A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I
Professora: Tatiana Comiotto Sala 01 – DQMC Telefone:

2 Apresentações - Professora - Alunos Programa Horário Material didático
Bibliografia LAPSI - Almoço das terças – segunda terça feira de cada mês. O celular deverá permanecer desligado durante a aulas, salvo algumas exceções quando acertadas previamente com o professor.

3 Conteúdos Evolução Histórica da Psicologia e Suas Principais Teorias
Fases do Desenvolvimento Pré-Natal Infância Brinquedos Desenhos Psicomotricidade Cotidiano Escolar* Limites

4 Psicomotricidade Limites Cotidiano Escolar Brincar

5 *No conteúdo de cotidiano escolar serão abordados:
Tiques e TOC; Síndrome do pânico, fobias e medo; Esquizofrenia e paranoia; Depressão infantil e na adolescência; Autismo; Agressividade e Bullying; Violência domestica e sexual; Fantasia/Mentira/Timidez; Negativismo/Furtos; Distúrbios alimentares; Hiperatividade; Dependência química/Alcoolismo; Diversidade/ Inclusão; Homoafetividade; Relações étnico-raciais; Deficiências.

6 Adolescência Idade Adulta Fase Introdutória Fase Mediana
Fase Conclusiva

7 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Conceitos e tipos de Aprendizagem Teorias ou concepções de Aprendizagem Inatismo Ambientalismo Construtivismo Sócio Interacionalismo Autores Influentes na Psicologia da Aprendizagem Dificuldades de Aprendizagem Relações Professores x Aluno

8 Metodologia Serão utilizadas:
Diversas leituras como fator de estímulo ao aprendizado. Aulas expositivo-dialogadas Trabalhos em grupo e individuais Apresentações de seminários Discussões sobre os temas estudados Apreciações críticas de filmes. Poderão ser realizadas também atividades a distância como: Fóruns, Experiências, Trabalhos por s; Criação de um blog Mecanismos para suprir a carga horária da disciplina, caso não seja possível adaptá-la ao calendário acadêmico da UDESC.

9 Avaliação Trabalhos atrasados 50% da nota/ sem rebarbas/ sem cópias/ não fazer leituras nas apresentações; Será seguido rigorosamente o regimento da UDESC. Abonos de faltas serão apenas permitidos de acordo com os casos estipulados por lei. A chamada será feita no início, no meio ou no final da aula. Caso o aluno não esteja em sala neste momento, receberá falta. As avaliações serão avisadas com antecedência e nos dias marcados. Os alunos que não comparecerem deverão solicitar segunda chamada na Secretaria acadêmica. Não haverá trocas de datas de avaliações, a não ser por próprio impedimento da professora. As reclamações referentes a notas e frequência deverão ser realizadas por escrito e entregues a professora para análise, que chamará o aluno para a discussão a respeito. Os casos de recursos das avaliações após discussão com a professora, obedecerão aos prazos regimentais. As notas e frequências serão lançadas no sistema acadêmico e em caso de dúvidas, os alunos poderão procurar a professora em seu horário de atendimento na sala 01 do DQMC. O aluno que faltar, sem justificativa prévia, no dia de sua apresentação, perderá ½ da nota do grupo e deverá fazer sua apresentação individual em data a ser combinada com a professora. O grupo cujo participante faltou, sem justificativa prévia, deverá responsabilizar-se pela apresentação da “parte” faltante. O aluno que faltar, sem justificativa prévia, no dia da apresentação das outras equipes perderá 0,5 pontos por apresentação.

10 50% - provas escritas (referentes a todos os conteúdos apresentadas em sala – pela professora ou pelos acadêmicos). Critérios para avaliação escrita: Coesão do texto Argumentação lógica Adequação ao conteúdo proposto Adequação ortográfica e gramatical Prova 1: Introdução a Psicologia Psicologia do Desenvolvimento Prova 2: Psicologia da Aprendizagem Livro

11 Cotidiano escolar Orientações: Procurar os temas na BVS/PSI; Scielo e banco de dados da capes. Apresentar as características do tema proposto Demonstrar atuações diversificadas do professor em sala de aula relacionadas ao tema apresentado. O trabalho deverá ser apresentado – 15 min e mais 10 min envolvendo a participação da turma nas discussões. O trabalho (slides) deverão ser enviados para o

12 20% apresentação de trabalhos orais Critérios:
Adequação do vocabulário – até 1 ponto Postura na apresentação – até 1 ponto Argumentação Lógica/Adequação ao conteúdo proposto/ utilização adequado de referencial teórico - até 2 pontos Respeito ao tempo estipulado de apresentação de 15 min + 5 para perguntas dos membros da banca – até 1 ponto Considerações Finais/ Envolvimento da turma – até 1 ponto Referências – até 0,5 ponto Qualidade dos slides: cor, tamanho, gráficos, imagens, estética – até 0,5 ponto Responsabilidade e participação na elaboração do trabalho: o grupo será reunido após as apresentações para fazer auto-avaliação – até 3 pontos 15% Leitura de livros – apresentação oral – poderá ser realizado através de perguntas/ ou através de explanação por parte dos alunos Apresentar o resumo da obra. Relacionar o conteúdo do livro com a disciplina de educação. Adaptar as questões estatísticas quando for o caso. Posicionar-se criticamente, elencando aspectos positivos e negativos do livro. 15min para apresentação Criar meios de participação da turma - mais 10 min. Adequação do vocabulário Postura na apresentação Respeito ao tempo estipulado de apresentação de 15 min Envolvimento da turma Referências Qualidade dos slides (se houver): cor, tamanho, gráficos, imagens, estética

