A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propaganda e uso racional de medicamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propaganda e uso racional de medicamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Propaganda e uso racional de medicamentos
Existe compatibilidade? Mauro Silveira de Castro Faculdade de Farmácia - UFRGS

2 Propaganda – o que é? Conjunto de técnicas Objetivo:
Divulgar conhecimento e/ou Promover adesão Princípios, idéias ou teorias Exercer influência sobre o público Promover (info e persuasão) medicamento Fins comerciais

3 Abordagens da propaganda / publicidade
Para o usuário Conhecer suas preferências e cultura Para o cliente Segundo sua visão Para o publicitário “Como eu sou o máximo”

4 Informações sobre medicamentos - abordagens
Para o usuário Vários seguimentos sociais Para o próprio sistema de saúde O que se pensa que existe de necessidade Para o profissional que produz Correção na informação

5 Usuário Causa enfermidade? O que é remédio/medicamento?
Tradição familiar? Modelo tradicional de cuidados Paternalista Fantástico – o show da vida “Campeões da vida”

6 Sistema de Único de Saúde
Pressão social Pressão política Não estruturado (hospitaloc.) Propaganda institucional Comunicação em saúde?

7 Profissionais de saúde
Formação em educação em saúde? Atualização profissional? Formação em propaganda? Fontes de informação? UK = 30% desatualizada Modelo de atenção à saúde

8 Institute of Medicine – abril de 2004
Health Literacy: A Prescription to end Confusion 90 milhões de adultos norte americanos – analfabetos funcionais em saúde 40 milhões são totalmente analfabetos E no Brasil?

9 Alfabetização em saúde
“É o grau em que indivíduos podem obter, processar e entender Informações básicas de saúde e de serviços Que necessitam para tomar decisões apropriadas em saúde.”

10 Alfabetização (2) Ler Escrever Realizar cálculos básicos
Falar e compreender a linguagem oral Ter conhecimento conceptual e cultural

11 Alfabetização em saúde (3)
Abrange não somente o indivíduo Depende de habilidades, preferências e expectativas de Provedores de cuidados e informações em saúde, Mídia, Outros

12 Potenciais locais de intervenção
Sistema de Saúde Resultados em Saúde e custos Cultura e Sociedade Alfabetização em Saúde Sistema Educacional

13 Cultura e Sociedade “American lifestile”
Autodeterminação = automedicação Cultura Exames sofisticados Receita de medicamento Lucrar, poupar O natural

14 Sistema Educacional Prima pelo analfabetismo em saúde?
Quais ensinamentos existem sobre o uso racional? Existe esta abordagem no terceiro grau?

15 E a propaganda de medicamentos?
Não é independente Não é plural Características: Simplificação Saturação Parcialidade Unilateralidade

16 Resultado dessa propaganda
Produz elementos opostos ao objetivo do uso racional Prevenção, promoção e recuperação da saúde. Álvaro Nascimento, O Globo, 30 de dezembro de (Norberto Bobbio).

17 Conclusão Propaganda atual e uso racional de medicamentos são incompatíveis Chegou a hora: Atuar nos pontos possíveis Regulamentar melhor Aprender “contra-propaganda”


Carregar ppt "Propaganda e uso racional de medicamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google