A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 4. ENCONTRO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 4. ENCONTRO)"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 4. ENCONTRO)
Tema da aula: Modelo Teórico de desenvolvimento motor.

2 AS HABILIDADES MOTORAS APARECEM EM UMA SEQÜÊNCIA PARA TODAS AS CRIANÇAS?
Desenvolvimento é comportamental. Competência para se ajustar ao meio cultural com inter-relação dos domínios do comportamento humano. O desenvolvimento é individual dentro do contexto da cultura particular onde ocorre. O ser humano esta num processo permanente de aprendizagem, pois o ambiente a sua volta esta em constates mudanças.

3 EXISTE COMO VERIFICAR SE UMA CRIANÇA TEM HABILIDADES ESPERADAS PARA IDADE ?
O modelo teórico de David Gallahue integra fatos observados em pesquisas, e servir de base para outras observações. O modelo descreve como são as habilidades por faixa etária e explica o que faz com que essas características ocorram. As alterações são observadas por processos (forma, descritiva) e produto (desempenho, objetiva).

4 EXISTE DIFERENÇAS ENTRE AS HABILIADES MOTORAS?
Existem movimentos que exigem alto grau de equilíbrio em ralação as forças gravitacionais (Estabilizadores) e outros que, além disso , ainda ocorre com mudanças de posição durante sua realização (Locomotores). E um outro grupo que ainda precisa controlar a força relacionado a um objeto. (Manipulativos).

5 ESTABILIDADE A estabilidade refere-se à habilidade de manter o equilíbrio em relação à força da gravidade, mesmo que a natureza da aplicação da força possa ser alterada ou que partes do corpo possam ser colocadas em posições pouco comuns. A estabilidade é a forma mais básica do movimento humano, pois é fundamental para todo movimento eficiente e permeia as categorias de locomoção e manipulação. Exemplo: inclinar-se, alongar-se, girar, esquivar-se e caminhar sobre uma barra de equilíbrio.

6 LOCOMOÇÃO A locomoção refere-se a alteração na localização do corpo com relação a pontos fixos do solo. Caminhar, correr, pular, escorregar ou saltar, tudo isso é envolver-se em locomoção. O salto vertical, o rebote e o salto em altura são exemplos de temas de habilidades que podem ser incorporados ao planejamento de lição diária na fase de desenvolvimento.

7 MANIPULAÇÃO A manipulação motora rudimentar está relacionada ao fornecimento de força a objetos e à absorção de força pelo uso das mãos ou dos pés. Exemplo: as tarefas de arremessar, apanhar, driblar e derrubar. Esta também se refere aos controles motores refinados necessários para tarefas como abotoar-se, cortar e escrever. O arremesso de bola, o passe de bola de futebol e a rebatida de beisebol são exemplos de temas de habilidades na categoria de movimento manipulador.

8 DESENVOLVIMENTO MOTOR:MODELO TEÓRICO

9 FASE DE MOVIMENTOS REFLEXIVOS
Primitivos – busca alimentos e reações protetoras. Ex. sugar, pesquisar pelo olfato. Posturais – teste neuromotores para os mecanismos estabilizadores, locomotores e manipulativos.

10 ALGUNS MOVIMENTOS REFLEXOS - INÍCIO E DESAPARECIMENTO
sucção moro Preensão palmar Tónico do pescoço Preensão plantar Endireitamento cabeça Puxar pra cima Enagatinhar Marcha (Adaptado de Gabbard, 1992)

11 FASE DE MOVIMENTOS RUDIMENTARES
Aparecimento dos primeiros movimentos voluntários. São determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma seqüência de aparecimento previsível. Controle é encéfalo - caudal e proximal- distal. Dividi-se em Estágio de inibição de reflexos e pré-controle.

12 QUAIS SÃO AS HABILIDADES MOTORAS RUDIMENTARES?
Locomotores - arrastar-se, engatinhar e o andar. Estabilizadores - controle da cabeça, pescoço. Manipulativas - alcançar, agarrar e soltar e movimentos de preensão intencional.

13 QUEM MAIS INFLUENCIAS A CRIANÇA?
A casa proporciona às crianças (e.g., Abbott & Bartlett, 1999; Lester & Brazelton, 1982) Espaços e os tipos de revestimentos dos solos (texturas) a existência de escadas e desníveis (Adolph & Avolio, 2000; Gibson et al., 1987; Thelen & Smith, 1994) A temperatura (Benson, 1993; Hayashi, 1990; Iwata, 1991). Brinquedos e jogos (e.g., Abbott & Bartlett, 2000; Bober, Humphry, Carswell, & Core, 2001; Práticas parentais (culturais e familiares) Parks & Bradley, 1991; Provasi & Lequien, 1993). Expectativas associadas (e.g., Cintas, 1988; Dewey, Fleming, Golding, & ALSPAC Study Team, 1988; Santos, Gabbard, & Gonçalves, 2001), maior ou menor liberdade de movimentos proporcionada pela roupa (Hayashi, 1992). Situação socioeconômico das famílias (e.g., Fetters & Tronick, 1996), Supervisão parental das atividades da criança (e.g., Erbaugh & Clifton, 1984; Scheid & Prohl, 1993; Williams & Scott, 1953), Estereótipo dos papeis de gênero (Mondschein, Adolph, & Tamis-LeMonda, 2000), Irmãos na família (e.g., Bober, Humphry, Carswell, & Core, 2001).

14 PERGUNTAS?

15 Aplicação de Conceitos.
Se o desenvolvimento depende do contexto, então porque Gallahue elaborou um esquema descritivo das habilidades motoras? Por que uma criança quando comparada a outros mamíferos tem habilidades motoras tão pouco desenvolvidas? Uma crianças que não engatinha e logo começa a andar pode ser considerada com alto grau desenvolvimento?


Carregar ppt "Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 4. ENCONTRO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google