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?Por volta da idade média cada família supria suas necessidades costurando roupas, caçando, fazendo móveis etc. ? Posteriormente cada família se especializou.

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1 ?Por volta da idade média cada família supria suas necessidades costurando roupas, caçando, fazendo móveis etc. ? Posteriormente cada família se especializou em alguma atividade que faziam melhor, umas faziam roupas outras construíam abrigos, outras forneciam alimentos etc. Para eliminar o excedente, cada família inaugurou uma barraca em um mercado centralizado para trocar seus produtos pelos produtos excedentes de outras famílias. ?Surge então o dinheiro que se tornou a unidade monetária de valor comum. ?Os últimos 300 anos foram marcados pelo acúmulo de excedentes suficientes para justificar o comércio além das barreiras locais, e grandes atacadistas surgiram. Os governos pensando na coletividade, criam regras e impostos para regular os vários processos de troca. A Evolução do Processo de Trocas

2 Evolução Histórica do Marketing: Customização, velocidade.Interatividade.Parceria com o cliente.Comprometimento com o sucesso dosclientes.Surgimento do mkt one-to-one.(Internet, preocupação com o ambiente)Poder nas mãos dos clientes.Uso e tratamento de informações sobreos clientes.Busca de atender desejos.ClienteMaior competitividade. Maior interessena satisfação dos clientes.MercadoMercado de massa.Poder nas mãos das empresas.Produto(energia Nuclear, Viagens espaciais)Gigantismo Industrial – Ford. Marketingformalmente articuladoProdução.(Navegações de grande porte, aviões,rádio e televisão)Surgimento da Propaganda, Pesquisas emaior interesse em distribuição.(Motores a explosão, surgimento doAutomóvel, petróleo)Urbanização, Locomotivas. Surgimentode Mercados de Massa. Concorrência.(Locomotivas, Carvão e ferro)Inglaterra, Alemanha, EUA. Primórdiosdo capitalismo Transporte Primitivo eProdução para consumo próprio.(Tração animal) Atualidade Década de 90Década de 80Década de 70Década de 60 Era do Refinamento e da Formalização – Década de 30 Era do Desenvolvim. Institucional 1850 – 2ª Rev. Industrial Era das Origens 1750 – 1ª Rev. Industrial Era dos Antecedentes séc XVI e XVII Produção ProdutoVendasMarketing (mercado/consumidor) Marketing Societal (ambiente) Diferentes Tipos de Orientações das Empresas Tempo (-) Tecnologia (+) Tecnologia

3 Orientação de Produção: No início da revolução industrial, dado o enorme mercado potencial ainda virgem, bastava produzir para ter sucesso. O importante era produzir mais rapidamente e na maior quantidade possível. Este enfoque sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. Foco em eficiência de produção com vistas a preço baixo e distribuição em massa. Esta orientação faz sentido em países em desenvolvimento, onde os consumidores estão mais interessados em obter o produto do que em suas características. Diferentes Tipos de Orientações das Empresas

4 Orientação de Produto: Com o aumento da concorrência, os consumidores ganharam poder de barganha e houve uma corrida pela excelência de produtos e relação custo/benefício. Os produtos eram desenvolvidos pela empresa sem a participação dos clientes. Este enfoque sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Foco no Produto - Se o produto é bom, por si só vende. Este enfoque pode levar à miopia de marketing. Diferentes Tipos de Orientações das Empresas

5 Orientação de Vendas: Entre os anos 20 e 30 surgiram sinais de excesso de oferta. Os fabricantes tinham se desenvolvido e a produtividade aumentou gerando estoques. As empresas se deram conta de que teriam que “vender” produtos aos compradores. Surgiu então a necessidade de técnicas de venda mais agressivas, propaganda e manejo dos preços,como arma de competição. Este enfoque parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da Organização em quantidade suficiente. A Organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção. A orientação de vendas é praticada mais agressivamente com relação a produtos que os compradores geralmente não pensam em comprar:enciclopédias, jazigos funerários, seguros etc. Diferentes Tipos de Orientações das Empresas

