A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação dos Cursos de Educação Física Bacharelado/Licenciatura Outubro de 2011

2 1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF
Retomando etapas... 1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF (quantificação de recursos físicos e recursos humanos nos diferentes setores) 2ª etapa – avaliando os setores ( planejamento, comunicação e valorização profissional) 3ª etapa – avaliando os cursos (recursos físicos, recursos humanos e currículo)

3 Metodologia utilizada na avaliação dos Cursos de Educação Física
Questionários aplicados em sala de aula com os alunos do curso 174 respondidos – bacharelado 176 respondidos - licenciatura Grupos focais com amostragem das diferentes etapas do curso 2 grupos, 14 alunos – bacharelado 2 grupos, 10 alunos - licenciatura Questionário aplicado com os professores do curso 32 respondidos - bacharelado 37 respondidos - licenciatura Grupos focais com professores do curso 1 grupo, 5 professores – bacharelado 2 grupos, 11 professores - licenciatura

4 Recursos Físicos – Alunos/ 1ª parte
Avaliação dos alunos dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados Recursos Físicos – Alunos/ 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Alunos Bacharelado Alunos Licenciatura Espaço físico grande e satisfatório. Em dias não chuvosos o local em frente ao DA é um espaço de convivência natural. RU: De boa qualidade e acessível. A ampliação do horário de atendimento facilitou muito aos usuários. BAR: Uma opção de alimentação além do RU, e serve de abrigo em dias de chuva. BIBLIOTECA: Um acervo muito bom, abrangendo várias áreas . LIEF: É bom. EQUIPAMENTOS: Há materiais suficientes para a realização das aulas e a reposição dos mesmos é satisfatória. A ESEF tem um ótimo espaço físico, com ênfase no LAPEX, Ginásio 1, biblioteca, piscina, sala de vídeo, espaço em frente ao DA. A limpeza do campus é boa. O acervo e o espaço da biblioteca são muito bons. Bar com boa qualidade de produtos e ótimo atendimento. RU: Boa qualidade da comida, ótimo preço, climatização do ambiente. Ampliação do horário de atendimento foi uma boa medida. O serviço de Xerox é bom. O LIEF tem horário flexível. Faltam: Espaços cobertos e de convivência, auditório, enfermaria, papel higiênico, salas de aula, espaço no LIEF, sinalização para orientação das pessoas. Espaços bons, mas nem sempre bem utilizados REUNI prevê mais alunos sem uma melhora na estrutura Quadras deterioradas, com risco de acidentes. Os espaços poderiam ser liberados aos alunos fora de aula a fim de aprimorar seus estudos G1: Os vestiários são externos, não há cobertura até lá e fecham às 18h. A sala 1 é pequena para as aulas, e para chegar à 4 é preciso passar pela 3 Faltam: Espaços de convivência, auditório, espaço físico COMGRAD, salas de reunião para grupos de pesquisa, locais cobertos para dias de chuva; Quadra e pista de atletismo em péssimo estado. RU: Espaço pequeno para o número de usuários. LIEF: Computadores ruins e em número insuficiente. XEROX: A qualidade das cópias é ruim e seu preço é muito alto. Biblioteca: Poucos exemplares de Anatomia e Fisiologia; Computadores muito ruins; Faltam tomadas com o novo padrão. A prioridade do estacionamento deveria ser para os alunos e servidores

5 Recursos Físicos – Alunos/ 2ª parte
Avaliação dos alunos dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados Recursos Físicos – Alunos/ 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Alunos Bacharelado Alunos Licenciatura LIEF: Muitos computadores não funcionam, são lentos e têm softwares desatualizados. As impressões são muito caras. Se houvesse Wi-Fi desafogaria o espaço. LAPEX: Os alunos não têm muito acesso BAR: É caro, a qualidade dos alimentos não é tão boa e não há variedade. Não há alimentos saudáveis. RU: Não há cobertura para a fila quando chove; já faltou comida; pouco espaço para o aumento de alunos; não há janta

6 Avaliação dos professores dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados
Recursos Físicos – Professores 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Professores Bacharelado Professores Licenciatura Infra-Estrutura melhorou. Projeto do governo federal trouxe bons recursos financeiros para adquirir equipamentos de ginástica. E parceria com Federação/Confederação de Ginástica também contribui com a universidade. A sala de reuniões (videoteca) da biblioteca é útil e bem usada. Melhor local na escola é a Biblioteca. Falta de Almoxarifado Falta de gabinete para professores. BAR: Não oferece bom serviço, nem alimentação saudável; Problemas quanto ao horário de atendimento. BIBLIOTECA: Faltam salas para reuniões; Faltam livros de algumas áreas do conhecimento; Exemplares de livros insuficientes para o número de alunos. LIEF: Demanda de serviço é maior do que seus funcionários podem suportar. Banheiros são péssimos, com exceção dos do LAPEX. Falta cartilha de informações e orientações para Prof(s) que ingressam na unidade. Péssimas condições dos banheiros. Falta de estrutura nas salas de Rítmica 1, Rítmica 2 e da Pós-Graduação(som, ventilação) Faltam salas de aula. Falta de cuidado com o patrimônio da escola. Muitas cadeiras, computadores e projetores estragados. E não há manutenção adequada. Rachaduras no prédio do LAPEX. BAR: Produtos muito caros, pouca variedade e mau atendimento. XEROX: Não recebe por os materiais para colocar nas pastas.

