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DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

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Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Núcleo Pedagógico Orientação Técnica 29/04/2014 Ensino Fundamental

2 Pauta: Resultados SARESP/2013 % AB, ICM, ISEM, fluxo – nota técnica (régua) Res. 74/2013 Grêmios – cronograma PRODESC Apresentar a plataforma Cronograma de datas Recursos – BEC – rede de suprimentos Habilitação no GDAE Intranet Currículo + Plataforma 2.0 OT para Profs Iniciantes EVESP UNICAMP

3 Diretoria de Ensino Região São Bernardo do Campo
Resultados da Prova SARESP realizada em novembro de 2013. Percentuais de Alunos por níveis de proficiência na D.E. MATEMÁTICA Nível de Proficiência 8ª série/9º ano 2010 2011 2012 2013 Abaixo do Básico 32,4 32,2 35,7 33,7 Básico 57,6 56,3 53,4 53,5 Adequado 9,0 10,3 9,8 11,7 Avançado 1,0 1,2

4 Diretoria de Ensino Região São Bernardo do Campo
Resultados da Prova SARESP realizada em novembro de 2013. Percentuais de Alunos por níveis de proficiência na D.E. LÍNGUA PORTUGUESA Nível de Proficiência 3ª série 2010 2011 2012 2013 Abaixo do Básico 33,0 33,7 30,0 34,3 Básico 39,3 38,3 39,2 37,4 Adequado 26,9 27,4 30,2 27,5 Avançado 0,8 0,7 0,6

5 Diretoria de Ensino Região São Bernardo do Campo
Resultados da Prova SARESP realizada em novembro de 2013. Percentuais de Alunos por níveis de proficiência na D.E. MATEMÁTICA Nível de Proficiência 3ª série 2010 2011 2012 2013 Abaixo do Básico 53,4 54,3 50,6 48,7 Básico 42,2 40,3 43,3 46,1 Adequado 4,1 5,1 5,7 5,0 Avançado 0,2 0,3

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7 Agrupamento de escolas em Grupo de Escolas Prioritárias
Etapas Língua Portuguesa Matemática Anos finais do Ensino Fundamental (série avaliada 8ª/9º ano) >= 37 % >= 46 % Ensino Médio (3º ano) >= 54 % >= 74 % Escolas Prioritárias: escolas com maior atenção aos seus problemas. G.R./P.C.A.G.P.

8 E hoje? Em 2014 quem está na 8ª série/9º ano, realizou a prova de 2012 como 6ª série/7º ano: 2012 como 6ª série/7º ano 2014 8ª série/9º ano Língua Portuguesa Matemática Abaixo do Básico 17,7 33,5 Básico 39,2 42,3 Adequado 34,2 21,5 Avançado 8,9 2,8

9 Resultados da AAP – 2014 da 8ª série/9º ano
Questões com maior quantidade de erros em Matemática: 06, 08, 10 e 13 Questão 06 – Aberta - Compreender situações problema que envolvem proporcionalidade, sabendo representá-las por meio de equações ou inequações.

10 Escala de Proficiência 200
Neste ponto, ainda, os alunos de 7o e 9o anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio também: resolvem problema envolvendo: - grandezas proporcionais (direta e inversamente);

11 Escala de Proficiência 225
resolvem problema envolvendo: - multiplicação com significado de proporcionalidade, cujos valores estão expressos em reais sob representação decimal; Escala de Proficiência 275 - a diferença de horários de início e fim de um evento, com dados apresentados em tabela; - conversão de medidas com unidade “palmo” em centímetros; - relação de proporcionalidade e regra de três; Escala de Proficiência 300 - as quatro operações fundamentais com números decimais; - a concepção de múltiplo comum a dois números; - a razão entre o comprimento e o diâmetro da circunferência; - potenciação; - regra de três, tratando de grandezas inversamente proporcionais e transformação de horas em minutos

12 Resultados da AAP – 2014 da 8ª série/9º ano
Questões com maior quantidade de erros em Língua Portuguesa: 02, 04, 09 e 10 Questão 10- Identificar a tese de um texto. (H19 – Eixo IV)

13 No ponto 225, os alunos do 9o ano do Ensino Fundamental também:
inferem: o tema ou o assunto principal do texto, estabelecendo relações entre as informações, em artigo de divulgação científica, reportagem jornalística e informe científico; e informações, fatos ou conceitos relevantes, com base na compreensão global do texto, em notícia, artigos de divulgação científica e de opinião; No ponto 275, os alunos do 9o ano do Ensino Fundamental também: inferem opiniões do enunciador sobre um fato, em artigo de opinião, informativo científico e carta de opinião; e o tema do texto, em artigo de opinião;

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15 IDESP

16 Nota técnica apresenta as formas de cálculo do IDESP, do
Indicador de Desempenho – ID, Índice de Cumprimento – IC, Adicional por Qualidade – IQ, Índice de Cumprimento de Metas – ICM, e Índice de Nível Socioeconômico – INSE. IDESP é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (ID - o quanto aprenderam); e o fluxo escolar (IF - em quanto tempo aprenderam). A metodologia utilizada no cálculo do IDESP permite que a escola acompanhe sua evolução de ano para ano.

17 Metas de Longo Prazo (2030) Exemplo

18

19 Indicador de fluxo (IF):
O fluxo escolar é medido pela taxa média de aprovação em cada etapa da escolarização (séries iniciais e séries finais do EF e EM), coletadas pelo Censo Escolar. O indicador de fluxo (IF) é uma medida sintética da promoção dos alunos e varia entre zero e um:

20 Índice de Nível Socioeconômico – INSE
Os dados utilizados para o cálculo do INSE foram obtidos a partir dos questionários respondidos pelos pais, quando da aplicação do SARESP em 2008, 2009 e 2010, para as seguintes séries/anos:  Questionário de pais e alunos: 2ª e 4ª séries (3º e 5º anos) do Ensino Fundamental.  Questionário de pais e alunos: 6ª e 8ª séries (7º e 9º anos) do Ensino Fundamental.  Questionário de pais e alunos: 3ª série do Ensino Médio.


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