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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos - PPGEPro Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado em 2008 Apresentador: Ronaldo Hoffmann Coordenador MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM PPGEPro Pontos fortes do Programa  Congrega profissionais de dois Centros (CT e CCNE) da UFSM, proporcionando o desenvolvimento sequencial da tecnologia e da engenharia;  A área de concentração está sintonizada com as questões atuais, nacionais e regionais (Desenvolvimento de Processos Agroindustriais e Ambientais);  Formação de profissionais em área carente: são poucos as pós-graduações em Engenharia de Processos;  Na média, a produção científica é boa;  Grande expansão do espaço físico e laboratórios no curto prazo.

3 UFSM PPGEPro Pontos fracos do Programa  Baixa produção individual de alguns docentes, de docentes entre si e com o corpo discente;  Curso novo, apenas em seu quarto ano de atividade, ainda com baixa interação química e engenharia química;  Desequilíbrio na atuação docente (pesquisa, publicação e orientação);  Falta de equipamentos para os laboratórios.

4 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Passar para o conceito 4 da CAPES Professores engajados com a proposta; estabelecimento de um projeto PROCAD Baixa produção científica; elevado tempo de conclusão das dissertações Não1 Criar curso de doutorado Formar doutores em engenharia de processos (área carente no Brasil) Baixa produção científica Não1 Melhoria da infra-estrutura física e analítica dos laboratórios Projetos com financiamento externo vêm sendo aprovados em número satisfatório. Falta de laboratórios multiusuários dificulta a realização de alguns projetos Falta de linhas de financia- mento para equipamentos de valor elevado 2

5 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Critérios para credenciamento e descredenciamento em sintonia com a CAPES Cristalizar os critérios aplicáveis aos docentes Pouco entendimento dos docentes relativos às exigências da CAPES Não1 Incentivar aumento da produção científica individual e em conjunto Consolidação das linhas de pesquisa Necessidade de melhoria na estrutura analítica Não1 Credenciamento para professores colaboradores Qualificar o corpo docente Falta de bolsas pode prejudicar o curso A relação ideal entre número de alunos e professores 2 DP - 2008200920102011 13+0 12+5

6 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Melhoria dos laboratórios Aumento no número de projetos de pesquisa com financiamento Baixa produção dificulta aprovação de projetos Não1 Inserção nacional do programa Aprovação de um PROCAD Baixo comprometi- mento com o programa Baixa interação com outras instituições 1 Realização de projetos voltados à indústria e à IT Projetos de pesquisa em parceria com empresas Alguns projetos sem foco na aplicação industrial Falta de interesse das empresas em parcerias 2 2008200920102011 12141630 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a produtividade com a participação discente Melhoria da infra-estrutura Falta de comprome- timento Elevado tempo para publicação em revistas A1 e A2 1 Incentivar aumento de produção dos professores em conjunto Melhorar interação entre professores Projetos em conjunto ainda em fase inicial Não2 Incentivar produção em conjunto com outras instituições Professores oriundos de diversos centros de excelência Falta de estrutura analítica para apoiar projetos na fronteira do conhecimento Não2 2008200920102011 38503826 + 18 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO (20 vagas)  Número de discentes matriculados em cada ano 06 1014  Número de titulados em cada ano 00010307 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Expandir o ingresso de discentes Divulgação do curso junto às instituições da região sul Período de inscrição O não aumento do número de bolsas 1 Incentivar que os docentes tenham orientandos com bolsas de projetos individuais Aumento no número de bolsas disponíveis Baixa produção dificulta a aprovação de projetos Concorrência e baixa oferta de editais 1 Aumentar a relação aluno/orientador Docente com poucos orientandos Necessidade de mais bolsas Necessidade de mais alunos 2

9 UFSM PPGEPro EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos11-x- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 3-x- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 40-x- Demais destinos relevantes dos egressosEmpresa privada (2) -x-

10 UFSM PPGEPro EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Os alunos consideram que, de uma forma geral, estão tendo uma boa formação;  Observaram que existe uma necessidade de mais equipamentos e espaço no laboratório (está pequeno), e reconhecem que isso será resolvido com a finalização do novo prédio da pós-graduação;  Identificam a necessidade de adequar as disciplinas básicas com outras pós-graduações do país, facilitando o acesso ao doutorado. Dificuldade devido aos poucos cursos de EP;  Os alunos gostariam de conhecer o processo de compra de materiais para os laboratório e, eventualmente, participar da gestão dos recursos.

11 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Complementação da infra-estrutura: mobiliário, utilidades e equipamentos Complementa- ção por meio de vários projetos específicos Não Falta de recursos específicos 1 Que todos DPs submetam projetos de financiamento contemplando equipamentos Melhoria da infra-estrutura analítica Baixa produção dificulta a aprovação Falta de recursos específicos 1 Criação de núcleos de inovação tecnológica e repasse de tecnologia Corpo docente capacitado; infra-estrutura disponível em breve Baixa interação docente Limitação de recursos financeiros e empresas interessadas 2

12 UFSM PPGEPro METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar o número de convênios e acordos de cooperação com empresas e outras IE e de pesquisa Capacitação docente, propostas inovadoras e interação dos docentes com empresas e IE e de pesquisa Alta carga burocrática para criação de convênios Poucas empresas dispostas a fornecer contrapartida financeira em projetos de parceria 1 Realizar um projeto PROCAD Projeto submetido, com participação de dois PPG’s com conceito 7 da CAPES Não Distância física de um programa de pós- graduação capacitado 1

13 UFSM PPGEPro CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Passar para o conceito 4 da CAPES  Criar curso de doutorado  Aumentar a produtividade dos docentes, especialmente com a participação discente  Realizar um projeto PROCAD  Expandir o ingresso de discentes e aumentar o número de bolsas através de projetos  Complementar a infra-estrutura através de projetos de pesquisa PRINCIPAIS METAS - RESUMO

14 UFSM PPGEPro


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