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Sistema de créditos europeu: o ECTS

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Apresentação em tema: "Sistema de créditos europeu: o ECTS"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de créditos europeu: o ECTS
Universidade de São Paulo A USP e a internacionalização da formação universitária 10 de Novembro de 2004 Sistema de créditos europeu: o ECTS Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa

2 Tópicos Introdução Princípios do sistema ECTS
Gestão da carga de trabalho Resultados de aprendizagem Classificação na escala ECTS ECTS e aprendizagem ao longo da vida Suplemento ao Diploma Sistema de créditos europeu: o ECTS

3 Introdução ECTS significa European Credit Transfer System;
O sistema foi desenvolvido para os estudantes em mobilidade no quadro dos programas europeus (em 1989); No quadro do Processo de Bolonha, pretende-se aplicar o ECTS também como sistema de acumulação de créditos. Sistema de créditos europeu: o ECTS

4 Princípios O sistema ECTS baseia-se na carga de trabalho necessária para um estudante “médio” atingir com sucesso os objectivos de aprendizagem; A carga de trabalho corresponde ao somatório do número de horas de aulas, estudo individual, trabalhos, projectos, exames, etc.; Sistema de créditos europeu: o ECTS

5 Princípios 1 ano curricular “normal” a tempo inteiro corresponde a 60 unidades de crédito ECTS; A carga de trabalho total de um ano curricular “normal” situa-se entre 1500 e 1800 horas; 1 unidade de crédito corresponde a 25 a 30 horas de trabalho do estudante; Sistema de créditos europeu: o ECTS

6 Princípios O número de unidades de crédito de cada unidade curricular (módulo, disciplina, monografia, projecto, estágio, etc.): Traduz a carga de trabalho para atingir os objectivos de aprendizagem correspondentes; Não traduz o número de horas de contacto; Não traduz a importância da unidade curricular no plano de estudos. Sistema de créditos europeu: o ECTS

7 Princípios O número unidades de crédito de uma mesma unidade curricular oferecida em cursos diferentes é o mesmo; O sistema ECTS pode ser aplicado à graduação, pós-graduação (incluindo trabalho de tese) e a outras formações; Excepcionalmente, para cargas de trabalho anuais muito superiores a 1500/1800 horas podem corresponder mais de 60 unidades ECTS: 52 semanas de trabalho (sem férias)  75 u. ECTS. Sistema de créditos europeu: o ECTS

8 Princípios O sistema ECTS parte dos seguintes pressupostos:
O ritmo e a eficácia das aprendizagens são substancialmente idênticos nas diferentes instituições e cursos; A avaliação tem um nível idêntico na exigência de cumprimento dos objectivos (mínimos); Os mesmos resultados podem ser obtidos usando pedagogias/metodologias diferentes. Sistema de créditos europeu: o ECTS

9 Princípios Em conclusão, o sistema ECTS:
É uma medida da carga de trabalho; Não é um aferidor do nível da formação; Não assegura a coerência da formação; A coerência da formação final é da responsabilidade da instituição que confere o grau de ensino superior. Sistema de créditos europeu: o ECTS

10 Gestão da carga de trabalho
Abordagens de atribuição de créditos: Atribuição de créditos a um curso pré-definido (ou pré-existente e que não se pretende alterar); Concepção integrada do curso, tendo em conta a atribuição de créditos. Sistema de créditos europeu: o ECTS

11 Gestão da carga de trabalho (curso pré-definido)
Estimativa da carga de trabalho de cada unidade curricular pelos docentes Carga total do ano / semestre Divisão dos 60 / 30 créditos pelas unidades curriculares Programa /objectivos das unidades curriculares Coordenação do curso Avaliação da carga de trabalho pelos estudantes Funcionamento Sistema de créditos europeu: o ECTS

12 Gestão da carga de trabalho (curso pré-definido)
Semestre Carga de trabalho (horas) Créditos Disciplina Estimativa do docente Inquérito aos alunos Docentes Alunos A 174 200 6,1 4,5 B 156 300 5,5 6,8 C 228 250 8,0 5,6 D E 124 280 4,3 6,3 TOTAL 856 1330 30 Sistema de créditos europeu: o ECTS

13 Gestão da carga de trabalho (concepção integrada)
Sistema modularizado: cada unidade curricular tem um mesmo número de unidades de crédito (ou múltiplo); créditos horas objectivos Flexibilidade na gestão de unidades curriculares servindo vários cursos. Sistema de créditos europeu: o ECTS

14 Gestão da carga de trabalho (concepção integrada)
Sistema não-modularizado: cada unidade curricular pode ter um número de unidades de crédito diferente (somando 60/ano); horas objectivos créditos Flexibilidade na definição das unidades curriculares. Sistema de créditos europeu: o ECTS