7 Algumas falas em destaque...
A ESEF cresceu barbaramente, mas o espaço físico não acompanhou isso... Professor Nosso RU é o melhor de todos, na minha opinião. Aluno É preciso repensar os espaços aqui dentro... Professor Um almoxarifado faz muita falta... Professor A questão dos banheiros é vergonhosa... Um absurdo! Aluno A ESEF tem uma bela estrutura... e uma péssima estrutura! Professor As quadras estão destruídas, não tem marcação, não tem rede, e quando está chovendo, meu Deus, é cada um por si aqui. Aluno Temos que ter um espaço de convivência. Eu que faço bastante cadeiras, é uma coisa que eu sinto falta! Aluno

8 Recursos Humanos – Alunos/ 1ª parte
Avaliação dos alunos dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados Recursos Humanos – Alunos/ 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Alunos Bacharelado Alunos Licenciatura Técnicos Administrativos Bom atendimento da Biblioteca, do RU, das diversas Secretarias dos Setores, da COMGRAD e da COMEX. A equipe da limpeza está melhorando. Professores Elogio aos temas tratados em aula (4), à didática dos professores (4) e a sua capacidade de diálogo (4). Falas complementares entre professor e seu Doutorando contribuem nas aulas. Humildade de um professor no trato do conhecimento. Bom atendimento e bom relacionamento com os alunos na Biblioteca, no RU e no Xerox. De modo geral, os professores têm bom relacionamento com seus alunos, uma boa formação técnica, são assíduos e servem de exemplo tanto profissional como humano para seus alunos. Bons professores na FACED. Alunos As atividades de Extensão contribuem para uma boa relação entre os estudantes dos diferentes cursos. RU: Por vezes ocorrem erros na quantidade de comida. Os alunos não são tratados da mesma forma pelos funcionários. Secretário Administrativo é autoritário e fechado. Por vezes destrata os alunos. Informações concentradas em uma das funcionárias da COMGRAD. Esta freqüentemente está ausente. Atuação fora da área de formação Foco em assuntos de suas pesquisas ou em assuntos pessoais. Falta de domínio da Língua Portuguesa, intolerância quanto ao esclarecimento de dúvidas. Não cumprimento do quadro de provas. Há professores com pouca tolerância aos atrasos dos alunos. Ausência dos professores durante estágios dos alunos (falta de acompanhamento) Professora viaja muito e suas aulas são dadas por mestrandos ou doutorandos. Suas aulas começam tarde e terminam cedo; além disso, emenda feriados. Um professor dá a primeira semana de aula e depois entrega para sua mestranda. Falta integração entre os alunos dos diversos cursos da ESEF. E quando há atividades de integração, como o Dia do Basquete, por exemplo, a Fisioterapia e a Dança pouco participam.

9 Recursos Humanos – Alunos/ 2ª parte
Avaliação dos alunos dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados Recursos Humanos – Alunos/ 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Alunos Bacharelado Alunos Licenciatura Repetição de conteúdos, falta de didática; mestrandos dando aula além do que deveriam. Ausências não avisadas e também por motivos fúteis. Provas inadequadas; Falta de comprometimento com a qualidade das aulas. Alunos Pouca interação entre os alunos dos diferentes cursos da ESEF. Bixos não são bem tratados e orientados na ESEF Diferença de tratamento entre os alunos da EFI em relação aos da Fisioterapia. Alunos não tomam conhecimento dos cursos oferecidos pela Biblioteca Funcionários Equipe da limpeza prevarica seu trabalho. Demanda de serviço do LIEF é maior que o número de funcionários existente. Funcionário do LIEF fica só jogando.

