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Teoria das Relações Humanas

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Apresentação em tema: "Teoria das Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Relações Humanas
Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina Curso de Administração e suas Habilitações Tópicos Avançados III Teoria das Relações Humanas Prof. Bona (Antônio Bonanomi Neto), Msc

2 Contexto dentro do qual surgiu a TRH:
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS EUA, 1932 PRODUTO DA ÉTICA E DO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO VIGENTE NOS EUA Contexto dentro do qual surgiu a TRH: Administração científica - Taylor Teoria Clássica - Fayol A experiência de Hawthorne: relação entre a intensidade da iluminação e eficiência dos operários

3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Conclusões da experiência de Hawthorne: nível de produção é resultante da integração social comportamento social dos empregados recompensas e sanções sociais grupos informais relações humanas a importância do conteúdo do cargo ênfase nos aspectos emocionais

4 A TEORIA DAS RH FOI DESENVOLVIDA, PRINCIPALMENTE, POR
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL PREOCUPAÇÃO PSICOLÓGICA E SOCIOLÓGICA E O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO George Elton MAYO ( Filósofo) Kurt LEWIN - fundador da Psicologia Social Outros A TEORIA DAS RH FOI DESENVOLVIDA, PRINCIPALMENTE, POR CIENTISTAS SOCIAIS

5 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Pontos de vista defendidos por Mayo
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar (chefes democráticos, persuasivos e simpáticos a todo o pessoal) A pessoa humana é motivada essencialmente pela necessidade de estar junto, de ser reconhecida A civilização industrializada trata como conseqüência a desintegração dos grupos primários da sociedade: família, grupos informais e a religião

6 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

7 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

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10 SANÇÕES: + E - TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NORMAS TÁCITAS DO GRUPO
FATORES COMPORTAMENTAIS COMPORTAMENTOS: NÍVEIS DE PRODUÇÃO CONTROLADOS INFORMALMENTE PELO GRUPO SANÇÕES: + E -

11 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
FISIOLÓGICAS AUTO-REALIZAÇÃO PSICOLÓGICAS

12 Necessidades aplicadas à Organização
encorajamento ao completo comprometimento. trabalho que se torne uma das principais dimensões de expressão da sua vida. Auto-realização cargos que permitam realização, autonomia, responsabilidade e controle pessoal. trabalho que valorize a identidade pessoal. reconhecimento pelo bom desempenho. Auto-estima Sociais interação com colegas + atividades sociais e esportivas + reuniões sociais fora da organização. seguro-doença e planos de aposentadoria + segurança no emprego + plano de carreira na organização. Segurança salários e benefícios segurança e condições agradáveis de trabalho. Fisiológicas

13 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS SATISFAÇÃO DE UMA NECESSIDADE
ETAPAS DO CICLO MOTIVACIONAL SATISFAÇÃO DE UMA NECESSIDADE EQUILÍBRIO ESTÍMULO OU INCENTIVO SATISFAÇÃO NECESSIDADE TENSÃO COMPORTAMENTO OU AÇÃO

14 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS FRUSTRAÇÃO OU COMPENSAÇÃO
ETAPAS DO CICLO MOTIVACIONAL FRUSTRAÇÃO OU COMPENSAÇÃO EQUILÍBRIO ESTÍMULO OU INCENTIVO BARREIRA NECESSIDADE TENSÃO COMPORTAMENTO OU AÇÃO

15 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

16 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ÊNFASE DOS 3 ESTILOS DE LIDERANÇA
AUTOCRÁTICO ESTILO DEMOCRÁTICO ESTILO LIBERAL LÍDER LÍDER LÍDER SUBORDINADOS SUBORDINADOS SUBORDINADOS

17 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS PRÁTICAS EFICAZES DE RH NO TRABALHO
A necessidade de o Administrador utilizar sua experiência e intuição, assim como generalizações interdisciplinares, para orientar-se quanto às decisões a tomar. A importância da participação do empregado. O estudo dos vários papéis que o empregado desempenha na organização. A função da comunicação e o trabalho de equipe. O reconhecimento da diversidade de motivação dos indivíduos. A constatação e que a organização é um sistema social. A capacidade do Administrador, em relações humanas, pode ser desenvolvida.

