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O MVNO no mundo e as perspectivas para o Brasil

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Apresentação em tema: "O MVNO no mundo e as perspectivas para o Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O MVNO no mundo e as perspectivas para o Brasil
VoIP Meeting – IP News – 2010 Francisco Moreto 25/11/2010

2 Tópicos Considerações Conceitos Modelos de Negócios
Informações relevantes do regulamento Tendências Internacionais Tendências Mercado Brasileiro

3 Considerações Regulação Brasileira
Em dezembro de 2009 a Anatel colocou em consulta pública o regulamento (REGULAMENTO SOBRE EXPLORAÇÃO DE SMP POR MEIO DE REDE VIRTUAL (RRV-SMP) CONSULTA PÚBLICA Nº 50) por 3 meses (foi fechada 22/03) Regulamento foi aprovado em 18/11/2010 – A ser publicado nos próximos dias Após 10 anos de existência, o negócio MVNO está maduro em várias regiões (Europa e EUA) com novos modelos de negócio convergindo para voz, dados e media (Global Industry Analysts, Inc.) 188 milhões de assinantes em receita próxima a US$ 50 bilhões 2009: 86 milhões de clientes - crescimento de 24% Casos de sucesso ofertando serviços diferenciados e focados em público específico (nichos) A primeira MVNO de sucesso foi a Virgin Mobile no Reino Unido e conta hoje com mais de 4 milhões de clientes - maior exemplo mundial Atingiu em 2010 a marca de 1 milhão de clientes pós pagos

4 Conceitos MNO (Mobile Network Operator)
Empresa que possui licença para uso do espectro de rádio-frequência e infra-estrutura requerida para prestação do serviço móvel MVNO (Mobile Virtual Network Operator) Operadores de redes móveis virtuais são organizações que provêem serviços de telefonia móvel para seus clientes, porém sem terem licença de uso do espectro de rádio-frequência MVNE (Mobile Virtual Network Enable) São empresas que apóiam a operação das MVNOs, do ponto de vista consultoria e fornecimentos de serviços de suporte a operação e negócios, propiciando às MVNOs redução dos riscos operacionais como: investimentos com infraestruturas e especialização e gestão de pessoal operacional entre outros

5 Modelos de Negócio Genérico
Infra de Rede Espectro Rede de Switching Plataforma de Suporte a Operação Plataforma VAS Serviços e Aplicações SIM Card e Aprovisio- namento Sistemas de Billing e Customer Care Suporte a Clientes Vendas e Distribui-ção Posicio-namento de Valor Operação MKT e Vendas Conteúdo MNO Autorizada de SMP de Rede Virtual (Full MVNO) MNO Autorizada de SMP de Rede Virtual Prestadora Origem (MNO) Credenciado de Rede Virtual Prestadora Origem (MNO) Credenciado de Rede Virtual (Light MVNO) Prestadora Origem (MNO) Credenciado de Rede Virtual MNO Outsorcing (MVNE) Credenciado de Rede Virtual (Brand Reseller)

6 Diferentes objetivos para diferentes atores
Novo Player Explora as diferenças entre preço de atacado e de varejo Uso de marca forte existente para entrar em um novo mercado Explora a força existente de rede de distribuição Operador Móvel Alternativa para extrair valor do excesso de capacidades Via MVNOs parceiras, tratar melhor segmentos específicos Amenizar as pressões regulatórias Operador Fixo Complementação da oferta para clientes existentes e novos Minimização dos riscos para entrada nos serviços móveis Antídoto contra ataques das móveis em seus clientes

7 Regulação Anatel – Objetivos
O regulamento RRV-SMP visa estabelecer critérios e procedimentos para a exploração do serviço e regular as relações entre os envolvidos nesse processo; O texto proposto pela Anatel cria os seguintes conceitos: Prestadora Origem do SMP (Autorizada); Autorizada de SMP de Rede Virtual (Autorizada); Credenciado de Rede Virtual (Credenciado). A exploração de SMP por meio de Rede Virtual não se confunde com: Oferta de Serviços de Valor Adicionado; Transferência de autorização do SMP ou do uso de espectro Administração e controle da Prestadora Origem. O objetivo é permitir o ingresso de novos prestadores do SMP para ampliar a oferta de serviços com maior diversidade e qualidade.

8 Regulação Anatel: Modelos de serviços
Autorização Regulamento SMP PGMQ Demais regulamentos Autorização Licença RF Regulamento SMP PGMQ Demais regulamentos - Credencial Credenciado (MVNO) Prestadora de Origem (MNO) Autorizada de Rede Virtual (MVNO) Contratos: Venda de MoU; Divisão de responsabilidades Contrato: Compartilhamento de RF Regulamento SMP Código Defesa Consumidor Usuários

9 Regulamento Anatel

10 Principais Alterações do Regulamento

11 Principais Alterações do Regulamento

12 Presença Mundial das Operações MVNOs
Dados de março de 2010 apontam para a existência de cerca 500 MVNOs no mundo 110 milhões de clientes MVNOs ao final de 2010 2% do total de terminais em média 9% em mercados maduros Fonte: GSMA Wireless Intelligence, Telegeography