10 Avaliação dos professores dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados
Recursos Humanos – Professores/ 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Professores Bacharelado Professores Licenciatura Funcionários Contribuição da nova bibliotecária nas aulas, falando sobre as regras de normatização, ferramentas do site da BibEsef, etc. O pessoal da Biblioteca é atencioso, dedicado e organizado oferecendo vários cursos para os usuários. Bom atendimento do pessoal do DEFI e da EXTENSÃO. Funcionários do LIEF são interessados. Professores O Diretor se esforça para o campo de futebol ser consertado. A ESEF tem um corpo docente muito bom. Equipe da limpeza prevarica seu trabalho Demanda de serviço do LIEF é maior que o número de funcionários existente Funcionário do LIEF fica só jogando Os professores criam certos níveis de “status”, e passam a não se tratar de forma igualitária Professores novos têm dificuldade de obter informações em função da descentralização existente. Alunos Alunos não tomam conhecimento dos cursos oferecidos pela Biblioteca. Não há Técnicos de Laboratório na ESEF, e é preciso pessoal especifico para a manutenção do patrimônio. Desvio de função dos T.A causam problemas sobrecarregando aqueles que trabalham bem. Professores não são capacitados para usar o MOODLE. Professor de musculação não foi informado ou consultado sobre o remanejo da sala de musculação Muitos professores do esporte fazem doutorado em outras áreas e deixam de lecionar Esporte. E muitos dessa área estão para se aposentar.

11 Avaliação dos professores dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados
Recursos Humanos – Professores/ 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Professores Bacharelado Professores Licenciatura Não há padrão de termos técnicos a ser seguido pelos professores, o que cria dificuldades para os alunos. Os professores não sabem como resolver o problema da falta de estudo dos alunos. Estes estão muito descomprometidos. Desrespeito com alguns professores mais antigos que não têm espaço adequado.

12 Algumas falas em destaque...
O setor que tem o melhor serviço aqui é a Biblioteca. Professor A comida hoje é feita com mais apreço. E eles servem muito bem, são super educados. Aluno Não tive vínculo com o professor, porque ele pouco apareceu... Aluno Um dos professores convidados chegava cheirando à maconha. Aluno ... é a fragmentação do corpo docente (...) a nossa falta de integração. Professor A demanda é maior que a capacidade do pessoal do LIEF / A gente ligou umas 4 vezes, e não foram... então, não sei se não seria um pouco de má vontade. Professor Alguns professores tem aquela relação mais afetiva... Podem até falar mais firme, mas tu continuas a ter aquele respeito... Aluno

13 Currículo – Alunos/ 1ª parte
Avaliação dos alunos dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados Currículo – Alunos/ 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Alunos Bacharelado Alunos Licenciatura Os professores abordam assuntos variados nas aulas, possibilitando certa interação entre todos. Os alunos têm boa expectativa em relação ao novo currículo Cabe também ao aluno ir em busca de um complemento à formação. A biblioteca proporciona interdisciplinaridade aos alunos. Cada um constrói seu próprio currículo, conforme interesses e necessidade. Conceito que a UFRGS tem “lá fora” é muito bom. É reconhecida como uma universidade forte na pesquisa. O estágio é fundamental para complementar a teoria. Há professores preocupados em propiciar aos estudantes uma formação de qualidade, para que estes possam transformar a Ed.Física nas escolas. Disponibilidade de horários para as disciplinas está adequada. Elogio às disciplinas de Medidas e Avaliação, Introdução à Prática do Estágio, aos trabalhos propostos em Fisiologia do Exercício e em EFI Especial. As disciplinas de Técnicas de Ensino e as atividades de extensão preparam os estudantes para os estágios. As práticas ao longo do curso são extremamente relevantes. Importância de atividades conjuntas, envolvendo diferentes cursos, como projetos de extensão. Alguns alunos não aprovam e outros estão preocupados com a nova reestruturação do currículo, já que este será emendado com a Licenciatura. Outros estão sem entender como será esta migração. A Escola não oferece um número razoável de cadeiras eletivas. Falta de integração entre teoria e prática prejudica a atuação profissional. Faltam cadeiras de Judô e Handebol. Descaso com a cadeira de Desenvolvimento Motor Na FACED, focam somente a área de educação. A prática não é dada ao ar livre, na verdade acaba sendo apenas teoria. Os professores estão em desvio de função. Isso prejudica a formação dos alunos. Deveriam ter disciplinas mais especificas da Licenciatura. A maioria das disciplinas da FACED não abrange o necessário. Deveriam ser oferecidas disciplinas nos três turnos. Há disciplinas que necessitam de maior carga horária, como Anatomia e Cinésio. Existem disciplinas importantes que não são oferecidas com regularidade ou não tem um número adequado de vagas. Há disciplinas que deveriam estar mais bem distribuídas na sequencia do currículo. Ex: Desenvolvimento Motor no 2°semestre e EFI Infantil no 5º semestre. O estágio está localizado muito no final do curso. É importante que os estudantes tenham a vivência da prática pedagógica dentro das mais variadas disciplinas.