18 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Conceitos de Roesthlisberger e Dickson: “A Organização e o Trabalhador”: o comportamento dos indivíduos no trabalho não poderia ser adequadamente compreendido sem que se considerasse a organização informal dentro da organização formal. Organização informal A organização informal transcende a organização formal Enquanto a organização formal é circunscrita a horários, espaço físico e regras, a organização informal é constituída por interações e relações espontâneas que vão além do ambiente de trabalho. A org.informal sustenta-se em quatro fatores: 1) interesses comuns; 2) interação provocada pela própria org.formal, 3) a flutuação do pessoal dentro da empresa (os novos admitidos são induzidos a integrados pelos mais antigos a fim de que se integrem e se adaptem); 4) os períodos de lazer.

19 estímulos e motivações
O comportamento, as atitudes, as crenças e os valores do indivíduo baseiam-se firmemente nos grupos aos quais pertence. Escola da Dinâmica de Grupo proposição Dinâmica de um grupo é a “soma de interesses” dos componentes do grupo e pode ser ativada por meio de estímulos e motivações Relações intrínsecas Relações intrínsecas: no âmbito do grupo. Relações extrínsecas: do grupo com outras pessoas ou outros grupos. A sobrevivência da nossa civilização, dizem os autores da TRH, dependerá da capacidade do homem para criar invenções sociais capazes de aproveitarem todas as energias fisicas do homem para uso construtivo da sociedade. É preciso mudar o comportamento das pessoas nas suas relações recíprocas, sem que se restrinja sua liberdade, nem se limite o seu potencial de desenvolvimento, para que se aceitem e se respeitem reciprocamente, qualquer que seja sua raça, religião, política ou nacionalidade. Para tanto, indicam uma tecnologia social para orientar programas de mudança social. Como a mudança ou a resistência à mudança são grandemente influenciadas pela natureza dos grupos aos quais a pessoa pertence, as tentativas de mudança devem necessariamente considerar a dinâmica dos grupo. Características dos grupos: uma finalidade - um objetivo comum; uma estrutura; uma organização dinâmica; uma coesão interna. Relações extrínsecas

20 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Comparações entre as Teorias Clássica e RH
Características e Premissas Teoria Clássica Teoria Relações Humanas Abordagem básica Engenharia humana: adaptação do homem à máquina e vice-versa Ciência Social aplicada: adaptação do homem à organização e vice-versa Modelo de Homem Econômico-racional: maximizador de vantagens financeiras Racional-emocional: também motivado por sentimentos e critérios não-racionais Comportamento organizacional do indivíduo Animal isolado: atomismo tayloriano, reage como indivíduo Animal social: carente de apoio e participação grupal, reage como membro grupal

21 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Comparações entre as Teorias Clássica e RH
Características e Premissas Teoria Clássica Teoria Relações Humanas Comportamento funcional do indivíduo Padronizável: “um único caminho para todos” Não padronizável: diferenças individuais justificam métodos diferentes Incentivação Financeira (material): maior remuneração por maior produção Psicológica: apoio, elogio, consideração Fadiga Fisiológica: estudo de tempos e movimentos e pausas adequadas Psicológica: monotonia, rotinziação, ausência de criatividade, subutilização de aptidões, programação excessiva

22 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Comparações entre as Teorias Clássica e RH
Características e Premissas Teoria Clássica Teoria Relações Humanas Unidade de análise Cargo: a tarefa, tempos/movimentos, avaliação de cargos e salários Grupo: a equipe, avaliação do moral grupal, ênfase nas relações intercargos, ênfase nas relações interpessoais Conceito de organização Estrutural Formal: conjunto de órgãos, cargos e tarefas Sistema social: conjunto de papéis Representação gráfica Organograma, fluxograma Sociograma: relações percebidas, desejadas, rejeitadas e reais entre pessoas

23 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Proposições que caracterizam práticas eficazes de relações humanas no trabalho Necessidade do administrador utilizar sua experiência e sua intuição, assim como generalizações interdisciplinares, para orientar decisões a tomar 2 Estudo dos vários papéis que o empregado desempenha na empresa 3 A função da comunicação 4 O trabalho em equipe 5 Importância da participação do empregado 6 Reconhecimento da diversidade de motivação dos indivíduos 7 A constatação de que a organização é um sistema social 8 Capacidades do administrador em RH pode ser desenvolvida

24 Hemisfério direito amplo criativo essência cores receptivo meditação artístico aberto aventura novos caminhos intuição espacial sintético Hemisfério esquerdo detalhista mecânico substância preto e branco cético linguagem lógico fechado cauteloso repetitivo verbal memória analítico


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