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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Distúrbios da.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1992 (UNIFESP) 2000 (independente)  Doutorado: 2011 Apresentadora: Ana Paula Ramos de Souza Centro de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Alta Produção Docente e Discente em B1: segundo do Brasil na Fonoaudiologia e com 2 professores (talvez 4) entre os 10 mais produtivos do Brasil.  Interdisciplinaridade crescente.  Equipamentos dos Laboratórios: Em 2011 recebeu vários equipamentos em editais internos e externos  Vitória em Editais que envolvem internacionalização ativa: Fortalecimento do MERCOSUL – Chile (CAPES) Participação via graduação com convênio FIPSE- EUA e USP-Baurú  Vitória em outros editais: AOE(FAPERGS), Grupos Emergentes (FAPERGS), 2PQ Gaúcho, (FAPERGS). Pró-Equipamentos.  A avaliação dos alunos é muito boa em termos de formação teórica e prática.  O programa está tendo grande procura para o curso de mestrado e aumentou em 2012 a procura para doutorado.

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção em A1 e A2 ainda fraca -50% dos docentes possuem A2 de uma revista apenas.  Instalações Físicas do PPGDCH- falta de espaço e conforto – Devem melhorar para 2013 com construção do novo prédio Fonoaudiologia  Número de PQs ainda baixo 4 em 15. Temos a possibilidade de chegar a 6 ou 7 em 2011  Linha de Pesquisa em Audiologia desfalcada com aposentadoria de 4 docentes do departamento dos quais 2 eram do PPGDCH  Baixo número de docentes com pós-doutorado e inserção no exterior. Dois docentes com pós-doutoramento e uma docente com inserção mais forte nos EUA. Há alguns trabalhos com França, Portugal em início de construção.

4 UFSM Área de Concentração e Linhas de Pesquisa Área de Concentração FONOAUDIOLOGIA E COMUNICAÇÃO HUMANA: clínica e promoção Linhas de Pesquisa Audição: diagnóstico, habilitação e reabilitação Docentes: Anaelena B. Moraes, Aron F.Silveira, Maristela J. Costa Até 2011- Angela Garcia Rossi, Tânia Tochetto, Lilian Seligmann (col.) Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial Docentes: Ana Maria T. Silva, Angela Weinmann, Carla Cielo, Eliane Correa, Leris B. Haeffner Renata Mancopes (visitante), Ana Paula Blanco Dutra (pró-doc) Aspectos clínicos e lingüísticos na aquisição e nos distúrbios da linguagem Ana Paula Ramos de Souza, Carolina Lisboa Mezzomo, Helena Bolli Mota, Márcia Keske-Soares, Themis Kessler Colaboradora: Elenir Fedosse

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Aumentar produção A1 e A2 Curto prazoExcesso trabalhoConcorrência PGs Brasil Inserção baixa em IES Estrangeiras Pequeno número revistas fonoaudiologia indexadas 1 Aumentar internacionalização- Pós doutoramento Docente Curto prazoDisposição para viagens nenhuma1 Melhorar espaço físicoMédio prazoDemora construções UFSM nenhuma1 Aumentar PQs para 50% 70% Curto prazo Médio prazo nenhumaConcorrência PGs Brasil Concentração da escolha 1 pessoa no CNPq 2 Aumentar interdisciplinaridade Médio prazoHábito disciplinar dos professores nenhuma3 Aumentar fomento externo Curto prazonenhumaConcorrência PGs Brasil Concentração da escolha 1 pessoa no CNPq 3

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar docentes audiologia Curto prazo- 3 novos concursados novembro 2011 nenhuma 1 Aumentar docentes Voz e Motricidade Orofacial Curto prazo 01 novo concursado novembro 2011 nenhuma 2 1 Docente ORLMédio prazoConcorrência outros departamentos nenhuma3 DP - 2008200920102011 13121315

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar Fomento externo aos projetos Curto prazonenhumaConcorrência PGs 1 Integrar mais projetos em perspectiva interdisciplinar Médio prazoHábito disciplinar professores nenhuma2 Aumentar participação membros externos País Médio prazoBaixa internacionaliz ação nenhuma1 2008200920102011 41292325 (conf.) Número de projetos de pesquisa

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar A 1 e A2 80 % para o triênio 2013-2015 Revista fora do País Curto e médio prazo Baixo pós- doutoramento docente Concorrência PGs Brasil Baixa inserção internacional nossos docentes 1 2008200920102011 35392998 Trabalhos completos em periódicos MEDIA DE PRODUÇÃO DA ÁREA/DOCENTE - 730,667 MEDIANA DE PRODUÇÃO/DOCENTE- 640 DESVIO PADRAO – 492,899

9 UFSM PRODUÇÃO DOS DOCENTES ATINGEM% ATINGEM CONCEITO 31280,00 CONCEITO 41173,33 CONCEITO 51173,33 A1A2B1B2B3B4B5L4L3L2LIC4C3 C2C1 PRODUÇÃO DO PROGRAMA TOTAL 0271464310002000 20 REAL 0201003310002000 20 PONTOS 0160060001206010000 10 0000 500 SOMA 7940 567, 1 567,14 3 2520ATINGE CONCEITO 3180 PROGRAMA 3360ATINGE CONCEITO 4240 4200ATINGE CONCEITO 5300

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 29272412  Número de titulados em cada ano 1728614 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano ---11  Número de titulados em cada ano --- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar doutorandos imediataAlguns professores precisam ser mais conhecidos por candidatos nenhuma1 Aumentar discentes estrangeiros imediatanenhuma 2 Aumentar número de bolsas doutorado Médio prazonenhumaFinanciamento CAPES e CNPq 1

11 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos199 –> n=67 *(2010) 0 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 10% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 6% Demais destinos relevantes dos egressos: concursos públicos prefeituras, IES (cargo técnico), 84%*pesquisa a ser refeita

12 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Professores: É muito boa. Entusiasmo com nova produção.  Mestrandos: Formação teórica Prática Participação Decisões Infra-estrutura

13 UFSM Formação teórica Formação Prática Participação em Decisões Infra-estrutura  Doutorandos

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Construção do novo prédio Médio prazoDemora construções UFSM nenhuma1 Aumento periódicos e livros Curto prazonenhuma 1 Renovação Labs. Informática Curto prazoRecursos Espaço físico nenhuma2

15 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar divulgação produção no site Médio prazoRecurso software para páginas nenhuma1 Aumentar editais que fomentem inserção SUS, e internacionalização PROCAD em 2011 Curto prazoSobrecarga dos professores nenhuma2 Aumentar número egressos em IES Médio e longo prazo nenhuma 3

16 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Aumentar A1 e A2 principalmente em revistas externas ao Brasil para 80% corpo docente-> conceito 5  Aumentar número de bolsas doutorado.  Pós-Doutoramento progressivo de todos os docentes de modo a ter ao menos 50% pós-doutorados até 2015.  Aumento de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos vindos do exterior internacionalização ativa.  Acelerar construção novo prédio da Fonoaudiologia  Aumentar fomento em mais 50% e melhorar sua distribuição entre as linhas. Está ainda muito concentrado na linha de pesquisa de linguagem  Aumentar número de PQs para 50% do Corpo docente até 2012 e 70% até 2015 PRINCIPAIS METAS

17 UFSM


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