14 Currículo – Alunos/ 2ª parte
Avaliação dos alunos dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados Currículo – Alunos/ 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Alunos Bacharelado Alunos Licenciatura Há expectativa de que a mudança do currículo seja para melhor. Importância de os alunos poderem ter voz para as mudanças que estão por vir. Há professores que falam mais das suas pesquisas de trabalho do que os conteúdos propostos pelo currículo. Professor de Atletismo e Aval. Funcional repete o conteúdo nas duas disciplinas. Medidas e Avaliação deveria ser oferecida no início do curso, uma vez que ela pode auxiliar em disciplinas posteriores Poucas disciplinas em que estejam alunos de diferentes cursos freqüentando. Horário inadequado de oferecimento da disciplina de Atletismo: 13h30min. De forma geral, há pouca integração entre os conteúdos das disciplinas. Isso é reconhecido pelos próprios professores Os professores do ICBS e da FACED não demonstram vontade de dar aulas para o curso de Ed. Física. Conseqüentemente, a qualidade das disciplinas é péssima. Há professores que não aliam teoria à prática. Em algumas disciplinas os alunos são avaliados apenas por decorar o conteúdo.

15 Avaliação dos professores dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados
Currículo – Professores/ 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Professores Bacharelado Professores Licenciatura Algumas disciplinas contemplam a formação do indivíduo Os estágios funcionam muito bem na Licenciatura Professores são convidados a acompanhar algumas aulas de seus colegas Há expectativa de que, na implementação do novo currículo, os professores passem a dialogar entre si A disciplina de Desenvolvimento Humano dentro da universidade trouxe uma grande melhoria ao curso. A realização de seminários, onde os professores possam opinar e se manifestar tem uma grande importância, não só na questão de trabalho, mas também por ser uma oportunidade de encontro entre eles. A troca de informações entre os professores é a garantia de um processo de reforma de um currículo rico e diversificado. Um professor utiliza em suas aulas textos de apoio, para que os alunos tomem mais interesse pela leitura, assim fazendo com que estes aprimorem o nível dos estudos. Não há estrutura no momento para comportar o aumento da carga horária de Ginástica Básica. No Bacharelado, estágios não são bem fundamentados. A parte da “formação humana” deveria ser trabalhada já no primeiro semestre. Disciplina de Antropologia não foi aprovada no novo currículo A cadeira de Introdução à EFI não é suficiente para orientar os alunos. Não há um espaço organizado para os professores poderem discutir o currículo. Dessa forma, eles não conseguem se manter atualizados e organizados entre si. É importante uma formação humana no currículo, não apenas de cunho utilitário, como preparação para o mercado de trabalho. A cadeira de Desenvolvimento Humano implantada no curso de Educação Física está totalmente voltada para a Psicologia e sua carga horária está muito pequena. Não há Psicologia do Esporte. Com a nova proposta de currículo, os professores terão suas cargas horárias aumentadas consideravelmente. Os professores deverão ter predisposição à nova proposta de currículo. E esta deverá ser implementada com muitas horas de formação para os professores, caso contrário não sairá do papel. Os currículos de Licenciatura e Bacharelado têm propostas muito próximas, gerando uma falta de peculiaridade entre si. Deve-se aproveitar espaços fora da ESEF para proporcionar vivências aos alunos.

16 Avaliação dos professores dos Cursos de Educação Física Quadro resumo dos resultados
Currículo – Professores/ 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Professores Bacharelado Professores Licenciatura O Bacharelado da ESEF ainda não se definiu entre desporto ou performance. Novo currículo não oferece muitas cadeiras eletivas. A divisão da EFI entre Licenciatura e Bacharelado não é proveitosa. Não estão sendo tomadas providências adequadas para aproximar o aluno do currículo. Os projetos de extensão devem servir primeiramente à graduação, só depois à comunidade. Conflitos de horários entre aulas de graduação e projeto de extensão causam problemas. Está ocorrendo na ESEF um processo de “pedagogização” do curso, dando menos importância ao esporte e ao treinamento. Professor diz que a Licenciatura deveria vir depois do Bacharelado, para primeiro aprender o quê ensinar e, só então aprender a ensinar de fato. Os alunos não podem ficar apenas com as informações das aulas. Eles precisariam ler muito antes e depois das aulas.

17 Algumas falas em destaque...
Me parece que tem várias oportunidades, na extensão, nas monitorias, nas pesquisas... Aluno A expectativa do novo currículo é muito boa! Parece que vai ser para melhor... Aluno Os alunos não estão preparados para dar uma aula... Alguma coisa aconteceu pelo caminho. Professor Para esta troca (novo currículo) tem de haver encontros. Professor Muitas disciplinas eletivas... Falta um currículo mais homogêneo. Professor Falta o currículo ser integrado... Professor Há professores que não aliam teoria à prática. Aluno O professor chega lá e dá o que quer... Aluno


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google