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Fase de movimentos especializados
Estágio Transitório Estágio de aplicação Estágio de utilização permanente aula10
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Fase de movimentos especializados
Combinação e elaboração de movimentos. O tempo de reação e a velocidade do movimento, a coordenação, o tipo de corpo, a altura e o peso, os hábitos, pressão do grupo social a que se pertence e estrutura emocional são apenas alguns desses fatores que podem influenciar no aprimoramento das habilidades.GALLAHUE (2005, p.61)
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Estágio Transitório (8 a 9 anos)
Começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte e em ambientes recreacionais. O objetivo de pais, professores e treinadores, deve ser o de ajudar as crianças a aumentar o controle motor e a competência motora em inúmeras atividades.
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Estágio de aplicação (11 a 13 anos)
Sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tornar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. Neste estágio, os indivíduos começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas. Esta é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes escolhidos.
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Estágio de Utilização permanente(14 anos)
Auge de todos os estágios e fases. Desenvolvimento progressivo de capacidades físicas (força, flexibilidades, resistência, velocidade) que aprimoram a utilização das habilidades físicas.
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Capacidades Físicas
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MODELO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, DE DAVID GALLAHUE
FASE ESTÁGIO MOVIMENTO ESPECIALIZADO UTILIZAÇÃO APLICAÇÃO TRANSIÇÃO MOVIMENTO FUNDAMENTAL MADURO ELEMENTAR INICIAL MOVIMENTO RUDIMENTAR PRÉ-CONTROLE INIBIÇÃO DO REFLEXO MOVIMENTO REFLEXO DECODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO
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SEQÜÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM TALENTO NO DESPORTO
ESPECIALIZAÇÃO Dedicação Exclusiva PRÁTICA Automatização APRENDIZAGEM Iniciação MODELO DA ESPECIALIZAÇÃO MOTORA, KREBS (1992/1993) ESTIMULAÇÃO
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SEQÜÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UM TALENTO NO DESPORTO
MODELODE FORMAÇÃO ESPORTIVA, GRECO(2000)
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DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS
PERFORMANCE SELECÇÃO COMBINAÇÃO DESCOBERTA EXPLORAÇÃO ESPECÍFICO GERAL COMPLEXO SIMPLES
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Movimento Padrão Motor Capacidade Motora Habilidade Motora
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Estratégias instrução
Categorizar ou Identificar Planear tratamento Estratégias instrução Avaliar mudanças ao longo do tempo Fornecer feedback ou predizer
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? Habilidade Motora Padrão Motor
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Padrão Motor (Motor Pattern) – acção motora completa que
Constitui estrutura básica de certas habilidades motoras específicas (Magill, 1984). Habilidade Motora (Motor Skill) – acção eficaz e eficiente resultante de um processo de aprendizagem, de forma a alcançar objectivos pré-determinados.
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Movimento (Movement) – alteração da posição do
corpo ou de um segmento (Newell, 1978); modificação do ângulo das articulações, e ou da posição geral do corpo (Schmidt, 1982). Capacidade Motora (Motor ability) – traço geral, ou qualidade de um indivíduo, relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras (Magill, 1984). Habilidade Motora (Motor Skill) – acção eficaz e eficiente resultante de um processo de aprendizagem, de forma a alcançar objectivos pré-determinados.
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HABILIDADE MOTORA Mudanças no Padrão Forma Mudanças no Produto
ANÁLISE QUALITATIVA ANÁLISE QUANTITATIVA Mudanças no Padrão Forma Mudanças no Produto Resultado
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Produto Processo Padrão / Forma Distância Tempo Massa Energia
Velocidade Distância Padrão / Forma Tempo Força Massa Energia Frequência
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Capacidades Habilidades/Skills Traços hereditários; Estáveis e duradouros; + 50; Suporte de muitas e de diferentes habilidades (skills). Desenvolvem-se com a prática; Modificam-se com a Numerosas; Dependem de várias capacidades.
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Terminologia PADRÕES MOTORES HABILIDADES MOTORAS TÉCNICA ESTILO
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CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS
COMO ATO OU TAREFA - MOVIMENTOS APRENDIDOS. (MAGILL, 1984) EX: CORTADA DO VOLEI. COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE DESEMPENHO - GRAU DE COMPETÊNCIA. (MAGILL, 1984) EX: UM JOGADOR COLOCAR NO CHAO 80% DE SEUS DIRETO ATAQUE.
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CATEGORIAS GERAIS DAS HABILIDADES MOTORAS
QUANTO A PRECISÃO DO MOVIMENTO QUANTO AOS PONTOS INICIAIS E FINAIS BEM DEFINIDOS QUANTO A ESTABILIDADE DO AMBIENTE QUANTO AO CONTROLE DE FEEDBACK
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QUANTO A PRECISÃO DO MOVIMENTO
GLOBAIS: controlar grandes grupamentos musculares. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) Ex. a cortada no voleibol, a bandeja no basquete.. FINAS: controlar pequenos grupos musculares e alto grau de precisão do movimento. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) EX.passar a linha na agulha, escrever.
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QUANTO AOS PONTOS INICIAIS E FINAIS BEM DEFINIDOS
DISCRETAS - pontos de início e fim da habilidade estão bem visíveis. Ex. o arremesso de uma bola ou a execução de uma cambalhota. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) CONTÍNUAS - quando os pontos de início e fim são indefinidos. Ex: correr, nadar e remar. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). SERIADAS - quando existe uma combinação de habilidades discretas em série. Ex.salto em distância (correr e pular). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).
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QUANTO A ESTABILIDADE DO AMBIENTE
ABERTA – quando a habilidade for envolvida por um ambiente imprevisível, em mudança contínua.Ex: Marcar um atacante de futebol requer que o defensor reaja a estímulos que são gerados externamente (pelo atacante). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). FECHADA - quando o ambiente for estável, previsível.Ex: Nadar continuamente também pode ser classificado como fechada. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).
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QUANTO AO CONTROLE DE FEEDBACK (AVALIAÇÃO)
CIRCUITO ABERTO – o executante não puder usar o feedback para fazer ajustes no movimento, durante a própria ação. Ex: driblar e arremessar no pólo aquático. CIRCUITO FECHADO - o executante puder usar o feedback durante o movimento. Ex:um salto ornamental.
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