15 Gestão da carga de trabalho (concepção modular)
Verificação Disciplina Créditos Horas Inquérito aos alunos Diferença (%) A 6 170 150 -11,76% B 300 76,47% C 200 17,65% D 250 47,06% E 350 105,88% TOTAL 30 850 1250 Sistema de créditos europeu: o ECTS

16 Resultados de aprendizagem
Objectivos (ou resultados) de aprendizagem: Conhecimentos (e compreensão); Competências (práticas e transversais); Capacidades (intelectuais); Organização curricular = processo: Unidades curriculares / programa; Pedagogias; Avaliação. Sistema de créditos europeu: o ECTS

17 Classificação na escala ECTS
Escala baseada em percentis: Classificação Percentil/Observações A 10 B 25 C 30 D E FX Requer trabalho adicional F Requer muito mais trabalho Informação adicional: % de não aprovados Sistema de créditos europeu: o ECTS

18 Classificação na escala ECTS
Conversão de outras escalas: Mais diferenciada, adaptação aos percentis; Menos diferenciada, se necessário transformar em aprovado/não aprovado; Base estatística para os percentis:  30 aprovados: Na unidade curricular e ano lectivo; ou Na unidade curricular ao longo de vários anos; ou Em várias unidades curriculares de nível semelhante. Sistema de créditos europeu: o ECTS

19 Classificação na escala ECTS
Em conclusão, na escala ECTS: A classificação obtida não depende apenas do desempenho individual, mas da coorte; Uma dada classificação numa mesma unidade curricular (mesmos objectivos) de diferentes instituições se: As coortes fossem homogéneas; O nível de não aprovados fosse o mesmo (exigência mínima). Sistema de créditos europeu: o ECTS

20 ECTS e aprendizagem ao longo da vida
A definição de objectivos de aprendizagem favorece a validação de adquiridos não formais ou informais; Créditos: comparação entre os conheci-mentos, competências e capacidades indi-viduais e os objectivos de aprendizagem; Papel/atitude das instituições: Apoio na explicitação dos adquiridos; Flexibilidade na apreciação e creditação. Sistema de créditos europeu: o ECTS

21 Suplemento ao Diploma Acompanha o Diploma (a partir de 2005 em todos os países do EEES): Identificação do diplomado; Grau e instituição que o concedeu; Nível do grau (inserção no sistema nacional); Conteúdo da formação e resultados obtidos; Efeitos académicos e profissionais; Informação adicional; Certificação do suplemento; Sistema de ensino superior nacional. Sistema de créditos europeu: o ECTS

22 Exercício de compatibilização de créditos
Anexo Exercício de compatibilização de créditos Sistema de créditos europeu: o ECTS

23 Atribuição de créditos a vários cursos com disciplinas comuns
Horas* Horas Créditos A 170 6,0 6,8 6,4 B 150 5,3 C 230 8,1 9,2 D 175 6,2 6,6 E 125 4,4 F G 180 7,2 H 120 4,5 I 155 5,8 * estimativa inicial 850 30,0 750 800 Fazendo o cálculo do número de créditos de cada disciplina, com base no número de horas estimado e exigindo uma soma semestral de 30 unidades, às disciplinas A, C e G, partilhadas entre vários cursos, seria atribuído um número de créditos diferente consoante o curso. Sistema de créditos europeu: o ECTS

24 Atribuição de créditos a vários cursos com disciplinas comuns
Horas* Horas Créditos A 170 6,4 B 150 5,3 C 230 8,7 D 175 6,2 6,6 E 125 4,4 F 6,8 G 180 7,0 H 120 4,5 I 155 5,8 * estimativa inicial 850 31,0 750 28,9 800 30,3 Igualando o número de créditos das disciplinas comuns a vários cursos, e corrigindo a distribuição de horas, o total de créditos semestral seria diferente de 30. Sistema de créditos europeu: o ECTS

25 Atribuição de créditos a vários cursos com disciplinas comuns
Horas* Horas Créditos A 170 173 6,5 B 150 133 5,0 C 230 227 8,5 D 175 160 6,0 E 125 107 4,0 F 213 8,0 G 180 187 7,0 H 120 4,5 I 155 147 5,5 * estimativa inicial 800 30,0 Fixando o número de horas de trabalho semestral dos estudantes, o número de créditos das disciplinas partilhadas vem igual. Ter-se-á de assegurar que o trabalho pedido aos estudantes corresponde ao número de horas de trabalho que daqui resulta. Sistema de créditos europeu: o ECTS

26 Sistema de créditos europeu: o ECTS
Universidade de São Paulo A USP e a internacionalização da formação universitária 10 de Novembro de 2004 Sistema de créditos europeu: o ECTS Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa


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