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Secretaria de Educação

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Apresentação em tema: "Secretaria de Educação"— Transcrição da apresentação:

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2 Secretaria de Educação
Escola Total SEDUC Secretaria de Educação Suely Maia Calendário Anual COSUP Suzana Duarte DEPLAN Mariângela Camba DEPED Selma Lara DEAFIN Ana P. Carreira COPLANE Marta Valdívia COFORM Denise Albino COAFI Ivani Vingert COVIDA Cristinna Barlleta COPED Susanna Artonov COMARE Ivanise Andrade COMERE Rosana Menegatti

3 Metas: autonomia e participação Unidades Municipais de Ensino
SEDUC - ESCOLA TOTAL SEDUC EIXOS Inclusão social Projetos visando a maior permanência de tempo do aluno na escola Participação da comunidade nos Conselhos em geral G E S T Ã O D M C R Á I A Acesso e Permanência Gestão democrática Saúde e qualidade de vida Trabalhos interdisciplinares Projetos envolvendo forma-ção de professores Ensino-aprendizagem Formação continuada Valorização profissional Qualidade Subsídios Saúde Condições de trabalho Educação de Jovens e Adultos Minimização do analfabetismo Inserção no mercado de trabalho Metas: autonomia e participação Unidades Municipais de Ensino

4 Calendário – Secretaria Municipal de Educação – Educação Infantil (Grupos Infantil I, II e III) Total= 201 28/02 - Carnaval ( SA ) 15/06 – Corpus Christi ( SA ) Feriados 14/04 – Sexta-feira Santa 21/04 - Tiradentes 01/05 - Dia do Trabalho 09/07 – Dia da Revolução Constitucionalista 07/09 – Dia da Independência do Brasil 08/09 – Dia de N.S. Monte Serrat - Padroeira de Santos 12/10 – Dia de N.S. Aparecida - Padroeira do Brasil 02/11 - Finados 15/11 - Proclamação da República 25/12 - Natal 1ª. bimestre:06/02 a 30/04 55 dias letivos 2ª. bimestre: 02/05 a 07/07 47 dias letivos Total: 102 dias letivos 3ª. bimestre: 24/07 a 30/09 48 dias letivos 4ª. bimestre: 01/10 a 19/12 51 dias letivos Total: 99 dias letivos Início do Ano Letivo: 06/02/2006 Término do Ano Letivo: 19/12/2006 PL – Planejamento FE – Férias RE - Recesso Escolar RP - Reunião Pedagógica SE - Semana da Educação SL - Sábado Letivo SA – Suspensão de Atividades AES – Avaliação Equipe Seduc FOE – II Fórum de Educação *RE – Recesso com organização de grupos (Creche Pólo) *FE – Férias com organização de grupos (Creche Pólo) L – Dia letivo S – Sábado D – Domingo F – Feriado

5 Calendário – Secretaria Municipal de Educação - Ensino Fundamental (1º Ano ao 9º Ano)
Educação Infantil (Grupos Infantil IV, V e VI) e Educação Especial TOTAL = 200 28/02 - Carnaval ( SA ) 15/06 – Corpus Christi ( SA ) Feriados 14/04 – Sexta-feira Santa 21/04 - Tiradentes 01/05 - Dia do Trabalho 09/07 – Dia da Revolução Constitucionalista 07/09 – Dia da Independência do Brasil 08/09 – Dia de N.S. Monte Serrat - Padroeira de Santos 12/10 – Dia de N.S. Aparecida - Padroeira do Brasil 02/11 - Finados 15/11 - Proclamação da República 25/12 - Natal 1ª. bimestre: 13/02 a 30/04 50 dias letivos 2ª. bimestre: 02/05 a 12/07 Total: 100 dias letivos 3ª. bimestre: 24/07 a 29/09 49 dias letivos 4ª. bimestre: 02/10 a 19/12 51 dias letivos Total: 100 dias letivos Início do Ano Letivo: 13/02/2006 Término do Ano Letivo: 19/12/2006 PL – Planejamento FE – Férias RE - Recesso Escolar RP - Reunião Pedagógica SE - Semana da Educação SL - Sábado Letivo SA – Suspensão de Atividades AV – Avaliação da U.E. PAC – Período de atividades complementares ACB – Avaliação de Competências Básicas – Final AVD – Avaliação diagnóstica CC – Conselho de Classe CCF – Conselho de Classe Final AES – Avaliação Equipe Seduc FOE – II Fórum de Educação L – Dia letivo S – Sábado D – Domingo F – Feriado

