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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana Conceito na Capes: 3 Início do Curso: (1999 e 2000)  Mestrado: 1992 (1999 e 2000) 2011  Doutorado: 2011 Apresentador(a): Profa. Marcia Keske-Soares Centro de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 Pontos fortes do Programa  Consolidação do corpo docente permanente no Programa;  Incremento da produção intelectual qualificada;  Distribuição da produção intelectual qualificada;  Importante participação discente na produção intelectual qualificada;  Linhas de pesquisa abrangentes;  Projetos com participação integrada graduação (iniciação científica) e pós-graduação;  Vinculação das publicações com teses e dissertações;  Adequada demanda de discentes buscam ingressar no Programa;

3 Pontos fortes do Programa  Alta porcentagem de titulados;  Adequado fluxo de discentes;  Baixa evasão;  Relação orientador/discente, na média, compatível com a área na CAPES e bem distribuído (controlado);  Aprovação de fomentos: 02 projetos Pró-equipamentos Institucional (R$ 75.000,00), 02 projetos do Edital Universal – CNPq (R$ 15.000,00); um PRODOC (2010); um Capes/FIPSE (2010)  Convênios com outras universidades para o desenvolvimento de pesquisas: Universidade de Talca (Chile); Seminário de Aquisição Fonológica (UFPel-Letras) – evento Letras/Fonoaudiologia; Capes/FIPSE 2010 – mobilidade discente graduação/docentes; Projeto Preaut – Universidade Paris/Brasil

4 Pontos fracos do Programa Número de docentes do Departamento de Fonoaudiologia para atender a demanda de graduação, residência multiprofissional, pós-graduação (ME e DO);  Número de docentes do Departamento de Fonoaudiologia para atender a demanda de graduação, residência multiprofissional, pós-graduação (ME e DO);  Número de docentes com bolsa de produtividade do CNPq;  Escassez de apoio financeiro de agências de fomento para os projetos;  Distribuição não proporcional dos projetos nas linhas de pesquisa;  Escassez de editais na área promovidos pelas agências de fomento;  Produção intelectual principalmente em periódicos nacionais, sendo a produção intelectual em periódicos internacionais abaixo do desejável;

5 Pontos fracos do Programa Baixa disponibilidade de bolsas;  Baixa disponibilidade de bolsas;  Tempo médio de titulação 27 meses (muito alto!);  50% dos docentes permanentes não submeteram projetos para financiamento nos últimos 5 anos;  Infra-estrutura de laboratórios de pesquisa insuficientes para atender às necessidades;  Equipamentos para pesquisa insuficientes às necessidades de publicação internacional.

6 Área de Concentração e Linhas de Pesquisa Área de Concentração FONOAUDIOLOGIA E COMUNICAÇÃO HUMANA: clínica e promoção Linhas de Pesquisa Audição e Equilíbrio: diagnóstico, habilitação e reabilitação Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial Aspectos clínicos e lingüísticos na aquisição e nos distúrbios da linguagem

7 METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Criação do curso de doutorado no Programa Imediata-Avaliação Capes1 Criar nova linha de pesquisa Curto prazoDocentes produtivos na linha de pesquisa -1 Desenvolver atividades inter e multidisciplinares de pesquisa e de formação dos discentes; Médio prazoMobilidade docente Associação dos grupos de pesquisa Estabelecer acordos de cooperação em programas da área ou de áreas afins 2 Expandir convênios internacionais Médio prazoContato dos pesquisadores com instituições internacionais (pós- doc) Editais das agências de fomento Instituições parceiras 2 Enviar proposta para Professores visitantes; Escola de Altos Estudos Médio prazoQualificação do PPG e dos docentes Aprovação nas agências de fomento 3

8 Docentes Audição e Equilíbrio: diagnóstico, habilitação e reabilitação Audição e Equilíbrio: diagnóstico, habilitação e reabilitação Aron Ferreira da Silveira Maristela Júlio Costa Tania Maria Tochetto Angela Garcia Rossi Pedro Luiz Cóser (C) Lilian Seligman (C) Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial Ana Maria Toniolo da Silva Angela R. Maciel Weinmann Eliane R. Castilhos Corrêa Carla Aparecida Cielo Léris Salete Bonfanti Häeffner Prof. Visitante UFSM PRODOC Aspectos clínicos e lingüísticos na aquisição e nos distúrbios da linguagem Aspectos clínicos e lingüísticos na aquisição e nos distúrbios da linguagem Ana Paula Ramos de Souza Carla Aparecida Cielo Carolina Lisboa Mezzomo Helena Bolli Mota Márcia Keske-Soares Giovana Ferreira Gonçalves (C) Themis Maria Kessler (C) Elenir Fedosse (C)

9 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do nº de docentes permanentes Curto prazoDocentes produtivos e comprometidos Número de vagas disponíveis para o Departamento 1 Incremento de 50% na produção intelectual qualificada (A1 e A2) com participação do corpo discente Curto prazoDificuldade com domínio do idioma (inglês) para publicação Ausência de periódicos da área com elevado fator de impacto 1 Ampliação do nº de docentes bolsista de produtividade Curto prazoProdução qualificada dos docentes permanentes Concorrência na área e número de bolsas disponíveis 2 Captar orientações de pós-doutoramento Médio prazoConceito do PPG Criação do curso de doutorado Captação de bolsas de pós-doutoramento nas agências de fomento 2 Possuir pelo menos um docente por ano em pós- doutoramento Médio prazoAcúmulo de atividades dos docentes -2 DP - 2007200820092010 13 1213

