A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004"— Transcrição da apresentação:

1 Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – CASA CIVIL – EGAP/FUNDAP Programa Avançado em Gestão Pública Contemporânea GESTÃO DO CONHECIMENTO Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004

2 Gestão do Conhecimento
ROTEIRO: Contexto Gestão do Conhecimento Conceitos Básicos Espiral do Conhecimento Processos e Dimensões Métodos e Exemplos Considerações Finais

3 Gestão do Conhecimento
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu, A Arte da Guerra

4 Gestão do Conhecimento
Contexto: Ondas de Transformação Rev. Agrícola, Industrial, Informação e Conhecimento Eras Empresariais Produção, Eficiência, Qualidade, Competitividade e Conhecimento Fatores de Produção Terra, Capital e Trabalho; Métodos de Gerenciamento, Tecnologia e Conhecimento

5 Gestão do Conhecimento
Contexto: Modelos de Gestão Tradicionais: Adm. Científica, Burocrática, Relações Humanas Novos: Adm. Japonesa, Participativa, Empreendedora, Holística Emergentes: Virtuais, Conhecimento

6 Gestão do Conhecimento
Contexto: Aceleração das mudanças e do volume de informações disponíveis Novos modelos de gestão Orientação ao cliente Estilo participativo de gestão Conhecimento como principal ativo

7 Gestão do Conhecimento
Conceitos Básicos: Dado, informação, conhecimento Conhecimento tácito e explícito Espiral do conhecimento Knowledge organizations Knowledge workers Knowledge management

8 Gestão do Conhecimento
Dado, informação, conhecimento Dado: descrição bruta e exata de coisas ou eventos; não possui relevância, propósito ou significado; é matéria-prima para a informação; Informação: dados processados, interpretados, contextualizados; material necessário para extrair ou produzir conhecimento (quem, o quê, quando, onde)

9 Gestão do Conhecimento
Dado, informação, conhecimento Conhecimento: Processo de compreensão e internalização de informações e da combinação destas para gerar novos conhecimentos; Competências para atingir um determinado propósito (como); Associado a ações que geram resultados;

10 Gestão do Conhecimento
Dado, informação, conhecimento Conhecimento: É explicitado pelo conjunto de práticas, modos de fazer, crenças e valores; Informação transformada por meio do uso da razão da reflexão, em crenças, explicações e modelos mentais que antecedem a ação; Capacidade de agir, intelectual ou fisicamente

11 Gestão do Conhecimento
Conhecimento Tácito não codificado; pessoal e intuitivo; experiências e habilidades; difícil de ser articulado e transmitido Conhecimento Explícito codificado; de propriedade das organizações; possui valor de mercado e que pode ser comercializado

12 Gestão do Conhecimento
processo de produção, processamento, compartilhamento, integração e uso de conhecimentos; criação, coleta, organização, difusão e uso do conhecimento essencial/vital à organização; gestão das pessoas e da infra-estrutura para a transformação de novos conhecimentos em vantagens estratégicas; gestão de pessoas, tecnologias, foco externo e gestão de desempenho

13 Gestão do Conhecimento
“A Gestão do Conhecimento é uma coleção de processos que governa a identificação, a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização” Prusak & Davenport

14 Gestão do Conhecimento
Criação Ciclo da Gestão do Conhecimento Compartilhamento Utilização / Aplicação

15 Gestão do Conhecimento
Espiral do Conhecimento (Nonaka & Takeuchi): Socialização Compartilhamento de experiências Externalização Conversão do conhecimento tácito em explícito (conceitual) Combinação Sistematização dos conhecimentos Internalização Incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito (operacional)

16 Gestão do Conhecimento
Dimensão Epistemológica Combinação Conhecimento Explícito Externalização Socialização Conhecimento Tácito Dimensão Ontológica Internalização Individual Grupo Organização Interorganização Nível do Conhecimento

17 Gestão do Conhecimento
Ambiente de Tecnologia da Informação Decisão Comunicação Dados Informação Conhecimento Inovação

18 Gestão do Conhecimento
Conceitos: Knowledge/Learning organizations: An organization which is structured in such a way that the rate of learning and competence building is enhanced. (Senge) Knowledge workers: Those who do not engage in the output of physical products. (OECD) Knowledge management: The production, mediation, and use of knowledge…. the management of intellectual capital. (OECD)

19 Gestão do Conhecimento
Processo de KM: Gestão de Competências Gestão do Capital Intelectual Aprendizagem Organizacional Inteligência Empresarial Educação Corporativa

20 Gestão do Conhecimento
Processo de KM: Gestão de Competências conhecimentos, habilidades, experiências, valores, atitudes, relacionamentos => capacitação permanente & resultados Gestão do Capital Intelectual: ativos intangíveis relacionados ao conhecimento que a organização tem sobre os seus processo e que aumentam o seu valor de mercado para além do valor mensurado pela contabilidade

21 Gestão do Conhecimento
Processo de KM: Gestão do Capital Intelectual Capital Estrutural: manuais, sistemas, processos, estruturas, marcas e patentes Capital Humano: conhecimentos, habilidades e experiências do corpo funcional Capital de Relacionamento: clientes e fornecedores

22 Gestão do Conhecimento
Processo de KM: Aprendizagem Organizacional processo contínuo de aprender com os erros; detectação e corrição de erros; pensamento sistêmico; visão compartilhada; aprendizagem em grupo; inovação Educação Corporativa desenvolvimento de competências vinculado às necessidades estratégicas da organização; “learning by doing”; responsabilidade do nível gerencial

23 Gestão do Conhecimento
Processo de KM: Inteligência Empresarial processo de coleta e análise de informações sobre as atividades do mercado e as tendências dos negócios, que auxiliem no processo de tomada de decisão estratégica, a fim de alcançar os objetivos da organização

24 Gestão do Conhecimento
Dimensões da GCO (Terra): Orientação estratégica Estrutura organizacional Sistemas de informação Aprendizado contínuo Recursos humanos Cultura organizacional

25 Gestão do Conhecimento
Orientação Estratégica da GCO: Modernização administrativa Competitividade e desenvolvimento Inovação como rotina

26 Gestão do Conhecimento
Formas de Gestão do Conhecimento: Memória organizacional (Portal) Comunidades de prática CRM Inteligência competitiva Universidade corporativa Gestão por competências Melhores práticas / Lições aprendidas Mentoring & Coaching

27 Gestão do Conhecimento
Organizações públicas e GCO: Banco do Brasil Banco Central Petrobrás Embrapa Serpro Caixa MCT MPOG

28 Gestão do Conhecimento
OBRIGADO!... Espartaco Madureira Coelho (61)


Carregar ppt "Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google