6 Calendário – Secretaria Municipal de Educação – EJA / Educação Profissional - 2006
TOTAL = 200 28/02 - Carnaval ( SA ) 15/06 – Corpus Christi ( SA ) Feriados 14/04 – Sexta-feira Santa 21/04 - Tiradentes 01/05 - Dia do Trabalho 09/07 – Dia da Revolução Constitucionalista 07/09 – Dia da Independência do Brasil 08/09 – Dia de N.S. Monte Serrat - Padroeira de Santos 12/10 – Dia de N.S. Aparecida - Padroeira do Brasil 02/11 - Finados 15/11 - Proclamação da República 25/12 - Natal 1ª. bimestre: 13/02 a 30/04 50 dias letivos 2ª. bimestre: 02/05 a 12/07 Total: 100 dias letivos 3ª. bimestre: 24/07 a 29/09 49 dias letivos 4ª. bimestre: 02/10 a 19/12 51 dias letivos Total: 100 dias letivos Início do Ano Letivo: 13/02/2006 Término do Ano Letivo: 19/12/2006 PL – Planejamento FE – Férias RE - Recesso Escolar RP - Reunião Pedagógica SE - Semana da Educação SL - Sábado Letivo SA – Suspensão de Atividades AV – Avaliação da U.E. PAC – Período de atividades complementares ACB – Avaliação de Competências Básicas – Final AVD – Avaliação diagnóstica CC – Conselho de Classe CCF – Conselho de Classe Final RPS – Professores Curso Normal AES – Avaliação Equipe Seduc FOE – II Fórum de Educação L – Dia letivo S – Sábado D – Domingo F – Feriado SEDUC

7 COPLANE - COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
SEPLANE – SEÇÃO DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Elabora levantamentos de acordo com a necessidade de vagas, levando em conta as áreas de maior demanda; Avalia a necessidade de fornecimento de vale transporte aos alunos do município e do estado; junto com outras secretarias, colabora levando informações para inclusão de famílias em programas sociais (Bolsa Família); elaboração de portarias de demanda. SEORGE – SEÇÃO DE ORGANIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS EDUCACIONAL Realiza estudos visando ampliar número de vagas existentes nas unidades educacionais, propondo soluções (ampliações, construções, etc.); Censo escolar junto às escolas particulares, municipais e entidades conveniadas; Planeja e coordena o levantamento e movimentação da demanda. Interage com a Seplane, executando o que foi planejado por ela.

8 SEDUC SECEV-SEDUC -SEÇÃO CENTRAL DE VAGAS DA EDUCAÇÃO Visa agilizar atendimento de solicitações de vagas de munícipes, Ministério Público e Conselho Tutelar; Implantação do Banco de Dados com alunado e lista de espera da unidades municipais, atualizado semanalmente; Acompanhamento de portarias e comunicados de cadastro de matrículas junto às unidades escolares, para acomodação da demanda. SEPROIE – SEÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS DE INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL Coordena projetos educacionais que fazem parte da Escola Total (alunos realizam, em horário contrário ao de estudo, atividades esportivas como remo, vela, canoagem, voleibol, futebol); Todos os projetos são integrados com atividades educacionais, recebendo os alunos, todas as condições para participarem das modalidades que desejarem (merenda extra, transporte, uniforme).

