A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas
Profª Juliane - 8º Ano E.F. Conteúdo – O corpo humano Seu funcionamento e suas transformações

2 Primeiro passo - apresentações
Quanto as aulas: * Power point (disponibilizado sempre no site do colégio); * Diálogos (aulas sempre com exposições e questionamentos); * Atividades diversificadas (sempre que possível – de acordo com a grade); * Atividades extras para auxiliar no aprendizado.

3 Segundo passo - responsabilidades
Quanto as atividades: * Devem ser entregues no prazo (há uma tolerância com desconto de valor); * As tarefas ajudam a compor os 2 pontos que serão somados na média; * As atividades extras contam 8 pontos em cada bimestre; * Os resumos e revisões do site deverão ser impressos com antecedência;

4 Terceiro passo – informações IMPORTANTES
Os resumos e revisões são roteiros de estudo, ou seja, as apostilas de teoria e atividade devem ser usadas sempre; Durante as aulas todos devem realizar anotações de dúvidas, ou ainda, para salientar pontos importantes; Todos os dias após as aulas de ciências o conteúdo deverá ser revisado. O conteúdo é extenso e exige muita atenção, estudo e dedicação.

5 Vamos ao que interessa: O CONTEÚDO
O CORPO HUMANO Como podemos explicar o funcionamento do corpo humano? O que é importante para nossa sobrevivência? Como explicar os mecanismos que nos permite crescer até a idade adulta? Para começar – estudaremos a origem da espécie humana; E duas perguntas importantes devem ser feitas: * Como o homem se transformou em homem? * De onde viemos?

6 Evidências evolutivas Fósseis
Fóssil: qualquer vestígio de um organismo vivo (folha, esqueleto, etc) de um período geológico passado, preservado em formações rochosas da crosta terrestre. (dicionário Sacconi). Processo de fossilização – condições favoráveis à preservação do cadáver ou do vestígio deixado por um organismo (rocha sedimentar). As substâncias orgânicas são substituídas por minerais.

7 Evidências evolutivas Anatomia comparada
Analogia: semelhança por apresentarem a mesma função. Não utilizamos para estabelecer parentesco evolutivo, são portanto uma evolução convergente.

8 Evidências evolutivas Anatomia comparada
Homologia: são estruturas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum. São utilizadas para estabelecer parentesco evolutivo, são portanto, uma irradiação adaptativa

9 Evidências evolutivas Embriologia comparada
O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvol-vimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem características indivi-dualizantes e as seme-lhanças diminuem.


Carregar ppt "CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google