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MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Prof. Alceu Cruz
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MKT PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Competência 8 – Analisar o estilo do negociador reconhecendo os vários tipos e suas atitudes Competência 9 – Constatar as necessidades do outro negociador reconhecendo as diferenças nos seus comportamentos
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Elementos Essenciais Tempo Informação Poder
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Tempo Lei de Paretto(Vilfredo Pareto):
“20% do que você faz produz 80% dos resultados; inversamente, 80% do que você faz produz 20% dos resultados .”
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Tempo - Dicas Seja paciente
Se for melhor negociar rapidamente, venda a idéia para a contraparte Prazos podem ser mudados ou eliminados Negocie devagar e com perseverança
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Informação O lado mais informado terá melhor resultado
Negociação é um processo Prepare-se com antecedência: A contraparte omitirá informações durante a negociação
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Como obter informação Com qualquer um que tenha algum conhecimento relevante Fontes de pesquisa Amigos Inimigos Com a contraparte
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Informação “Tenha uma definição clara de seus objetivos ao iniciar uma negociação.”
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Poder Habilidade de influênciar pessoas ou situações
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Habilidades de Questionamento
Como descobrir as necessidades de sua contraparte Você precisa conhecer sua contraparte Necessidades Desejos Objetivos Motivações Verdadeiras Intenções SEJA UM DETETIVE!
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Detalhes... Preste atenção na contraparte em:
Atos Palavras Reações Maneirismos e Gestos Eles indicam o que a contraparte realmente pensa
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COMO questionar Decisões necessárias: Que perguntas fazer
Que palavras usar Quando fazer as perguntas
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Por que as pessoas fazem perguntas?
Obter informações Confirmar o entendimento e o nível de interesse Determinar o estilo comportamental da contraparte Aumentar a participação na contraparte Fornecer informação
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Por que as pessoas fazem perguntas?
Levar alguém a refletir Trazer novamente o assunto para o centro da atenção Buscar pontos de acordo Reduzir a tensão Proporcionar estímulos positivos.
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Tipos de pergunta Fechadas e restritivas Abertas e expansivas
Boas para direcionar o rumo da conversa Abertas e expansivas Obter informações e conhecer mais a contraparte
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Dicas para questionamento
Faça um plano de perguntas Conheça sua contraparte Vá do mais genérico ao mais específico Espere a ocasião adequada Elabore as perguntas utilizando as respostas anteriores Peça permissão para fazer a pergunta
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Capacidade de ouvir Os melhores negociadores são geralmente os melhores ouvintes É preciso entender as intensões através dos atos de comunicação da contraparte Um ouvinte real retém 50% de uma conversa E menos de 25% após 48h
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Armadilhas para a arte de ouvir
Achar que persuadir significa falar Pensar na próxima pergunta enquanto a contraparte responde a anterior Filtrar o que não queremos ouvir
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Técnicas para ouvir Atenção Interação
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Técnicas de atenção Esteja motivado para ouvir
Se for para falar, faça perguntas Esteja alerta para pistas não-verbais Deixe a contraparte contar sua história Não interrompa sua contraparte enquanto ela estiver falando Evite distrações
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Técnicas de atenção Não confie na sua memória
Ouça tendo um objetivo em mente Não divida a atenção dada à contraparte Reaja a mensagem não à pessoa Não fique zangado Lembre-se: é impossível falar e prestar atenção ao mesmo tempo
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Técnicas de interação Esclarecimento Verificação Reflexão
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Comunicação Transmissão de Comunicados
Fonte: Pesquisadores de Comunicação Não-verbal
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Princípio da concorrência
A concorrência força o negociador a justificar tudo e até ceder mais do que havia planejado. Exemplo: Cliente: “O seu preço é R$ 100,00 maior do que a da sua concorrência.” Como reagir: Defenda seu produto ou serviços com base nas suas qualidades, ressaltando suas vantagens em relação à concorrência.
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Princípio do salame Ninguém consegue comer um salame inteiro de uma só vez! É necessário dividi-lo em pequenos pedaços. Exemplo: Pergunte ao vendedor se ele lhe daria um desconto se você comprasse o produto à vista. Em seguida, tente convencê-lo a reduzir o preço se você comprar o produto da vitrine.
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Princípio do salame Como reagir:
Você pode demonstrar a pessoa que você já realizou diversas concessões ou simplesmente utilizar à mesma técnica.
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Princípio da dissimulação
Faça com que as pessoas pensem que você não consegue resolver as coisas sozinho. Exemplo: Procure demonstrar pouco conhecimento sobre o assunto. Cliente: “Nunca comprei um carro ...”
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Princípio da dissimulação
Como reagir: Mantenha sempre a guarda levantada É devastador ajudar uma pessoa esperta e lhe prejudicar.
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Transmissão de sentimentos
Fonte: Universidade da Califórnia
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Estágios da Comunicação Não-Verbal
Conhecimento da contraparte Conhecimento de si próprio Gerenciamento de si e dos outros através da comunicação não-verbal
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