9 COVIDA – Coordenadoria de vida escolar,
SEDUC COVIDA – Coordenadoria de vida escolar, legislação e normas educacionais SELNOR – SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS Reunir e classificar toda a legislação e demais normas que regulamentam o sistema de ensino; Organizar e manter atualizados os fichários e atos oficiais normativos; Divulgar normas e legislação às Unidades da Secretaria; Responsabilizar-se pelos processos de autorização, funcionamento e demais ocorrências das Unidades Escolares Municipais e Educação Infantil particulares e entidades . SEASE – SEÇÃO DE APOIO ÀS SECRETARIAS ESCOLARES Executar medidas para suporte às Secretarias das Unidades Escolares, de aprimoramento das rotinas e métodos de trabalho; Apoiar o desenvolvimento, a implantação e o acompanhamento de instrumentos informatizados e georeferenciados associados ao Sistema de Informações Geográficas Municipais para processar o cadastramento, matrícula, frequência e avaliação de alunos, disponibilizar o plano de curso informatizado e informatizar o planejamento escolar pelo corpo docente; Executar outras medidas correlatas, a critério da Coordenadoria de Vida Escolar, Legislação e Normas Educacionais.

10 Coordenadoria de Formação Educacional
SEDUC COFORM Coordenadoria de Formação Educacional Denise Albino Diretrizes para participação Formações Projetos SENUTEC Pedro Horta SEFORM Mª do Carmo Borges SEBIBLI Gislaine Vitarelli SEPROJE Vânia Bernal Cursos de formação em Informática Projetos Eventos Cursos de formação continuada Eventos de formação Bibliotecas Projeto Para Funcionários da PMS Fora do horário de trabalho Permanentes Para Comunidade Dentro do horário de trabalho Optativos Assistência técnica as U.E.s Específico por U.E.

11 Cursos para funcionários da PMS
SENUTEC Cursos para funcionários da PMS Curso de informática módulos I, II, III e IV para Professores; Cursos em Educação a Distância (semi-presencial) para Professores; Curso de informática básica para funcionários da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde (administrativo) e para Guardas Municipais.

12 Serviços para comunidade
SENUTEC Serviços para comunidade Curso de informática “Vovonauta” módulos I e II; Curso Navegando; Curso Net Jovem; Acesso diário a internet; Pólos da Rede do Futuro.

13 Ponto de encontro de POIEs;
SENUTEC Eventos Rede do Futuro em Ação (apresentação de projetos desenvolvidos nas U.M.E.s pelos POIEs); Semana da Educação; Ponto de encontro de POIEs; Formatura - Vovonauta.

14 Cursos de formação continuada fora do horário de serviço
Formação continuada: prática para a reflexão de homens que formam outros homens. SEFORM Cursos de formação continuada fora do horário de serviço Compartilhar Saberes: convite a profissionais da Rede para ministrar cursos de 12h com temas variados; Curso de Italiano ; Entre outros.

15 Cursos de formação continuada dentro do horário de serviço
Formação continuada: prática para a reflexão de homens que formam outros homens. SEFORM Cursos de formação continuada dentro do horário de serviço Gestão democrática para Equipe Técnica; Ressignificando RAPs juntamente com a Coordenação Pedagógica; Ensino Religioso; Lei História e cultura afro-brasileira e africana; Criatividade: brincando com artes; Projeto Ler para Conhecer o Mundo; Formação continuada para funcionários; Letra e Vida

16 Eventos de formação Semana de Planejamento; Semana de Educação;
Formação continuada: prática para a reflexão de homens que formam outros homens. SEFORM Eventos de formação Semana de Planejamento; Semana de Educação; ECOPE – Encontro Cooperativo dos Profissionais da Educação; Fórum de Educação; Avaliação Final; Entre outros.

17 Biblioteca Mário Quintana Bibliotecas Escolares
É a Biblioteca Central da Secretaria de Educação e tem como objetivo subsidiar a pesquisa, a informação e a formação continuada de todos os educadores; Possui um acervo de aproximadamente (cinco mil) títulos, oferecendo aos educadores e aos munícipes uma diversidade de publicações especializadas na área de educação; Orienta o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático e do PNBE – Programa Nacional da Biblioteca Escolar; Integra o comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista – Proler / BS. SEBIBLI Bibliotecas Escolares Ao todo são 34 bibliotecas, coordenadas pela Biblioteca Mário Quintana, com um quadro funcional composto por 70(setenta) profissionais entre auxiliares bibliotecários estatutários e celetistas, professores readaptados e orientadores técnicos de informática.

