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Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição

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Apresentação em tema: "Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição"— Transcrição da apresentação:

1 Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
+ Aula 4:Analisar os critérios de Seleção e Avaliação de fornecedores Prof. Marçal Gomes Colman

2 Seleção de Fornecedores:
Compras exige que uma pesquisa do mercado de suprimentos seja realizada para identificação e seleção de fornecedores. Compras pode realizar informalmente ou formalmente, esta pesquisa, através de conversas com vendedores, visitas, feiras especializadas, etc.

3 Seleção de Fornecedores:
A pesquisa identifica: - Conjunto de fontes reais e potenciais, - A capacidade produtiva disponível, - As tendências tecnológicas e; - As perspectivas a longo prazo do mercado. A definição e aceitação ampla (todos os setores) sobre uma fonte de fornecimento é difícil de ser redigida, mas existem vários atributos que podem ser analisados.

4 Seleção de Fornecedores:
Alguns atributos que normalmente são utilizados durante o processo de análise e seleção de fornecedores: Pontualidade de entrega; Fornecimento com qualidade consistente; Preço competitivo; Antecedente estável e confiável; Boa prestação de serviço técnico;

5 Seleção de Fornecedores:
Alguns atributos (continuação): Responsivo às necessidades dos clientes; Comprometido com o processo; Cumpre com o prometido; Boa reputação no mercado de suprimentos; Capacidade de re-investimentos / desenvolvimentos Estabilidade financeira; Constante troca de informações, etc.

6 Seleção de Fornecedores:
A maioria dos funcionários de Compras encontram pouca dificuldade para identificar e selecionar fontes de suprimentos, porque vêem essa atividade como uma de suas principais funções cotidianas. Deve-se comentar que a visão tradicional é de que o comprador está gastando dinheiro e os fornecedores devem ser encorajados a competir vigorosamente para serem aceitos.

7 Seleção de Fornecedores:
A visão tradicional está se alterando, pois hoje compradores e vendedores estão procurando um relacionamento mutuamente benéfico a longo prazo, com vantagens para ambas as partes no processo comercial. Em função disso, o que mais está sendo objetivo são as famosas sinergias ou simbioses.

8 Seleção de Fornecedores:
No processo de seleção de fornecedores, é necessário reconhecer que muitas implicações da tomada de decisão de fonte de suprimentos podem variar de acordo com o tipo de compra a ser feita. Cada tipo de compra envolverá certos atributos diferentes, ou atributos com pesos diferentes na avaliação final da fonte de suprimentos.

9 Seleção de Fornecedores:
Os principais tipos de compras existentes são: Suprimentos de consumo; Materiais e componentes de produção; Compras de bens de capitais (ex. maquinário, veículos, etc.); Propriedade Intelectual (ex. patentes, softwares, etc.); Sub-contratações / terceirizações; Serviços (ex. segurança, alimentícia, etc.)

10 Seleção de Fornecedores:
A localização das fontes de fornecimentos, as vezes, pode ser um grande desafio para os compradores e executivos de Compras. Há três razões principais que podem justificar a dificuldade de se localizar um fornecedor compatível e alinhado com as estratégias competitivas da organização compradora.

11 Seleção de Fornecedores:
As três razões são: Avanços tecnológicos: as necessidades dos compradores estão se tornando mais complexas e difíceis de serem atendidas. Um menor número de fornecedores está disposto ou em condições de ofertar a tecnologia desejada.

12 Seleção de Fornecedores:
As três razões (continuação): Crescente concentração dos mercados de suprimentos: o processo contínuo de fusões e aquisições está levando muitos setores a uma situação em que há poucos fornecedores poderosos com menos necessidade de procurar ativamente novos negócios, pois estes acabam indo naturalmente em sua direção.

13 Seleção de Fornecedores:
As três razões (continuação): Especialização crescente: no setor manufatureiro tende a levar as decisões de “Comprar” e não de “Fabricar”. Isso significa que uma maior proporção das necessidades do setor são supridas por fontes externas. Essas fontes podem não estar conscientes das exigências de desenvolvimento e terão que ser ativamente procuradas pelo comprador.

14 Seleção de Fornecedores:
Importantes atividades do comprador é a de realizar visitas e auditorias técnicas nos fornecedores, quando está se buscando novas fontes de fornecimento. Quando uma visita é programada, os compradores preparam um check list sobre o que será visto e anotado na visita às instalações do fornecedor.

15 Seleção de Fornecedores:
As perguntas mais comuns desses check lists são: O fornecedor faz negócio com os concorrentes? Os nossos documentos confidenciais são apropriadamente controlados? O comprador do fornecedor possui suporte técnico? Com que freqüência pesquisam o mercado?

16 Seleção de Fornecedores:
As perguntas mais comuns desses check lists são: Há quanto tempo estão estabelecidos? Quais seus planos de investimentos? Possui capacidade de produção ociosa? Quantos por centos? Possui, ou possuirá, equipamento dedicado a nossa produção? Possuem MOD especializada? Qual é o turn-over de funcionários?

17 Seleção de Fornecedores:
As perguntas mais comuns desses check lists são: Possui processos instalados de conferência de especificação técnica, pedido e quantidade antes do envio ao cliente? Opera com materiais perigosos? Se sim, está equipado para contornar e solucionar eventuais acidentes? Possui um sistema de proteção ambiental instalado e operando? Etc.

18 Quantidade de Fornecedores:
Uma grande responsabilidade dos compradores é definir se irão utilizar a estratégia de fonte única ou se irão dividir os volumes em algumas fontes de suprimentos. Essa decisão deve ser tomada com base nos atributos mais importantes para as empresas e também nas vantagens que serão obtidas em um ou outra situação.

19 Quantidade de Fornecedores:
Não há resposta simples ou única nesse ponto, os compradores precisarão fazer várias análises para chegarem a uma conclusão de qual configuração é a mais indicada. Com relação a esse aspecto considerações precisam ser tomadas para evitar problemas ou até mesmo danos financeiros as organizações compradoras.

20 Quantidade de Fornecedores:
Algumas considerações que precisam ser feitas sobre essa decisão são: Efeito sobre o preço: agregar pedidos com um único fornecedor pode significar preço unitário menor em razão de um maior volume. Pode-se obter preços baixos ao dividir o negócio entre vários fornecedores devido ao incentivo de concorrência entre eles.

21 Quantidade de Fornecedores:
Considerações (continuação): Efeito sobre a segurança do suprimento: a programação da produção é mais simples com a adoção de uma fonte única de suprimento,pois: Permite menores estoques ou estoques em consignação, mas com uma segunda, ou terceira fonte, há maior segurança em situações de emergência, pois reduz-se as chances de ocorrer parada de fábrica.

22 Quantidade de Fornecedores:
Considerações (continuação): Efeito sobre a motivação, disposição, inovação de design, etc. do fornecedor: às vezes, a fonte única de suprimentos funciona bem nesse sentido, mas as vezes é preciso quebrar o monopólio de fornecimento para gerar o mesmo efeito, ou seja, as vezes é necessário desenvolver uma segunda fonte para incentivar o fornecedor principal.

23 Quantidade de Fornecedores:
Considerações (continuação): Efeito sobre a estrutura do mercado: uma fonte única de suprimentos levará a um monopólio quando não houver fornecedor alternativo disponível no mercado, ou quando se opta por um fornecedor com tecnologia patenteada, acaba-se configurando um mercado de concorrência monopolista.


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