A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
EMEF José do Patrocínio Projeto: “Imprensa Jovem na Escola” PROJETO VINCULADO AO “PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO” (Portaria nº 5.792, de dezembro de 2009) Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012

2 “Considera-se educomunicação a interrelação entre processos e tecnologias da informação e da comunicação e as demais áreas do conhecimento e da vida social, ampliando as habilidades e competências e envolvendo diversas linguagens e formas de expressão para a construção da cidadania” (art.2º do Decreto /05) 

3 Justificativa: Considerando: - O disposto na Portaria nº 5792/09
– Promover o protagonismo juvenil por meio das tecnologias da informação e da comunicação; – Contribuir para o desenvolvimento da competência leitora e escritora e das expressões comunicativas dos alunos; – Possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa; – Contribuir para a integração entre professores, alunos e comunidade.

4 Objetivos: - Implementar uma estrutura de comunicação através de rádio e dar continuidade ao blog e jornal mural com a finalidade de divulgação dos propósitos pedagógicos dos mesmos; - Obter e divulgar noções básicas de rádio, blog e jornal mural; - Possibilitar o uso da linguagem jornalística no processo de ensino escolar; - Desenvolver o espírito crítico e incentivar o protagonismo dos alunos através da tecnologia da informação e comunicação, o aluno como protagonista e autor dos projetos; Criar e fortalecer ecossistemas comunicativos; Formar cidadão consciente do papel da comunicação e da liberdade responsável de expressão; - Promover trabalho em equipe, melhorando o relacionamento entre os estudantes. - Trabalhar preferencialmente o tema “Sustentabilidade na escola” articulando-o com o Projeto Pedagógico da U.E

5 Público Alvo: O projeto pretende ter a participação dos alunos de 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

6 Metodologia: - Aulas teóricas com pesquisa sobre comunicação;
- Aulas práticas; - Continuidade do jornal mural da EMEF José do Patrocínio (Jornal do Patroka) para circulação interna (num primeiro momento) e externa (posteriormente); - Continuidade do blog da EMEF José do Patrocínio (Blog do Patroka) com a inclusão de link para a divulgação dos programas radiofônicos em formato podcast; - Cobertura dos eventos promovidos pela Unidade e eventos externos quando possível; - Entrevistas com professores, líderes comunitários, artistas locais, dentre outros, para produção dos programas; - Seleção de repertório musical pelos alunos e professores; - Registros fotográficos e sonoro-musicais para construção dos programas de rádio, vídeos e postagens; - Articulação com os demais projetos da Unidade, como Xadrez, bem como com os professores das diferentes áreas de conhecimento, visando construir uma comunidade integrada e dialógica.

7 Equipe Responsável: POIE: Ana Paula Pires Trindade
Coordenação Pedagógica: Ana Lúcia Coelho / Amanda Lana Direção: Maria Elena Pansa

8 Cronograma: * 2012 JUNHO JULHO AGO SET OUT NOV DEZ
I.Pesquisa preliminar * II. Elaboração do projeto (1ª versão) Recesso Escolar III. Apresentação e discussão IV. Composição da equipe principal V. Organização do grupo VI. Formação preliminar (oficinas) VII. Montagem da rádio escola VIII. Atividades da radio escola IX. Avaliações

9 Recursos Materiais: - Computador com drive de reprodução, gravador de CD/DVD e Microsoft Office ; - Softwares Audacity (Editor de Áudio); - ZaraRadio (Programador de rádio); - Caixas acústicas; - Cd player ou DVD player ; - Celular (opcional); - Câmera fotográfica Digital e filmadora; -Acesso à Internet.

10 Avaliação: Serão Avaliados: o desempenho leitor e escritor dos alunos, o desenvolvimento do processo de autoria, o uso responsável da autonomia e a comunicação interpessoal da escola.


Carregar ppt "Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google