A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEMOGLOBINA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEMOGLOBINA."— Transcrição da apresentação:

1 HEMOGLOBINA

2 O QUE É?? Heteroproteína (proteína complexa) do encontradas no sangue dos animais superiores, mostrando-se como um pigmento vermelho em cuja estrutura molecular se distingue uma parte estritamente protéica, a globina, e uma parte não protéica, o grupo prostético, representado por um radical heme, formado por 4 núcleos de ferriporfirina.

3 QUAL A FUNÇÃO DA HEMOGLOBINA?
A hemoglobina, além de transportar oxigênio, exerce, portanto, um poderoso efeito tampão, impedindo que os íons H+ possam alterar o pH do sangue, com conseqüências danosas para o organismo. Deste modo, embora haja grande produção de CO2 pelos tecidos, a presença da hemoglobina restringe as variações de pH a apenas centésimos de unidades, mantendo o sangue e os tecidos em meio notavelmente constante. CO H H2CO H HCO3 ANIDRASE CARBÔNICA

4 QUAIS SÃO OS TIPOS DE HEMOGLOBINA?
HbA – Principal hemoglobina dos adultos. HbF – Hemoglobina fetal. Tem maior afinidade por O2, o que a difere da HbA. Embrionária: Gower 1 (ξ2ε2) Gower 2 (α2ε2) Hemoglobina de Portland (ξ2γ2) Fetal: Hemoglobin F (α2γ2) Adultos: Hemoglobin A (α2β2) - O tipo mais comum. Hemaglobin A2 (α2δ2) - cadeias δ são sintetizadas no último trimestre após o parto, seu nível normal é de aproximadamente 2.5% Hemoglobin F (α2γ2) - No adultos a Hemoglobina F é restrita a uma população de células vermelhas (hemácias) chamadas células F.

5 Hemoglobina normal do adulto
Mais de 90% da hemoglobina normal de um adulto é chamada de Hb A. Um adicional de aproximadamente 5% de hemoglobina é de Hb A glicosilada, que é a hemoglobina A à qual moléculas de açúcar se ligaram lenta, mas irreversivelmente durante a vida de 120 dias do eritrócito circulante.

6 Observação: Podem surgir novos tipos de Hb devido mutações causando as chamadas Hemoglobinopatias (substituição de um único aminoácido). Ex: HbM – Meta-hemoglobina. É uma forma de Hb que contém o ferro do grupo heme no estado férrico (Fe 3+) que não se liga ao oxigênio. Pacientes portadores de HbM são geralmente cianóticos, ou seja, a pele e as mucosas exibem uma cor azulada.

7

8

9 A falta o que ocasiona? Anemia é um sintoma-sinal originado por vários distúrbios orgânicos subjacentes. Não é, portanto, uma doença em si, mas consequência de alterações que comprometem o binômio hemácia-hemoglobina. De modo simplificado, pode-se dizer que em qualquer tipo de anemia existe déficit de hemoglobina e/ou de hemácias circulantes.

10 Onde é formada? A Hb é formada na medula óssea vermelha, pois se trata de um dos componentes principais das hemácias.

11 ESTRUTURA DA Hb A hemoglobina é o transportador de oxigênio em hemácias de vertebrados. Sua molécula é um tetrâmero e cada subunidade compõem-se de uma cadeia polipeptídica, a globina, e um grupo prostético, o heme, um pigmento contendo ferro que se combina com o oxigênio e confere à molécula sua capacidade de transportar oxigênio.

12 Como funciona? Atua intensamente no transporte de gases respiratórios. O oxigênio se combina com o radical heme, em ligação instável, surgindo a oxiemoglobina. O CO2 se combina com a globina, do que resulta a carboemoglobina. A oxiemoglobina desprende o oxigênio ao nível dos tecidos. A carboemoglobina desprende CO2 ao nível dos alvéolos pulmonares. A combinação desses gases com a hemoglobina e o seu desprendimento se processam em função das diferenças de pressão parcial dos mesmos no sangue, nos tecidos e no ar alveolar. O monóxido de carbono (CO), quando inspirado, se liga por ligação estável à molécula de hemoglobina, inutilizando-a irreversivelmente. Nesse caso, o produto formado é a carboxiemoglobina.