13 MVNO - Market Share Global
Fonte:

14 Mercado – abordagens mercadológicas
Discount MVNOs Provê taxas de chamada a preço reduzido para segmentos de mercado. Ex: TracFone – 1ª USA (pré-pago) Telecom MVNO Serviços Móveis oferecidos aos clientes de telefonia fixa e incrementar pacotes de serviços Ex: ONO (cable; espanha); FastWeb (Broadband provider, Itália) Retail MVNOs Serviços móveis direcionados para a retenção e fidelização de clientes Ex: Carrefour (França, Belgica, etc); Tesco (Uk) Advertising-funded MVNOs Geram receitas de publicidade para dar um conjunto de créditos em voz, dados e conteúdo a seus assinantes Ex: Blyk (adolescentes) UK e Holanda – 200 mil usuários; Xero Mobile Ethnic MVNOs Alvo nas comunidades étnicas por meio de chamadas de baixo custo para os respectivos países de origem. Ex: Lebara ; turcos na Alemanha

15 Mercado – abordagens mercadológicas
Banking MVNOs Foca na retenção de clientes existentes provendo serviços adicionais em Mobile Banking. Ex: Rabobank (Holanda); Bankinter (Espanha); Poste Mobile (Itália) Data MVNO Fornece apenas dados e banda larga móvel Ex: BT Business MVNOs Foco no mercado corporativo, especialmente SMB Ex: ABICA (UK) Web MVNOs Oferecem serviços inovadores como call filtering e voice mail personalizados através de configurações online Ex: FonYou (Espanha) Media / Youth MVNOs Fornecem conteúdos tais como: musicas e vídeo, direcionado para o público jovem Ex: MTV Mobile; Vybemobile

16 Tendências Internacionais do Mercado de MVNO
Em mercados maduros: Ofertas genéricas de serviços massificados estão perdendo fôlego, Serviços voltados para público específico, como os mercados de nicho, estão ganhando força através de serviços mais sofisticados e inovadores Várias Operadoras (MNOs) estão se tornando progressivamente mais ativas no mercado de MVNO Adquirindo MVNOs estabelecidas em suas redes (Sprint/Nextel – Vingin Mobile USA) Buscando especialização em segmentação através do lançamento de sub-brands A medida que os mercados de serviços móveis se aproximam da maturidade e os órgãos reguladores promovem / estimulam a competição, o mercado de MVNO tende a se desenvolver. Cada país deverá ter peculiaridades, dependendo das características do seu mercado, da sua cultura empreendedora e das estratégias dos operadores móveis existentes

17 Tendências de Posicionamento em Função do Mercado
Market / Gap Analysis Posicionamento Modelo Competição limitada em preço Gap de preço de atacado e varejo alto Serviços simples e baratos Discount Retail Mercado altamente competitivo Segmentos importantes mal atendidos Ofertas competitivas p/ segmentos específicos Ethinic Business Ofertas fracamente diferenciadas Disponibilidade limitadas de SVA Serviços e aplicações inovadores Media Web Banking Setor de Telecom maduro Presença de serviços convergentes Ampliação das ofertas fixas p/ mobilidade Telecom Data

18 Previsões para o Mercado Brasileiro
MVNO 2011 2012 2013 2014 2015 Total Assinantes Móveis 180 MM 192 MM 201 MM 215 MM 226 MM Penetração de Mercado MVNO 0,50% 1,85% 3,00% 4,50% 6,50% Número de Usuários MVNO 900 Mil 3,5 MM 6,0 MM 9,7 MM 14,7 MM Receita Média por Usuário (R$) 18,00 18,90 19,66 20,64 21,67 Faturamento Anual (R$) 16,2 MM 67,2 MM 118,5 MM 199,6 MM 318,6 MM Taxas de Crescimento NA 295% 70% 60% 52% Fonte: E-Consulting

19 Iniciativas e Intenções
CN Chama A TV Canção Nova, emissora católica da Fundação João Paulo II, em conjunto com a Claro, criou o serviço CN Chama. Por meio da criação e venda de um SIM card customizado, a comunidade católica pode ter acesso a um menu personalizado Chip do Timão Nesse ano do centenário, o Corinthians inova mais uma vez e lança o primeiro CHIP customizado para um time de futebol: o CHIP DO TIMÃO. O CHIP DO TIMÃO é uma nova maneira de se relacionar com o Corinthians. Com ele o seu celular vai ter a alma e garra Corinthiana! Bolsa Familia Bolsa Família será pago via Celular: Os beneficiários do programa Bolsa Família vão receber seu benefício pelo celular, informa reportagem da Folha. A novidade está sendo avaliada por um grupo de trabalho criado pela Caixa Econômica Federal. (15/11/ h55 Conta Bonus Celular A Conta Bônus Celular Bradesco é uma conta inovadora. O cliente tem acesso a diversos serviços financeiros e ainda recebe todo o valor da tarifa mensal* em bônus no seu celular pré-pago ou controle.

20 Contornos do Mercado Brasileiro
Indicadores de Telecom (Teleco) Celulares: 194,4 milhões 82% Pré-Pago 18% Pós-Pago Fixos: 41,8 milhões Banda Larga: 12,8 milhões TV Assinatura: 9,1 milhões Teledensidade 100,4% Teledensidade Real 2008 – 150,5 milhões de celulares 80% de penetração PNAD IBGE: 53,8% brasileiros com celular Classes Sociais Classe C 49% da população 45% da renda nacional Classe D/E 29% da população Bancarização 51% conta corrente 35% cartão de crédito Há espaços marcantes no mercado brasileiro para o desenvolvimento de negócios criativos e diversificados no ambiente MVNO.

21 Obrigado !!! Francisco Moreto moreto@cpqd.com.br Cel: (19) 9602-7353
Fix: (19) Obrigado !!!


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