13 10% Apresentação dos Banners
Critérios: Boa produção e edição Adequação ao conteúdo total da disciplina Criatividade 5% Auto avaliação – escrita Frequência – até 2 pontos Comprometimento com a disciplina - até 3 pontos Aquisição de conhecimento - até 3 pontos Pontualidade – até 2 ponto2

14 Sugestões de livros - O extraordinário (Xerox)
- Sobre a morte e o morrer (Xerox) - Mitos e tabus da sexualidade humana (Xerox) - Síndrome de Peter Pan (Xerox) - Germinal (Xerox) - E aí? Cartas aos adolescentes e a seus pais (Xerox) - Em busca de sentido (Xerox) - Para sempre Alice (Xerox) - Os sofrimentos do jovem Werther (Xerox) - Por um fio (Xerox) - Complexo de Cinderela (Xerox) - O direito de ser adolescente (Xerox) - 13 porquês (PDF) - Como vejo o mundo – Física (PDF) - Mentes inquietas (PDF) - O despertar da primavera (PDF) - Por que os homens fazem sexo e as mulheres amor? Allan Pease (PDF) - ABERASTURY DE PICHO N RIVIERE, Arminda; KNOBEL, Mauricio. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre Artmed, p. ISBN (Biblioteca) - BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, p. ISBN (Biblioteca)  - O apanhador nos campos de centeio - O diário de Anne Frank - Natureza Selvagem - Eu Cristiane F. - Morte súbita

15 Sugestão de livros - Marie Curie e a radioatividade (Xerox)
- Filhos brilhantes. Alunos fascinantes (Xerox) - Marie Curie e a radioatividade (Xerox) - Estórias de quem gosta de ensinar (Xerox) - Conversas com quem gosta de ensinar (Xerox) - Transformando suor em ouro (Xerox) - Malba Tahan – O homem que calculava (Xerox) - O monge e o executivo (Xerox) - Competência pedagógica do professor universitário (Xerox) - Henri Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil (Xerox) - A escola da ponte sobre múltiplos olhares (Xerox) - Cuidado escola (Xerox) - Educação consciência (Xerox) - Questões atuais no ensino de ciências (Xerox) - Entre a ciência e a sapiciência (Xerox) - A importância do ato de ler (Xerox) - Não nascemos prontos (Xerox) - A vida na escola e a escola da vida (Xerox) - Ensino de ciências: fundamentos e métodos (Xerox) - ALVES, Rubem . A alegria de ensinar. 14. ed. Campinas: Papirus, p. ISBN (Biblioteca) - ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 3.ed Petrópolis: Vozes, p. ISBN (Biblioteca) - VYGO TSKII, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.. São Paulo Martins Fontes 2007 ISBN (Biblioteca) - PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, p. ISBN (Biblioteca) - MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano.. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo Centauro 2006 ISBN (Biblioteca) - REDIN, Marita Martins. Entrando pela janela: o encantamento do aluno pela escola. Porto Alegre: Mediação, p. ISBN (Biblioteca) -ALVES, Rubem . Entre a ciência e a sapiência. 22. ed. (Biblioteca) -Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, p. ISBN (Biblioteca) -ELIAS, Marisa del Cioppo. Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, p. ISBN (Biblioteca) -NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. (Biblioteca) -OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvim ento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, p. ISBN (Biblioteca)  - Escola com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que pudesse existir- Rubem Alves

16 Continuação - Entre os muros da escola (xerox)
-Adolescência, psicanálise e educação (xerox) - Walden Two (PDF) - A formação social da mente (PDF) - Paulo Freire – vários (PDF)

17 Avaliações de 2014.01 Atividades Média Provas 7,95
Apresentação do livro 9,10 Aulas expositivas ministradas pela professora 9,60 Banners 8,40 Apresentação de trabalhos 9,05 Filmes 9,70

18 Datas importantes: Sujeito a alterações
Atividades: 26/08 Apresentação do trabalho sobre Cotidiano Escolar 18/09 PROVA 01 22 a 25/09 Semana das Ciências 30/09 Apresentação do Livro 11/11 Apresentação dos banners sobre os autores de aprendizagem 20/11 Não haverá aula – Profa. Congresso Nacional de Psicologia- Ciência e profissão 25/11 PROVA 02 02/12/2014 Exame


Carregar ppt "Plano de Ensino Física Disciplina: Psicologia da Educação I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google