18 Projeto Bibliotecas de Portas Abertas
SEBIBLI Projeto Bibliotecas de Portas Abertas Justificativa Incentivar a leitura dos alunos nas Unidades da Rede Municipal de Ensino. Objetivos Promover a formação continuada dos auxiliares bibliotecários que atuam nas bibliotecas escolares; Transformar as bibliotecas em um ambiente aconchegante e acolhedor.

19 Projetos Permanentes Brinquemusicando;
Intervenção Educativa em DST/AIDS; Creche Saudável; Educação de Valores; Melhor Companheiro; Campanha da Boa Visão; Olimpíada de Matemática; Rumo; Ler para Conhecer o Mundo; Inglês; PROERD; Múltiplas Linguagens em Ação (DEPED vai à Escola); Escola Promotora da Saúde; Saúde da Voz; Programa de Incentivo à Leitura. SEPROJE

20 Projetos Optativos Saber em Movimento;
Batucando e Musicando na Creche; Jornal Escola e Comunidade; Memórias de Santos; Coral; Sexualidade; Ginástica Olímpica; Vovô Sabe Tudo; Educação Ambiental: Trilhas Radicalize Aprendendo; Educação Ambiental: Vouvolto; Xadrez nas Escolas; Desenvolvimento Pró-Social. SEPROJE

21 Projetos específicos por Unidade Escolar
Doutor Mais Saúde ( Auxiliadora da Instrução) Cosipa na Escola ( Florestan Fernandes) Pequeno Soldado Patriota ( Leonardo Nunes) CITROSUCO – Sistema de Gestão Ambiental na Escola (Auxiliadora da Instrução) Apoio Social às Famílias de Creche (Creche Gemma Rebello e Maria Helena Roxo) SEPROJE

22 Coordenadoria de Políticas Educacionais
COPED Coordenadoria de Políticas Educacionais Susanna Artonov SEINF Sara Cristina SEFEP Nadia Trovão SEJA Cláudia Prol SEANE Arimar Campos Objetivo da Seção Objetivo da Seção Objetivo da Seção Objetivo da Seção Justificativas para as reorientações curriculares Justificativas para as reorientações curriculares Justificativas para as reorientações curriculares Justificativas para as reorientações curriculares Orientações Didáticas Orientações Didáticas Orientações Didáticas Orientações Didáticas Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação

23 Objetivos da seção para 2006
SEINF Objetivos da seção para 2006 Discutir, acompanhar e avaliar a implantação e execução dos projetos do Plano Político Pedagógico das Unidades de Municipais de Educação Infantil que atendo os grupos do I ao VI, intensificando e oferecendo apoio técnico e pedagógico; Estabelecer uma estrutura para que haja mais reflexão e comunicação entre todos os profissionais da educação; Auxiliar no processo de montagem de portfólio.

24 Justificativas para as reorientações curriculares
SEINF Justificativas para as reorientações curriculares Atendimento às solicitações das Unidades Escolares colhidas em reuniões com coordenadores pedagógicos e em visitas do “DEPED vai à Escola”; Continuidade da conscientização da ação pedagógica centrada na criança, visando ao seu pleno desenvolvimento.

25 Orientações didáticas
SEINF Orientações didáticas Baseadas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que norteará o desenvolvimento do Plano de Curso e das ações pedagógicas; São subsídios que remetem ao “como fazer” em cada eixo de trabalho.

26 SEINF Avaliação Instrumento destinado a auxiliar o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo do processo; Implantação do Portfólio para acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, por meio da coletânea dos trabalhos realizados pelo grupo.

27 Objetivos da seção para 2006
Fornecer suporte às UMEs quanto às novas diretrizes do processo ensino-aprendizagem, a elaboração e realização de projetos, bem como a efetivação do trabalho interdisciplinar; Participar de grupo para formação em serviço dos professores e equipes técnicas; Promover estudos e investimentos na formação continuada do professor; Propiciar ação pedagógica de intervenção diante dos índices apresentados nos quadros de rendimento escolar dos alunos de cada UME. SEFEP

28 Justificativas para as reorientações curriculares
Adequação do Plano de Curso à realidade da clientela escolar; Superação dos índices de baixo rendimento escolar dos alunos. SEFEP No ano de 2005 a Rede Municipal obteve os seguintes resultados Gráficos em números Gráficos em porcentagem

29 Orientações didáticas
SEFEP Orientações didáticas Priorização da interdisciplinaridade em todas as atividades dos alunos; Incentivo ao trabalho em grupo aproveitando os conhecimentos prévios dos alunos para o enriquecimento dos conteúdos estudados; Utilização do portfólio para melhor acompanhamento do processo ensino-aprendizagem dos alunos e ação pedagógica do professor.

