A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fase de movimentos especializados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fase de movimentos especializados"— Transcrição da apresentação:

1 Fase de movimentos especializados
Estágio Transitório Estágio de aplicação Estágio de utilização permanente aula10

2 Fase de movimentos especializados
Combinação e elaboração de movimentos. O tempo de reação e a velocidade do movimento, a coordenação, o tipo de corpo, a altura e o peso, os hábitos, pressão do grupo social a que se pertence e estrutura emocional são apenas alguns desses fatores que podem influenciar no aprimoramento das habilidades.GALLAHUE (2005, p.61)

3 Estágio Transitório (8 a 9 anos)
Começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte e em ambientes recreacionais. O objetivo de pais, professores e treinadores, deve ser o de ajudar as crianças a aumentar o controle motor e a competência motora em inúmeras atividades.

4 Estágio de aplicação (11 a 13 anos)
Sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tornar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. Neste estágio, os indivíduos começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas. Esta é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes escolhidos.

5 Estágio de Utilização permanente(14 anos)
Auge de todos os estágios e fases. Desenvolvimento progressivo de capacidades físicas (força, flexibilidades, resistência, velocidade) que aprimoram a utilização das habilidades físicas.

6 Capacidades Físicas

7 MODELO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, DE DAVID GALLAHUE
FASE ESTÁGIO MOVIMENTO ESPECIALIZADO UTILIZAÇÃO APLICAÇÃO TRANSIÇÃO MOVIMENTO FUNDAMENTAL MADURO ELEMENTAR INICIAL MOVIMENTO RUDIMENTAR PRÉ-CONTROLE INIBIÇÃO DO REFLEXO MOVIMENTO REFLEXO DECODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO

8 SEQÜÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM TALENTO NO DESPORTO
ESPECIALIZAÇÃO Dedicação Exclusiva PRÁTICA Automatização APRENDIZAGEM Iniciação MODELO DA ESPECIALIZAÇÃO MOTORA, KREBS (1992/1993) ESTIMULAÇÃO

9 SEQÜÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM TALENTO NO DESPORTO
MODELODE FORMAÇÃO ESPORTIVA, GRECO(2000)

10 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS
PERFORMANCE SELECÇÃO COMBINAÇÃO DESCOBERTA EXPLORAÇÃO ESPECÍFICO GERAL COMPLEXO SIMPLES

11 Movimento Padrão Motor Capacidade Motora Habilidade Motora

12 Estratégias instrução
Categorizar ou Identificar Planear tratamento Estratégias instrução Avaliar mudanças ao longo do tempo Fornecer feedback ou predizer

13 ? Habilidade Motora Padrão Motor

14 Padrão Motor (Motor Pattern) – acção motora completa que
Constitui estrutura básica de certas habilidades motoras específicas (Magill, 1984). Habilidade Motora (Motor Skill) – acção eficaz e eficiente resultante de um processo de aprendizagem, de forma a alcançar objectivos pré-determinados.

15 Movimento (Movement) – alteração da posição do
corpo ou de um segmento (Newell, 1978); modificação do ângulo das articulações, e ou da posição geral do corpo (Schmidt, 1982). Capacidade Motora (Motor ability) – traço geral, ou qualidade de um indivíduo, relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras (Magill, 1984). Habilidade Motora (Motor Skill) – acção eficaz e eficiente resultante de um processo de aprendizagem, de forma a alcançar objectivos pré-determinados.

16 HABILIDADE MOTORA Mudanças no Padrão Forma Mudanças no Produto
ANÁLISE QUALITATIVA ANÁLISE QUANTITATIVA Mudanças no Padrão Forma Mudanças no Produto Resultado

17 Produto Processo Padrão / Forma Distância Tempo Massa Energia
Velocidade Distância Padrão / Forma Tempo Força Massa Energia Frequência

18 Capacidades Habilidades/Skills Traços hereditários; Estáveis e duradouros; + 50; Suporte de muitas e de diferentes habilidades (skills). Desenvolvem-se com a prática; Modificam-se com a Numerosas; Dependem de várias capacidades.

19 Terminologia PADRÕES MOTORES HABILIDADES MOTORAS TÉCNICA ESTILO

20 CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS
COMO ATO OU TAREFA - MOVIMENTOS APRENDIDOS. (MAGILL, 1984) EX: CORTADA DO VOLEI. COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE DESEMPENHO - GRAU DE COMPETÊNCIA. (MAGILL, 1984) EX: UM JOGADOR COLOCAR NO CHAO 80% DE SEUS DIRETO ATAQUE.

21 CATEGORIAS GERAIS DAS HABILIDADES MOTORAS
QUANTO A PRECISÃO DO MOVIMENTO QUANTO AOS PONTOS INICIAIS E FINAIS BEM DEFINIDOS QUANTO A ESTABILIDADE DO AMBIENTE QUANTO AO CONTROLE DE FEEDBACK

22 QUANTO A PRECISÃO DO MOVIMENTO
GLOBAIS: controlar grandes grupamentos musculares. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) Ex. a cortada no voleibol, a bandeja no basquete.. FINAS: controlar pequenos grupos musculares e alto grau de precisão do movimento. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) EX.passar a linha na agulha, escrever.

23 QUANTO AOS PONTOS INICIAIS E FINAIS BEM DEFINIDOS
DISCRETAS - pontos de início e fim da habilidade estão bem visíveis. Ex. o arremesso de uma bola ou a execução de uma cambalhota.  (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) CONTÍNUAS - quando os pontos de início e fim são indefinidos. Ex: correr, nadar e remar. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). SERIADAS - quando existe uma combinação de habilidades discretas em série. Ex.salto em distância (correr e pular). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).

24 QUANTO A ESTABILIDADE DO AMBIENTE
ABERTA – quando a habilidade for envolvida por um ambiente imprevisível, em mudança contínua.Ex: Marcar um atacante de futebol requer que o defensor reaja a estímulos que são gerados externamente (pelo atacante). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). FECHADA - quando o ambiente for estável, previsível.Ex: Nadar continuamente também pode ser classificado como fechada. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).

25 QUANTO AO CONTROLE DE FEEDBACK (AVALIAÇÃO)
CIRCUITO ABERTO – o executante não puder usar o feedback para fazer ajustes no movimento, durante a própria ação. Ex: driblar e arremessar no pólo aquático. CIRCUITO FECHADO - o executante puder usar o feedback durante o movimento. Ex:um salto ornamental.


Carregar ppt "Fase de movimentos especializados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google