A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES

2 A EDUCAÇÃO CONDIÇÃO DE ESTEIO, DE SUSTENTÁCULO PARA O ENFRENTAMENTO DOS SEGUINTES PROBLEMAS REAIS:  de sobrevivência;  de saúde e de habitação;  de alimentação;  de equilíbrio emocional em situações conflituosas;  de autoconhecimento, de convivência;  de usufruto do lazer;  da efetiva participação no desenvolvimento da sociedade.

3 É imperativo reconhecer que a responsabilidade socialmente delegada à educação escolar tem de ser cumprida.

4 A construção coletiva do Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais, se efetivamente legitimada, amplia as chances de garantia de seu cumprimento.

5 PONTOS A CONSIDERAR:  A estreita relação e a evidente responsabilidade da Educação Superior para com a Educação Básica.  É da Educação Básica que os cursos de Licenciatura se alimentam e é, basicamente, para ela que devem convergir seus esforços.

6 A RESPONSABILIDADE DOS PROFESSORES:  Busca e aperfeiçoamento constante do aprendizado, não somente dos conteúdos das áreas de ensino em que atuam, mas também das metodologias mais adequadas a cada um deles.  Postura ética que indica comportamentos adequados e próprios da profissão que escolheram.

7 Necessidade de aperfeiçoamento das metas e ações propostas no Plano, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

8 NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

9  Garantir que a oferta de Educação Superior seja precedida de eficaz diagnóstico e consequente planejamento sobre as mais relevantes demandas regionais por conhecimentos, especialmente no que se refere à profissionalização.

10  Implantar Cursos Superiores de Tecnologia, respeitando a vocação regional.  Garantir a efetiva valorização dos professores da Educação Superior, por meio de oportunidades de capacitação em Programas de Mestrado e Doutorado.  Garantir aos professores salários que lhes permitam atuar em tempo integral.

11 O Papel da UNIMONTES

12  Gerenciadora de produção, de fundamentação, de questionamento, de incentivo, dos conhecimentos já produzidos pela humanidade e de novos conhecimentos.  Norteadora de caminhos para que as pessoas que dela se beneficiam, em qualquer de suas dimensões, sejam autogestores: quanto maior o índice de escolarização, melhores condições de autogestão são adquiridas.

13  Formação inicial e continuada de grande parte dos Profissionais da Educação que atuam no Norte, Noroeste e Nordeste de Minas, nas seguintes áreas de atuação: Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Formação Técnica e Profissional; Educação do Campo, Indígena e Quilombola.  Devolver em ações os recursos que a sociedade nela investe.

14  Realizar planejamento relativo aos conhecimentos demandados pela diversidade em prol da unidade.  Expandir as vagas na Educação Superior em função da demanda que cresce de forma acelerada.

15  Vencer o ativismo corporativo em que cursos e disciplinas se colocam como eternos e reconhecer a necessidade de mudança dos que estão superados e obsoletos.  Buscar novos temas de estudo direcionados para o futuro.

16  É preciso compreender a realidade, os problemas humanos e estabelecer bases científicas e tecnológicas, seguras e firmes, para sustentar instrumentos do futuro. CONSIDERAÇÕES FINAIS

17  comprometimento de todos;  educação continuada;  Compreensão da realidade, dos problemas humanos e estabelecimento de bases científicas e tecnológicas, seguras e firmes, para sustentar instrumentos do futuro. É necessário

18 “... uma educação de qualidade pressupõe ser construtiva e participativa, deixando o aluno, tanto quanto o professor, de ser um objeto de manifestação da aprendizagem para ser participante do processo de construção do conhecimento”. (LAFFIN, 2005)

19 Muito Obrigado!!! Professor Paulo César Gonçalves de Almeida reitor@unimontes.br


Carregar ppt "Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google