A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Buenos Aires, 5-7 Novembro 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Buenos Aires, 5-7 Novembro 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Buenos Aires, 5-7 Novembro 2009
Cenários para investigação na perspectiva da Educação Matemática Critica Buenos Aires, 5-7 Novembro 2009 Ole Skovsmose  Aalborg University

2 Paradigma do exercício
Primeiro, o professor apresenta algumas idéias e técnicas matemáticas e, depois, os alunos trabalham com exercícios selecionados. Geralmente, o livro didático representa as condições tradicionais da prática de sala de aula. Os exercícios são formulados por uma autoridade externa à sala de aula.

3 Uma abordagem de investigação
O paradigma do exercício pode ser contraposto a uma abordagem de investigação. Essa abordagem pode tomar muitas formas diferentes, como o trabalho com projeto no ensino fundamental e médio bem como no nível universitário. Em geral, o trabalho com projeto está localizado num ambiente de aprendizagem que difere do paradigma do exercício. É um ambiente que oferece recursos para fazer investigações.

4 Cenário para investigação
Um cenário para investigação é aquele que convida os alunos a formularem questões e procurarem explicações. O convite é simbolizado pela pergunta do professor: “Por que isto...?”. E a pergunta de alunos: “Sim, por que isto...?” indicam que eles estão encarando o desafio. Quando os alunos assumem o processo de exploração e explicação, o cenário para investigação passa a constituir um novo ambiente de aprendizagem. No cenário para investigação, os alunos são responsáveis pelo processo.

5 Ambientes de aprendizagem
As práticas de sala de aula baseadas num cenário para investigação diferem fortemente daquelas baseadas em exercício. A distinção entre elas pode ser combinada com uma distinção diferente, a que tem a ver com as “referências” que visam a levar os estudantes a produzirem significados para os conceitos e atividades matemáticas.

6 Ambientes de Aprendizagem
Referência a: Paradigma do exercício Investigação Matemática pura 1 2 Semi-realidade 3 4 Realidade 5 6

7 (a grande corrida de cavalos)
Exemplos O jogo de ”Rio Claro”. O jogo de ”Formula 1” (a grande corrida de cavalos) Fazer molduras Animais pequenos Ponto médio

8 Referências diferentes
Diferentes tipos de referências são possíveis: (1) Questões e atividades matemáticas podem se referir à matemática e somente a ela. (2) É possível se referir a uma semi-realidade – não se trata de uma realidade que “de fato” observamos, mas uma realidade construída, por exemplo, por um autor de um livro didático de matemática. (3) É possível que os alunos e professores trabalhem com tarefas com referências a situações da vida real.

9 Movendo-se entre diferentes ambientes de aprendizagem
A educação matemática deve ocorrer a partir do movimento entre os diferentes ambientes de aprendizagem. Particularmente, não considero a idéia de abandonar por completo os exercícios da educação matemática. Poderia fazer sentido, por exemplo, após trabalhar com um cenário usar um período para “consolidar” o que os alunos trabalharam por meio de exercícios relacionados com a noção de probabilidade. A rota “ótima” entre os ambientes de aprendizagem não pode ser determinada apressadamente, mas tem que ser decidida pelos alunos e pelo professor.

10 Significado Significado é uma relação.
Um relação entre as atividades na sala de aula e práticas fora da sala de aula. Um relação também entre as atividades na sala de aula e o foreground dos alunos.

11 Prancha de Surf Trabalhar com pranchas de surf faz sentido pare alunos? Para alunos na Rio Claro. Para alunos que nunca tinham ido a praia. O conceito de significado tem relações com o foreground dos alunos. Relações para as esperances dos alunos.

12 Um exemplo: Matemática de manhã
Professores e colegas na Dinamarca: Mikael Skånstrøm, Morten Blomhøj, Helle Alrø e Paola Valero

13

14

15

16

17

18 Fazer investigações Investigação é uma forma de colaboração
Investigação é a idéia principal em estabelecer cenários para investigação.

19 Zona de Risco e zona de possibilidades
O movimento do paradigma do exercício para o de cenários de investigação pode ser visto como um movimento de uma zona de conforto para uma zona de risco. O movimento entre os diferentes ambientes possíveis de aprendizagem e especial no cenários para investigação causarão um grau elevado de incerteza. Mas a zona de risco é também uma zona de possibilidades. Ver Miriam Godoy Penteado e Ole Skovsmose, O. (2008). Riscos trazem Possibilidades. Em Ole Skovsmose, Desafios da Reflexão: Em Educação Matemática Crítica (41-50). Campinas: Papirus.

20 Um instrumento analítico?
A matriz dos ambientes de aprendizagem pode também ser usada como um instrumento analítico. É possível que alunos e professor considerem a rota seguida no último ano: Que ambientes de aprendizagem experimentamos? Nós gastamos todo o tempo com um ou dois ambientes? Em qual ambiente tivemos experiências com mais sucesso? Muitas considerações de planejamento podem ser relacionadas à matriz.


Carregar ppt "Buenos Aires, 5-7 Novembro 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google