30 QUADRO CURRICULAR - REGULAR (DIURNO)
SEFEP 30 horas-aula / 40 semanas = 1200 horas-aula anuais. 1200 horas-aula / 45 min = minutos. minutos (intervalo) = minutos. 57000 minutos = 950 horas anuais.

31 SEFEP

32 SEFEP Avaliação Processo contínuo que deve regular toda a ação pedagógica fornecendo dados que permitam identificar os erros sugerindo interpretações para redimensionamento da prática pedagógica; Avaliação Diagnóstica Institucional que ocorrerá no início, meio e final do ano letivo; Avaliação Bimestral elaborada pelos professores da classe, em datas previstas no Calendário Escolar; P.A.C. – Período de Atividades Complementares com atividades elaboradas visando atender as necessidades essenciais dos alunos que não atingiram conceitos satisfatórios; A.C.B. – Avaliação de Competências Básicas realizadas ao final do 4º bimestre e elaboradas pelos professores, considerando o desenvolvimento global do aluno e as habilidades e competências básicas para cursar a série seguinte.

33 Objetivos da seção para 2006
SEJA Objetivos da seção para 2006 Fomentar ações com o propósito de minimizar os índices de analfabetismo de jovens e adultos; Possibilitar o acesso e estimular a permanência do aluno na escola.

34 Justificativas para as reorientações curriculares
SEJA Justificativas para as reorientações curriculares Desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem as experiências e conhecimentos prévios dos alunos considerando o vínculo entre educação, trabalho e práticas sociais e culturais; Organização da Proposta Curricular considerando as especificidades da EJA, identificando as capacidades, competências ou habilidades que se pretende que os jovens e os adultos construam e desenvolvam.

35 Orientações didáticas
SEJA Orientações didáticas Construção coletiva da Proposta Curricular de maneira que cada professor possa colaborar de acordo com sua especificidade, assim como o auxílio das equipes formadoras para determinação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para cada ciclo e termo; Atendimento às necessidades e anseios dos alunos jovens e adultos considerando suas peculiaridades.

36 SEJA Avaliação Utilização de diversos tipos de registros onde os alunos possam acompanhar seu processo de crescimento, realizando sua auto-avaliação; Continuidade das Avaliações Bimestrais realizadas e aplicadas pelos professores das U.M.E.s, visando principalmente à composição de uma síntese global de cada aluno.

37 Objetivos da seção para 2006
SEANE Objetivos da seção para 2006 Construir um sistema educacional inclusivo apoiando e subsidiando, no que for necessário, escolas, alunos, pais e comunidade; Promover a formação continuada para educadores que acompanham os alunos com necessidades educacionais especiais.

38 Justificativas para as reorientações curriculares
SEANE Justificativas para as reorientações curriculares Priorização de recursos e meios que favoreçam o atendimento adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais, considerando suas diferenças individuais; Inclusão de professores especializados, serviços de apoio e outros não convencionais visando a favorecer o processo educacional; Flexibilização da prática educacional propiciando o progresso de todos os alunos.

39 Orientações Didáticas
SEANE Orientações Didáticas Adequações curriculares dinâmicas de modo a atender às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais; Características curriculares flexíveis, planejadas e participativas, respeitando o ritmo de cada aluno, contemplando todos e promovendo sua participação efetiva.

40 SEANE Avaliação Avaliação pedagógica dos alunos com necessidades educacionais especiais, identificando as dificuldades que impedem o processo educativo em suas múltiplas dimensões; Processo permanente de todas as variáveis que interferem no desenvolvimento ensino-aprendizagem.


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