A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA DO ESPORTE Prof.º Armando Alves Júnior

2 DESPORTIVAÇÃO DAS SOCIEDADES MODERNAS
PLANO DE AULA 03 DESPORTIVAÇÃO DAS SOCIEDADES MODERNAS DURAÇÃO: 100 minutos (2 h/aula) OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer o processo de desportivação das sociedades modernas. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: Aula expositiva dialogada. RECURSOS DIDÁTICOS: Discussão de texto- seminário; quadro magnético e pincel atômico. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Evolução da desportivação das sociedades modernas. AVALIAÇÃO: Será realizada de forma contínua.

3 ESPORTE MODERNO COMO CONSTRUÇÃO SÓCIO-CULTURAL (II)

4 BASES CONCEITUAIS Fatores que contribuíram decisivamente para a conformação do chamado esporte moderno, segundo Cagigal (1979): A Evolução social britânica do século XVIII; A estruturação pedagógica esportiva inglesa do século XVIII. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

5 BASES CONCEITUAIS Características do Esporte moderno:
Organização por unidades sociais (clubes); Regulamentação; Codificação; Internacionalização; “Fair Play” (Jogo justo): Cavalheirismo; Respeito ao adversário; Aceitação da derrota; Colaboração em equipe. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

6 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 1. O esporte, além de ser exercício físico, tem caráter competitivo e cumpri funções relevantes como a higiênica, a educativa, a hedonística, a biológica e da promoção social, constitui-se numa conduta lúdica de alcance psicossomático (Caillois, 1958). Para Caillois (1958) o esporte é uma forma socializada do agon (jogos de competição); Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

7 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 2. O esporte é efetivação, aplicação de princípios, normas, superação, consciência do individuo, busca de objetivos, especialização (Bouet, 1968); Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

8 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 3. O esporte como um atributo originário da natureza humana, devendo sua origem a instintos profundamente ligados ao prazer, entre os quais o movimento, e a uma clara intenção de conjugar, com repercussões positivas biológicas e culturais. O instinto hídrico é o instinto de luta no instinto esportivo (Eppensteimer, 1973); Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

9 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 4. O esporte possui 03 (três) elementos básicos: o jogo, o movimento e a organismo (competição) e ainda as seguintes características, segundo o entendimento do italiano Antonelli (1963): O Ético-social; O Psicopedagógico; O Psicoprofilático; O Psicoterapêutico. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

10 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 5. O esporte é uma atividade de prazer podendo deixar de exercer este papel com relativa facilidade, quando converte a prática esportiva em profissão, segundo Magnama (1969). 6. Manifesto do Esporte que foi editado pelo Conselho Internacional de Educação Física e Esporte, órgão ligado a UNESCO – Tempo Livre e Escola Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

11 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 7. Carta européia de Esporte para todos – 1966 – Conselho da Europa. 8. O Esporte é o lugar onde se desenvolve o comportamento do homem. O homem só, o homem em pequenos grupos ou em multidões, numa situação organística-recreativa (Noronha Feio, 1978) Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

12 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 9. O esporte, segundo Cazorla Prieto (1979) é entendido: Do ponto de vista individual, como uma atividade humana predominantemente física, que se pratica isolada ou coletivamente e em cuja realização pode-se encontrar a auto-satisfação ou um meio de alcançar outras aspirações; Do prisma social, como um fenômeno de primeira magnitude na sociedade, mas também com conseqüências econômicas e políticas. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

13 BASES CONCEITUAIS Entre os conceitos de esporte elaborados por várias tendências temos os seguintes: 10. O esporte trata-se de uma atitude pessoal, uma forma de admitir a vida que se consegue pela reiteração de exercícios físicos, ou seja, é um modo de se conhecer e aceitar aos demais, sem que se produza outro benefício para a sociedade. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

14 BASES CONCEITUAIS 11 – Considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter Oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e interna- cionais, que regulamentam a atuação amadora e a profissional. Envolvem condi- cões espaciais e de equipamentos sofisticados como campos, piscinas, ringues, pistas, ginásios etc. A divulgação pela mídia favorece a sua apreciação por um Diverso contingente de grupos sociais e culturais. (PCNacional) Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

15 CONCLUSÃO Na verdade, o conceito no sentido estrito do esporte, que supunha um número limitado de atividades humanas realizadas sob o caráter competitivo, deu lugar a um conceito mais amplo, em que todas as formas possíveis de movimento físico podem ser interpretados como atividades esportivas. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

16 CONCLUSÃO Assim, podemos concluir que o esporte nesta renovada interpretação com o acréscimo do sentido participativo, deverá constituir-se muito mais em favor de favorecimento ao bem-estar, do que, em atividade de utilidade econômica. O esporte deve recriar a própria percepção do fenômeno esportivo ao estabelecer as linhas para um novo estatuto, nas quais a participação conquista um papel predominante e passa a representar a nova característica do esporte contemporâneo. Assim, o esporte de alta competição torna-se mais trabalho do que jogo. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

17 Por hoje é só!


Carregar ppt "LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google