveis erros sejam cometidos.

9 4° Passo – Desenvolvimento das Alternativas
Neste quarto passo o gestor responsável pela tomada de decisão deverá listar quais são as alternativas que de fato poderiam solucionar o problema em questão. Atenção: Neste passo não é realizada nenhum tipo de análise destas alternativas, apenas faz-se a listagem das mesmas.

10 5° Passo – Análise das Alternativas
A análise das alternativas listadas no passo anterior é realizada neste momento, de forma bastante crítica. Ao ser feita essa análise o gestor poderá identificar os prós e os contras de cada uma das alternativas, já que as mesmas serão comparadas em relação a sua eficácia, possibilidade de implementação e importância.

11 6° Passo – Seleção de uma das Alternativas
Este é o momento mais importante e também um dos mais fáceis, porém seu sucesso dependerá diretamente do passo anterior. Uma vez que a análise tenha sido realizada com sucesso a seleção de uma alternativa passa a ser quase automática e a probabilidade de erro é quase nula.

12 7° Passo – Implementação da Alternativa Escolhida
O passo de número sete diz respeito a colocar a decisão realmente em prática. Observe que todo o processo de escolha terminou no passo anterior, quando da seleção da alternativa, porém se a implementação da mesma não for realizada adequadamente o processo de decisão ainda poderá ser falho.

13 8° Passo – Avaliação da Decisão Tomada
A avaliação da decisão tomada é o último passo do processo e será realizado a partir da solução ou não do problema. Se o problema foi resolvido a decisão foi acertada, mas se do contrário o problema persiste algum passo deve ter sido tomado de forma equivocada.

14 8° Passo – Avaliação da Decisão Tomada
A tomada de decisão é uma tarefa constante na vida de qualquer gestor, por isso a sua enorme importância. O trabalho do administrador passa basicamente por quatro funções básicas, cuja presença da tomada de decisão é indubitável. São elas: Planejamento, Organização, Liderança e Controle.

15 8° Passo – Avaliação da Decisão Tomada
Em qualquer que seja a função, com certeza o administrador será convocado a tomar algum tipo de decisão, tornando a tarefa de administrar quase um sinônimo de tomar decisão, tanto que muitas vezes o administrador a realiza mesmo sem se dar conta, tamanha sua presença rotineira.

16 As Principais Decisões dentro das Funções Básicas do Administrador
Quanto ao Planejamento Que objetivos a empresa possui a longo prazo? Que objetivos a empresa possui a curto prazo? Quais as melhores estratégias para que esses objetivos possam ser alcançados?

17 As Principais Decisões dentro das Funções Básicas do Administrador
Quanto à Organização Quantos são os meus liderados diretos ? Em que intensidade a centralização deve existir dentro da organização ? Como as tarefas devem ser projetadas ? A cada quanto tempo a organização deve modificar sua estrutura?

18 As Principais Decisões dentro das Funções Básicas do Administrador
Quanto à Liderança Como realizar uma liderança eficaz se há pouca motivação entre os liderados? Qual o melhor estilo de liderança a adotar em uma determinada situação? Como e em até que ponto as mudanças podem interferir no desempenho produtivo dos colaboradores? Em que momento os conflitos devem ser estimulados entre os colaboradores?

19 As Principais Decisões dentro das Funções Básicas do Administrador
Quanto ao Controle Quais são as atividades da organização que devem ser acompanhadas e controladas de forma intensiva? De que forma deve acontecer o controle? Qual o sistema de informação gerencial ideal para uma organização?


Carregar ppt "Processo de Decisão de Tomadas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google