6 Orientação de Marketing: No inicio dos anos 50 algumas pessoas de negócios começaram a entender que a produção eficiente e a promoção bem feita não garantiam a venda. Sustenta que a chave para o sucesso organizacional consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvos e entregar satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes. Começa com um mercado bem definido, foca suas necessidades e cuida de todas as atividades que os afetarão, gerando lucro pela satisfação plena dos consumidores. Diferentes Tipos de Orientações das Empresas

7 Orientação de Marketing Societal: Empresas que fazem um excelente trabalho em relação à satisfação dos desejos de clientes estão agindo segundo os melhores interesses de longo prazo deles e da sociedade? Sustenta que a tarefa da Organização é determinar as necessidades e desejos dos clientes de maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. O setor de fast-food oferece um alimento saboroso mas pouco saudável. Ao satisfazer os desejos dos consumidores, prejudicam a saúde e causam danos ambientais com a geração de muito lixo de suas embalagens. Diferentes Tipos de Orientações das Empresas

8 Texto para Reflexão – “O Marketing no Brasil” O movimento industrial no Brasil começou no princípio do século XX e ganhou maior força a partir da década de 30, com as revoluções e a modernização da organização social e política do país. Até então, a economia era predominantemente agrícola e os mercados consumidores bastante limitados aos centros urbanos, cujos bens de consumo eram geralmente supridos através das importações. Depois da Segunda Grande Guerra (1939-1945) e, principalmente, na década de 60, o Brasil passou por uma grande fase de desenvolvimento industrial. As importações foram gradualmente substituídas e os anos 80 encontraram o país como uma das economias mais fortes do mundo ocidental, com grande mercado consumidor de todos os tipos de produtos e serviços. O desenvolvimento econômico do Brasil, contudo, processou-se de forma bastante desigual, tanto regional quanto socialmente. Enquanto algumas regiões, como as zonas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador e alguns Estados tiveram um desenvolvimento social e econômico expressivos, outras áreas desenvolveram menos ou permaneceram menos desenvolvidas.

9 Texto para Reflexão – “O Marketing no Brasil” E, da mesma forma, não se verificou uma distribuição eqüitativa da receita nacional. Houve uma concentração de renda nas classes mais elevadas e uma perda de poder aquisitivo de alguns extratos da classe média e das classes operárias. Isso fez com que o mercado consumidor brasileiro se encontrasse numa situação de desequilíbrio, em relação ao de outros países mais desenvolvidos. Como conseqüência disso, hoje no Brasil, convivem, de certa maneira, as diversas fases da evolução do conceito de Marketing. Alguns setores do mercado ainda se encontram na fase de produção. Certos produtos e serviços são tão necessários que as empresas não se preocupam em atender com excelência aos muitos pedidos. Outros setores evoluíram apenas até a fase de vendas: uma boa equipe de vendedores é suficiente para distribuir seus produtos numa área de concorrência ainda incipiente.

10 Texto para Reflexão – “O Marketing no Brasil” Finalmente, em outros setores, onde a concorrência é maior, as empresas brasileiras encontram-se francamente em fase de Marketing. Já os métodos e técnicas de marketing começaram a ser praticados no Brasil, a partir dos anos 50, principalmente pela administração das empresas multinacionais que aqui mantinham subsidiárias como a Nestlé, a Souza Cruz, a Gessy-Lever, Gillette e outras. As duas instituições pioneiras no ensino do Marketing no Brasil foram a Escola Superior de Propaganda e Marketing, fundada em 1951, em São Paulo, hoje com escolas em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, fundada em 1954, através de um convênio técnico com a Michigan State University, dos Estados Unidos. Fonte: “Programa de Marketing” – José Roberto Whitaker Penteado Filho.


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