13 OBSERVAÇÕES Na prática, contudo, mais de 90% das anemias têm como origem a deficiência de ferro. A taxa de prevalência anual situa-se entre 1-6/1000 para homens e /1000 para mulheres. As mulheres são alvo maior de anemia, geralmente entre os 20 e 50 anos, por deficiência de ferro, seja por ingestão deficiente, perda excessiva (menstruação) ou aumento de demanda (gestação).

14 HEMOGRAMA VCM (Volume Corpuscular Médio): é o índice que ajuda na observação do tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia: se pequenas são consideradas microcíticas < 80fl, para adultos), se grandes consideradas macrocíticas (> 96fl, para adultos) e se são normais, normocíticas ( fl). Anisocitose: é denominação que se dá quando há alteração no tamanho das hemácias. As anemais microcíticas mais comuns são a ferropriva e as síndromes talassêmicas. As anemias macrocíticas mais comuns são as anemia megaloblástica e perniciosa. O resultado do VCM é dado em fentolitro.

15 HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): é o peso da hemoglobina na hémácia. Seu resultado é dado em picogramas. CHCM (Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média): é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. O intervalo normal é de g/dl. Como a coloração da hemácia depende da quantidade de hemoglobina elas são chamadas de: hipocrômicas (< 32), hipercrômicas (> 36) e hemácias normocrômicas (no intervalo de normalidade). É importante observar que na esferocitose o CHCM geralmente é elevado.

16 RDW (Red Cell Distribution Width): é um índice que indica a anisocitose (variação de tamanho), sendo o normal de 11 a 14%, representando a percentagem de variação dos volumes obtidos. Nem todos os laboratórios fornecem o seu resultado no hemograma. Normalmente realiza-se uma análise estatística em testes realizados em um grande grupo de indivíduos normais para se chegar aos límites estabalecidos para hemoglobina, hematócrito e número de hemácias, isto quer dizer que cada região possui um límite de normalidade.

17 ANEMIA Diz-se haver anemia (do grego, an = privação, haima = sangue) quando a concentração da hemoglobina sanguínea diminui aquém de níveis arbitrados pela Organização Mundial de Saúde em: 13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres, e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

18 Em ambos os sexos, a incidência de anemia aumenta a partir de 60 anos, e ainda por deficiência de ferro. Nesses casos, embora a carência de ingestão ainda se faça presente, os sangramentos inaparentes (trato gastrointestinal principalmente) devidos a neoplasias e drogas (aspirina, anti-inflamatórios), assumem importante papel na origem da anemia. Situação nem sempre fácil de diferenciação é a anemia na infância: "fisiológica" ou "não-fisiológica". Investigação e acompanhamento cuidadosos são essenciais para identificar o problema.

19

20 Tipos de anemia As anemias mais freqüentes e/ou de particular importância tanto médica quanto social são: Anemia da carência de ferro (anemia ferropênica) Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico Anemia das doenças crônicas Anemias por defeitos genéticos:- anemia de células falciformes- talassemias- esferocitose- deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (favismo) Anemias por agressão periférica aos eritrócitos:- malária- anemias hemolíticas imunológicas- anemia por fragmentação dos eritrócito Anemias decorrentes de doenças da medula óssea:- anemia aplástica- leucemias e tumores na medula

21 Eritrocitose O aumento de glóbulos vermelhos no sangue geralmente se dá por uma adaptação fisiológica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de glóbulos vermelhos favorece o transporte de oxigênio pelo sangue, seu uso melhora a performance de atletas, principalmente em esportes que necessitem muita resistência. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentração de oxigênio estimula a produção natural de EPO (Eritropoietina, hormônio que aumenta o número de GV e da capacidade muscular)e ao retornar às baixas altitudes, seu corpo está mais preparado e sua resistência está maior.


Carregar ppt "HEMOGLOBINA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google