10 METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Criar nova linha de pesquisa permitindo sua atualização ao perfil do corpo docente Curto prazoDocentes produtivos na linha de pesquisa -1 Ampliar a participação de docentes na submissão de projetos para financiamento Curto prazoMobilidade docenteAvaliação das agências de fomento Priorização de editais na área 1 Submeter, pelo menos, um projeto para financiamento por ano/por docente Curto prazoMobilidade docenteAprovação das agências de fomento 1 Ampliar os projetos de pesquisa para interdisciplinar /multidisciplinar, envolvendo outros PPGs da instituição e externos à instituição Médio prazoMobilidade docente Associação dos grupos de pesquisa Estabelecer acordos de cooperação em programas da área ou de áreas afins 2 2007200820092010 47412923 Número de projetos de pesquisa

11 METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Manter estratégias para publicação intelectual qualificada ImediataCumprimento do regulamento interno Qualificação de periódicos da área Aprovação e publicação dos artigos 1 Apresentar incremento de 20% ano na produção intelectual qualificada internacional Curto prazoFomento para publicação Parcerias internacionais Qualificação da tradução Periódicos internacionais da área 1 Manter porcentagem de produção com a participação discente/egressos ImediataGarantir o cumprimento das exigências do regulamento interno Manter envolvimento dos egressos nas publicações Aceite dos artigos em periódicos qualificados 1 Atingir, no máximo, 20% dos docentes permanentes com produção inferior a 50% da média Curto prazoManter as exigências quanto à produção qualificada dos docentes Regularidade de publicações Aceite dos artigos em periódicos qualificados 1 2007200820092010 30353929 Trabalhos completos em periódicos

12 PRODUÇÃO INTELECTUAL - DOCENTES PERMANENTES -

13 METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 28 2726  Número de titulados em cada ano 1617286 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano ----  Número de titulados em cada ano ---- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reavaliar o elenco de disciplinas frente às necessidades do Mestrado e do Doutorado ImediataDocentes envolvidos em graduação e pós- graduação Aprovação do curso de doutorado 1 Manter a proporção de orientador/orientando, e as titulações; Imediata--1 Pelo menos 30% dos docentes tenham orientados com bolsas de projetos e fomentos individuais Curto prazoQualificação da produção docente Aprovação das solicitações nas agências de fomento 2

14 EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos67- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 10%- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 6%- Demais destinos relevantes dos egressos-

15 EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  maior interdisciplinaridade, com ampliação de diferentes áreas de pesquisa;  oferecer mais disciplinas específicas, com revisão das obrigatórias;  ampliar ofertas de aluno especial;  instalações não são ideais para as atividades práticas;  implementar recursos de última geração em equipamentos, principalmente, para viabilizar publicações internacionais;  melhorar a formação para análise de dados das pesquisas;  cursos e treinamentos sobre pesquisa científica para discentes.

16 METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Construção da infra- estrutura adequada no Campus Curto prazoLicitação da obraPrazo para conclusão da obra 1 Todos os docentes permanentes submetam propostas de financiamento à pesquisa contemplando, também, equipamentos para laboratórios Curto prazoEnvolvimento docente na submissão de propostas Aprovação das propostas nas agências de fomento 2 Participação de docentes em projetos CT-Infra, visando melhoria nas condições de infra- estrutura física, e atuação interdisciplinar Médio prazoQualificação docente Envolvimento com programas qualificados/áreas afins Envolvimento em grupos de pesquisa afins Qualificação da proposta 3

17 METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aprovar um PROCADCurto prazoMobilidade docenteAbertura do edital Aprovação da proposta 1 Gerar, pelo menos, 10% da produção qualificada a partir de pesquisas oriundas de convênios com instituições de ensino ou pesquisa nacionais e internacionais Médio prazoViabilizar cooperação interinstitucional/ nacionais e internacionais Manter a cooperação nacional e internacional Pesquisar com parceiros nacionais e internacionais 1 Realizar projetos de pesquisa internacionais Médio prazoEnvolvimento docente com grupos internacionais Abertura de editais específicos 2 Propor um MINTERCurto prazoObtenção do conceito 4 Criação do curso de doutorado Abertura do edital Aprovação do MINTER nas agências de fomento 2

18 CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Conceito 4 (triênio 2007-2009)  Aprovação APCN Doutorado  Construção de infra-estrutura física no Campus para abrigar laboratórios adequados para a pós-graduação  Consolidação de Convênios Internacionais  Qualificação docente no pós-doutoramento  Ampliação da produção internacional qualificada (A1 e A2)  Conceito 5 no triênio 2010-2012 PRINCIPAIS METAS

19 SUGESTÕES página da web Viabilizar institucionalmente página da web aos PPGs com adequada capacidade, promovendo melhor visibilidade aos programas material de divulgação Viabilizar institucionalmente material de divulgação dos PPGs, promovendo melhor visibilidade aos programas

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