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Redigindo a opinião do grupo.

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Apresentação em tema: "Redigindo a opinião do grupo."— Transcrição da apresentação:

1 Redigindo a opinião do grupo.

2 Introdução O jornal é um suporte pelo qual circulam vários gêneros - os gêneros jornalísticos. Entre os gêneros que caracterizam o jornal há reportagem, notícia, charge, horóscopo, receita, e também o editorial. O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado. Escrito em 3ª pessoa ou em 1ª pessoa do plural. Texto elegante, demonstra leitura equilibrada da realidade.

3 Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém. Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu. Pelas características apontadas acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento. O jornal que apresenta matérias excessivamente críticas e opinativas e que não possui um ambiente separado para editoriais é considerado “de opinião”!

4 Características do Editorial
A linguagem é formal, argumentativa, mantendo seu autor geralmente anônimo (embora se possa encontrar editoriais assinados). O vocabulário do editorial costuma ser objetivo, as frases empregadas são curtas e não muito complexas. Os “articuladores discursivos” estão sempre presentes e são responsáveis pela coesão do texto, dessa forma garantem o rigor lógico da argumentação e do encadeamento das idéias.

5 Estratégia de construção de um Editorial
Parágrafo 1 - Apresentação do tema (situando o leitor) e já com um posicionamento pontuado. Usar linguagem objetiva e vocabulário acessível. Parágrafo 2 - Contextualização do tema, e indicativos concretos do problema, apresentando dados reais, verossímeis. Mais uma vez, posicionamento sobre o assunto. Parágrafo 3 - Análise das possíveis motivações que tornam o tema relevante, com argumentos de autoridade ( opinião de especialistas que reforcem credibilidade da matéria), justificativas que reforcem o posicionamento apresentado e exemplos concretos que ilustrem a argumentação. Parágrafo 4 – Caráter conclusivo, apresentando o posicionamento crítico final, sem ser impressionista. É preciso extremo cuidado para não construir editoriais moralistas. Expor o que há de concreto, o que motiva essa afirmação, esse posicionamento. A conclusão do Editorial, principalmente, não deve esquecer o que motivou a opinião, o que se afirmou no início, sem fugir do assunto. O bom arremate opinativo é aquele que retoma o tema e traz uma projeção, aponta para uma solução, indica um caminho ancorado em exemplos concretos.

6 Exercite-se! Redija um editorial com o seguinte assunto: “Meio ambiente - é preciso preservar para merecer.” Não se esqueça das características básicas desse gênero.

7 Quer exemplos? Veja os links abaixo!

8 “São os dados factuais, os elementos concretos que darão credibilidade ao Editorial. Opinião, para ter credibilidade precisa de argumentos. Ao leitor não interessa apenas impressões, interessa a crítica ou a defesa embasada. O leitor quer crítica contextualizada, e uma opinião consistente é aquela que vem seguida de um exemplo concreto; ou, um exemplo concreto seguido de uma opinião.”


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